terça-feira, 14 de setembro de 2010

O peso do desporto


O caso do homem que foi atingido com um placard do IDM é mais um caso “à Macau”. O homem, oriundo da China continental, viu a sua vida mudar com a entrada em cena de um placard de meia tonelada que lhe caíu em cima numa bela tarde de Junho, enquanto passeava pelo novo parque público do Tap Seac. Aparentemente o placard em causa tinha 26 metros de comprimento, e promovia o “Dia do Desporto para todos”, que parece que é uma coisa “da pesada”.

O homem sofreu várias fracturas e foi internado no hospital com insuficiência cardíaca, chegando-se a temer pelo seu estado de vida. Depois de 11 dolorosos dias internado, lá foi o senhor à sua vida com a promessa de que o IDM pagaria todas as despesas médicas. Mas como nem sempre é assim tão simples, o homem reclama agora uma “indemnização”, tendo para tal alugado meia página da edição de ontem do diário Ou Mun, dizendo de sua justiça.

Não consigo perceber o motivo pelo qual o cidadão resolveu agora, três meses depois, levantar esta questão. Pelos vistos trata-se de uma negociação que correu mal, e que levou uma das partes a partir a loiça toda, e a exigir mais do que aquilo a provavelmente tem direito. Fala-se de negligência do IDM, de aspectos técnicos, mas fica a impressão que esta é apenas mais uma forma de lucrar com um episódio infeliz, que pode acontecer a qualquer pessoa.

Contudo isto volta a levantar o problema da forma amadora como algumas coisas são feitas em Macau. Placards de meia tonelada não são colocados assim sem mais nem menos, ou sem no mínimo garantir que não caem em cima de alguém. É preciso recordar que no local onde este acidente aconteceu passam idosos, brincam crianças, e uma bizarria deste tipo pode vir a ter consequências mais graves. Chego mesmo a recear que qualquer dia tenhamos um prédio arruinado a cair em cima de alguém.

14 comentários:

Anónimo disse...

E se em vez de um prédio arruinado, for um pédio novo?

Anónimo disse...

placard de meia tonelada? tem a certeza?
não será muito?
e porquê o calhau da foto? é você, Leocardo?

Anónimo disse...

Em duas coisas a rabeta não bate com a trombeta:

1o Meia tonelada a cair daquela altitude na tola de um transeunte, fora casos de muita sorte, era morte do artista. O mainlander está vivo.

2o Porquê que a culpa é do IDM? Não foi o Alex ou o Tavares que meteram lá o placard. Quando muito a culpa é da empresa que prestou o serviço ao IDM.


AA

Anónimo disse...

Ao que parece a empresa de publicidade já pagou ao dito accionando o seguro. Como sempre, esta malta de mão estendida quer mais do governo.

Anónimo disse...

como sempre nestas coisas as "vitimas" aproveitam-se sempre da situação e querem ser indemnizadas,o que ele quer sei eu.

Anónimo disse...

espero sinceramente que o I.A.C.M. comece ja' a cortar todos os placards que existem em Macau como faz 'as arvores, os placards sao como as arvores, se fere alguem porque caiu 'a que corta-los todos para nao haver perigo de indemnizacao.

I.A.C.M. CORTEM OS PLACARDS DO I.C.M.

Anónimo disse...

O que esta gente faz por dinheiro. Se for preciso até matam o pai e a mãe...

Séc. XXI - Século de Idiotas disse...

Sinal dos tempos. Isto é como tudo o resto. Quando era criança e me pendurava numa baliza e ela caía em cima de mim, nem me podia queixar porque, se me queixasse, ainda levava porrada em casa por me ter pendurado na baliza. Agora, se uma criança fizer o mesmo, vai logo o paizinho queixar-se a alguém porque a culpa tem de ser de quem lá pôs a baliza.

No caso do placard, é óbvio que alguém tem culpa, mas a indemnização já deve estar mais do que paga. Só que hoje querem sempre mais. Nada lhes chega. Desconfio que já deve haver gente a andar sempre por baixo de objectos pesados para ver se algum lhe cai em cima e lhes dá assim oportunidade para pedirem uma choruda indemnização. É o século dos espertalhões. Penaliza-se cada vez mais quem trabalha mas dá-se cada vez mais oportunidades de ganhar dinheiro aos golpistas.

Anónimo disse...

olha se fosse na américa,o gajo recebia uma porrada de indemnização,na américa não se brinca

Anónimo disse...

a ver se lhe cai outro placard na pinha para resolver o problema de vez

Anónimo disse...

Na América não se brinca? Na América brinca-se ainda mais! É que há certas indemnizações que os tribunais norte-americanos obrigam a pagar que só podem ser brincadeira...

Anónimo disse...

Vilela, tens aqui uma boa janela de oportunidade, agora que a outra mama acabou. Já andas debaixo dos anúncios a ver qual te cai na cabeça?

Anónimo disse...

E curioso ver que para a maioria dos comentadores, isto e um caso tipo: "o gajo quer e mais dinheiro".
Nao lhes ocorre que possa ser o IDM a nao prestar as contas devidas.

Anónimo disse...

então quanto é que o anónimo das 19h58 acha que a "vitima" devia receber de indemnização?