sábado, 18 de abril de 2015

Vai-te f..., Ricky Gervais


A polémica conta-se como tantas outras parecidas, e mais uma vez a espécie humana demonstra o seu ar vil e pérfido, lançando-se sobre ela mesma com um comportamento que só se pode descrever de "troglodita". O humorista britânico Ricky Gervais, celebrizado pela série "The Office" e conhecido amante da natureza e amigo dos animais, publicou na sua conta do Twitter esta imagem, acompanhada por um comentário onde pergunta: "O que é te aconteceu na vida para quereres matar um lindo animal e depois deitares-te ao lado dele a sorrir?". Para quem, como eu, não é seguidor de Ricky Gervais, e nem tem sequer conta no Twitter, isto parece mais um daqueles comentários como muitos outros que se publicam em várias redes sociais, sempre com esta causa como bandeira, e a personagem na fotografia mais uma daquelas que não tem a noção do ridículo e nem imagina ao que se está a expor. Mas aqui neste caso em particular nem Gervais é completamente inocente - antes pelo contrário - nem a caçadora é uma simples anónima. Ela dispara contra uma girafa, ele dispara contra ela, e segue-se um tiroteio de quem são ambos vítimas: ela como o alvo preferencial, e ele por ricochete. Aliás permitam-me um pequeno aparte antes de continuar: o Ricky Gervais foi neste caso em particular um incendiário filho da puta. Não sei se é por hábito, mas aqui com toda a certeza foi.


A "jovem" que aparece na imagem ao lado de uma girafa aparentemente morta não é nenhuma desconhecida, e nem sequer uma jovem: é Rebecca Francis, uma personalidade mais ou menos conhecida nos Estados Unidos, onde venceu uma espécie de "reality show" de caça grossa - que não me recordo de ter sido tão criticado assim, ou gerado tanta controvérsia - e nem sequer é uma jovem: é já avó de cinco netos e encontra-se bastante bem conservada, apesar das imagens serem datadas de 2010 - incluindo aquela que Gervais publicou. E para que foi o humorista inglês publicar uma imagem com cinco anos esta semana na rede do Twitter?


Não sei mas tenho uma teoria, só que primeiro vamos olhar para esta reacção dos seguidores de Gervais no Twitter. Publiquei duas apenas mas posso garantir que ali existem centenas de outras iguais ou piores - parece que até havia um concurso para o comentário odioso mais original e tudo. Na mensagem em cima vemos uma fulana que diz que deseja que a Rebecca Francis "leve troco" e de seguida diz-lhe para "rezar para não se cruzar com ela". Ui que medo. Em baixo temos um outro ou outra que deseja uma morte lenta e horrível à caçadora. Se neste último caso ser idiota é uma opção, no primeiro há matéria para acusação do crime de ameaça - meus amigos isto é uma ameaça, não é engraçado nem é mesma coisa que mandar alguém a tal sítio: é ameaça. Se em vez de "Rebecca Francis" estivesse ali escrito o meu nome, poderia facilmente pegar naquela imagem como prova, levá-la à polícia e apresentar queixa. Está bem, pode ser que a distância e as jurisdições sejam diferentes, há tudo isso a ter a conta, mas acham mesmo que quem escreve estas coisas ou pensa assim tem "em conta" alguma coisa? Podia até ser alguém que vive na mesma rua, já pensaram? 


Rebecca Francis não terá gostado mesmo nada de ver o seu nome envolvido neste barulho, com insultos e ameaças à mistura, e respondeu numa missiva onde se dizia "caçadora orgulhosa e confessa", alega que "os caçadores contribuem para o equilíbrio dos ecossistemas", e explicou ainda o incidente com a girafa. OK, explicou, a explicação é uma merda, mas nem precisava de explicar: não fez nada de ilegal, mas que porra. A justificação tosca que dá para o seu "hobby" (adoro ver quando estas pessoas julgam que conseguem alterar ou contribuir com qualquer coisa para um "ecossistema" com as suas acções individuais) é risível, ela provavelmente como pessoa é desagradável, exalta-se na defesa dos seus valores erróneos, mas não obriga ninguém a gostar dela ou a convidá-la para o chá das cinco, portanto aqui vão chatear outro. Ou outros, e reparem na página acima, da HuntingLife.com, que tem mais de 150 mil "likes". Aqui está um montão de gente para os defensores dos direitos dos animais escolherem para a altura em que ficarem sem travões na viatura e eles estiverem a atravessar. 


Mas parece que Ricky Gervais já fez a sua escolha. De milhares e milhares de gente que por alguma razão estranha acha que isto que vemos em cima é correcto, o humorista britânico preferiu embirrar com esta senhora. A caçadora explicou que matou a girafa "por convite dos responsáveis do parque, porque era um animal com uma certa idade", e que os nativos da região "estavam a aguardar a sua carne". Pronto, lá vão agora os defensores dos direitos dos animais desejar seca, fome, guerra e pestes para a África inteira por causa da girafa. Gervais recorre ao sarcasmo, pegando na explicação de Rebecca Francis e juntando-lhe mais duas fotografias com mais de 5 anos, escreve que "depois de matar a girafa por misericórdia e para alimentar os pobres, fez pudim com estes dois". Ah, ah, ah, ah...chega de "ahs". Eu queria que este tipo viesse para Macau e mandasse duas ou três destas larachas. Aposto que ao fim de quinze dias já tinha pessoas a virarem-lhe a cara na rua. E neste teria até alguma graça, não fosse o rastilho para uma sequência de ainda mais insultos, ameaças e trinta por uma linha contra uma pessoa que tendo um "hobby" condenável não está a infringir nenhuma lei, e talvez, sei lá, tenha ela própria uma vida? Não anda por aí a matar le­ões, ursos e girafas de manhã à noite para "equilibrar o ecossistema"? E como respondem os seguidores de Gervais?


Ui, ui, olha para mim, olha para mim! Para a tipa que matou a girafa, vamos fazer com que a girafa lhe faça o mesmo, mas pior! Para as pessoas que comem ovos, os ovos pegam neles e fritam-nos também, e de seguida metem-nos de volta na casca, tiram de novo e fritam outra vez! Ena! Para cada acção sádica, outra ainda mais sádica, e para outras que NÃO são sádicas, um castigo sádico, porque não? Mas esperem, ao lado daquela montagem giríssima há outra, onde Deus, o tal que se revelou de forma diversa em ocasiões diferentes a profetas aleatórios que depois acabaram todos à porrada alegando que aquele Deus único que viram é melhor que o único dos outros, mesmo sendo o mesmo, o único (e assim defini a religião numa frase). Mas esperem lá, Deus diz que "uma girafa nunca caçaria um humano porque não é palerma"?  Esta deve ser uma nova revelação de Deus, pois aquele que eu conheço metia um casal de cada espécie numa arca e afogava o resto. Agora lamento informar-vos que "um casal de cada espécie" inclui a espécie humana, e é muito possível que não inclua vocês nem o Ricky Gervais, e aposto que iam ficar muitas mais girafas prejudicadas do que se Deus ficasse quieto. Aquelas pessoas que defendem os direitos dos animais desta forma tão "dedicada", ao ponto de chegarem a considerar a fome em África um "castigo divino" só porque um idiota qualquer cortou os pés a um cachorro na África do Sul (link aqui, para quem não acredita) ,deviam pedir ao Criador que intercedesse pelos animaizinhos nesses safaris onde a Rebecca e muitos outros caçam legalmente, e têm os animais à sua disposição. O rei de Espanha precisou de renunciar a favor do filho não tanto pelos casos de corrupção envolvendo a família real, mas porque caçou um elefante. Ora bolas, o rei deixou de caçar elefantes e deixou de ser rei, mas o sítio onde ele os caçava continua a existir, e aqueles que não forem caçados pelo rei, serão caçados por outro qualquer. Pois é, o rei "precisa de dar o exemplo", porque...porque os elefantes mortos por ele ficam "mais mortos" que os outros? Não vale a pena tentar entender essa lógica, peçam mas é ao vosso Deus que resolva isso, que Ele certamente vos atenderá e manda para os safaris fogo, brasas e lava, vão caçadores, vai elefantes vai tudo, e no fim tapa aquilo com enxofre, garantindo que ali de certeza que não se caça mais nada. Ou então mata de fome algumas crianças noutro país ali ao lado, para os outros "aprenderem a lição". 


Agora permitam-me que vos apresente o vosso "irmão malvado", ou "mais malvado", não sei: Ted Nugent, músico de rock e sobretudo caçador. Este rapaz, que como se pode ver é completamente passado dos carretos, é activista a favor do direito a porte de arma e de caça, e faz questão de deixar isso bem claro, quer com um número de assassinatos respeitável e uma sala com mais armamento que muitas esquadras de polícia de grandes cidades nos Estados Unidos. Conforme a peça que vai caçar, escolhe armas de fogo ou arco e flecha, em que é exímio. Já foi condenado por caçar ilegalmente, pagou a multa e ficou com pena suspensa,  foi a cara dos protestos contra uma lei que proibia o porte de armas de assalto, e envolve-se frequentemente em rixas com activistas, ambientalistas e afins, ficando célebre a sua frase "quem acha que os animais têm direitos merece uma flecha atravessada pelos pulmões". Chocados? Eu vejo os defensores dos animais a dizerem coisas muito piores. Claro que este tipo é chanfrado, nem discuto isso, mas queria ver se aparecesse à porta do Ricky Gervais, para ver se este não se borrava todo de medo. E arrisca-se a que aconteça mesmo, caso se meta com ele em vez de chatear a Rebecca Francis, e o Nugent não se inibe de ir lá conversar com quem ache "divertido" ameaça-lo ou assedia-lo de algum jeito. Ele não vos faz mal, mas "é maluco", não é? Possivelmente é o mesmo que a Rebecca Francis pensa de quem a ameaça, mas e se for ameaçada por um Ted Nugent, mas da outra parte?


E existem Ted Nugents do lado dos defensores dos direitos dos animais, e há muitos deles, organizados numa associação com tendências ultra-fascistas: a PETA. A sigla traduzida significa "Pessoas Pelo Tratamento Igualitário dos Animais", ou seja, o seu objectivo é que os animais sejam tratados da mesma forma que as pessoas. Fosse assim o mundo, e no filme "Escolha de Sofia" seria correcto que a personagem de Meryl Streep escolhesse um peru e mandasse os filhos para o forno crematório do campo de concentração nazi. "Estás maluco ou quê, Leocardo? Que disparate!". Não gostaram do exemplo? A PETA comparou as vacarias com os campos de concentração, e fala de um "Holocausto animal". Se comem bifes, e muitos de vocês comem, pensem nos filhinhos da judia quando meterem um naco na boca. Não pensem é que a PETA não vos cai em cima, pois para estes tipos não se pode insultar ou escrever insultos contra um animal (!) e até os cães-guia dos cegos são uma "violência". Já se sabia que o leite e os ovos são "roubados" às vacas e às galinhas, mas sabiam que se comem mel de abelhas ou usam a cera desses insectos, são escumalha e não merecem viver? E atenção quando comprarem cola ou cosméticos, produtos em que se usa gordura de animais, e garantam que não compram malas, sapatos e cintos de cabedal. Mesmo que optem por ser vegetarianos mas faltem em alguma destas outras coisas, a PETA encarrega-se de fazer de vocês cola, malas e sapatos, pois são uns "hipócritas". Ah sim, e não merecem viver, e mesmo que sigam as regras, deixam de viver a vossa vida na mesma, para viver de acordo com as normas da PETA, uns tipos que para ilustrarem a matança de animais, besuntam-se com sangue e ficam deitados no meio da rua. É capaz de haver alguma mente doentia, ou muitas a julgar pela adesão, que entenda esta mensagem. Eu não. Se ainda não viram o vídeo em cima, recomendava que vissem, pois assim iam perceber que chegou altura de enfiar umas coxas de galinha e umas costeletas de porco pela goela abaixo destes tipos. Sim, porque já que estamos em "guerra" com eles, falta fazer-lhes o mesmo que tentam fazer connosco: obrigá-los a fazer a dieta que nós achamos melhor.


E a máquina de mexer o esterco para garantir que continua a cheirar mal não pára! Reparem no finíssimo recorte humorístico, associando a girafa ao tofu que ele come, e que foi partilhado por mais de 10 mil utilizadores no Facebook, que primeiro vão achar graça, mas sobretudo vão odiar a Rebecca Francis, contra quem o Gervais tem certamente alguma agenda oculta que não é muito clara, mas nem precisa de se incomodar em explicar ou submeter-se ao ridículo de ameaçar alguém que não lhe fez nenhum mal, porque estão vocês aí para fazê-lo! Espero que ele não se lembre de fundar uma religião qualquer maluca, ou se o fizer que seja uma em que ele e os seguidores vão à procura da borda do mundo e se atirem, deixando este mundo cruel onde as pessoas comem as vacas e não o contrário. E ele devia ir à frente, pois bem vistas as coisas, nem sempre foi tofu que o Ricky, que antes era bem gorduchinho, sempre comeu - tem também a sua conta de quadrúpedes e outros ruminantes no seu cadastro, e desconfio que se converteu porque andava a ser assombrado por eles à noite.


Outra coisa que o Ricky Gervais devia fazer também era adoptar os milhares de animais que a PETA chacina por ano nos seus laboratórios em Norfolk, no estado da Virgínia. Uma lógica de arrepiar: recolhem os animais, ou "salvam-nos", como dizem eles, e os que não forem adoptados são "humanamente abatidos" - como se existisse uma forma "humana" de abater - e depois vão para o lixo, e assim não são maltratados. 

- Porque estão mortos - dizem-nos depois - e assim ninguém os come ou abusa deles.
- Mortos...como a girafa da outra? - perguntamos nós, ingenuamente
- Não, "humanamente". 
- Mas mortos na mesma... 
- Claro, mas...
- Mas o c..., vão-se lixar.

Pode-se censurar a Rebecca pela escolha do seu "desporto" de eleição, eu censuro, mas não consigo "atinar" com esta visão egocentrista do certo e do errado. Outra coisa com que não posso concordar é a mania de ser extremarem as posições, declarando que quem não está a favor desta versão radical dos direitos dos animais, está a favor da chacina e da tortura. Bardamerda para quem pensa assim, e é em legítima defesa que digo isto, pois posso reprovar a atitude de quem maltrata um animal, mas certamente que me demarco de qualquer opinião que vá de encontro a que se faça  O MESMO a essa pessoa, e em alguns casos PIOR, e aqui não há limites à imaginação quanto à forma mais horrível de o fazer - é isto tudo o que a vossa imaginação consegue produzir? E não vale a pena virem-me chatear com conversas de merda sobre cadáveres no meu frigorífico e o tanas, senão ainda me obrigam a cometer violência contra animais - e seria a primeira vez. 

Sem comentários: