sábado, 23 de abril de 2011

Adeus e kanimambo


Faleceu ontem aos 82 anos o cantor e apresentador de televisão português João Maria Tudela, que se celebrizou com o tema "Kanimambo".

João Maria Tudela nasceu em Moçambique em 1929 na antiga capital Lourenço Marques, actual Maputo, começando a actuar como solista no Liceu Salazar. Sem saber música tocava vários instrumentos como piano, guitarra, viola e harmónica.

Os seus estudos continuaram em Coimbra antes de voltar a Moçambique, onde trabalhou como comercial em empresas.

Mas continuaria a cantar, sobretudo fado de Coimbra, começando também a ter sucesso na música africana.

Em 1959 surge o primeiro e maior êxito da sua carreira, Kanimambo, que levou Tudela a Portugal, Estados Unidos e América do Sul.

João Maria Tudela afirma-se depois no meio artístico português e soma vários prémios na televisão.

Em 1968, depois de ter cantado "Ao Vento e às Andorinhas" no Festival nacional da Canção, Tudela interpretou um poema de Ary dos Santos e Nuno Nazareth Fernandes intitulado "Cama 4, Sala 5" que foi censurado e o cantor foi proibido de voltar a trabalhar na RTP, decidindo terminar a sua carreira.

Depois do 25 de Abril de 1974, Tudela voltou a participar em programas da RTP e em peças de teatro e noutros espetáculos.

Entre os seus principais êxitos estão: Kanimambo, Hambanine, O Meu Chapéu, Diz que Gostas de Mim, Menina das Tranças, No País do Sol, Soldado Português, Moçambique, Liberdade, Fuzilaram um Homem num País Distante.

1 comentário:

Anónimo disse...

Kanimambo Tudela.