terça-feira, 9 de junho de 2009

Bebés, Vietnamitas e Fukinenses


1) Foi detectado a tempo um caso de troca de bebés no Centro Hospital Conde S. Januário (CHCSJ). Os dados de dois recém-nascidos não correspondiam aos registados nos documentos. Um caso bastante grave que podia ter tido consequências geneticamente desastrosas, só que ao que parece, a culpa não vai morrer solteira. O erro foi aparentemente de um funcionário, que terá colocado erradamente as etiquetas nos bebés, e já foi aberto um processo de averiguação disciplinar interna. O CHCSJ já pediu desculpas aos pais dos bebés pelo sucedido, mas o funcionário vai perder muitas noites de sono, provavelmente.

2) Duas cidadãs vietnamitas na berlinda. A primeira, uma jovem de 22 anos, saltou ontem da passagem aérea perto do terminal de jetfoil para dentro do reservatório, no que se pensou inicialmente ser uma tentativa de suicídio. Mas afinal a jovem "mergulhou" para procurar uma prenda que o seu namorado lhe tinha oferecido. A jovem chegou mesmo a resistir às tentativas de salvamento, tão empenhada que estava em recuperar o regalo. Outra cidadã vietnamita, esta uma idosa de 75 anos, foi detida por tráfico de estupefacientes, a maior detenção do tipo efectuada este ano em Macau. A idosa confessou ser esta a segunda vez que transportava droga para o território. Uma prova de que os traficantes estão cada vez mais engenhosos.

3) Chan Meng Kam e Ung Choi Kun, os dois deputados da Associação dos Cidadãos Unidos de Macau (ACUM), conotada com os cidadãos originários da província de Fujian, vão apresentar apenas uma lista às eleições de 20 de Setembro à Assembleia Legislativa. A ACUM obteve 20 mil votos nas eleições de 2005, a maioria na zona norte da cidade, onde reside uma grande parte da população com menos recursos, e especulou-se que poderiam concorrer em listas separadas de forma a aumentar a possibilidade de eleger mais um deputado. Só que os homens de Fujian preferem não arriscar, e é quase certo que se mantenham ambos na AL depois das eleições. O Novo Macau Democrático (NMD) já anunciou que vai concorrer com duas listas separadas. Enquanto uns conhecem bem o seu eleitorado e definem uma estratégia com fortes possibilidades de resultar, outros acham que é mais difícil explicar aos seus eleitores como funciona a estratégia do desdobramento. Sintomático.

Sem comentários: