segunda-feira, 25 de abril de 2011

A caminho de Dusseldorf: 25 de Abril


A Revolução dos Cravos deu-se em Abril de 1974, depois do Festival da Canção que celebrizou Paulo de Carvalho e o seu "E Depois do Adeus", e os novos ventos da liberdade só tiveram o seu efeito no festival do ano seguinte, em 1975. E que efeitos devastadores, com os habituais nacional-cançoonetistas a darem lugar a gajos de barba e cabelo comprido vestidos de vagabundos. Afinal o festival também era do povo. O vencedor foi este "Madrugada", de Duarte Mendes, uma canção simpática e bastante moderada comparada com as restantes. Duarte Mendes, um oficial do exército que participava pelo quarto ano consecutivo, foi a Estocolmo e trouxe um 16º lugar entre 19 concorrentes, com 16 pontos. Não foi bom nem foi péssimo, foi dentro das medidas.


Em 2º lugar neste festival "revolucionário" ficou este "Na Boca do Lobo", de Carlos Cavalheiro. Uma letra com um elevado teor político, uma música parva, que só não foi à Suécia por dois pontos. Livrámo-nos de uma vergonha mil vezes maior que quaisquer Homens da Luta.


Paulo de Carvalho, o herói do ano anterior, levou duas canções, "Com uma arma, como uma flor" e "Memória", que se classificaram respectivamente em terceiro e quarto lugar. Em quinto ficou José Mário Branco, o cantor de intervenção português mais "badass" de todos os tempos, com "Alerta". JMB é conhecido por canções com forte inspiração nos baladeiros franceses com um toque de propagandismo soviete, acompanhadas com letras dignas da Revolução Cultural chinesa. "Alerta" é uma canção, para a época actual, verdadeiramente assustadora. Tenebrosa. Não recomendo a menores de 18 anos ou pessoas impressionáveis.


O Alentejo veio representado com Paco Bandeira e o seu muito "to the point" "Batalha Povo", que obteve o 6º lugar. É uma pena não ter encontrado esta canção. Em sétimo e oitavo ficou...Jorge Palma. O jovem cantor, então com apenas 25 anos, acompanhou-se de Fernando Girão em "Pecado Capital", que foi a primeira canção da noite. "Viagem" é um tema da autoria de Jorge Palma, muito procurado pelos palmaníacos. Um lindo tema, como seria de esperar de Palma, mas nada a ver com o Festival da Canção. Os últimos dois lugares do concurso foram ocupados por Vítor Leitão com "Canção Acesa" e Fernando Gaspar & Pedro Jordão com "Leilão da lata". Um ano para recordar na história dos festivais, onde qualquer canção que não tivesse a ver com a liberdade, o povo ou o 25 de Abril era simplesmente...proibida!

Sem comentários: