sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Dia da Guiné-Bissau


Hoje passam 37 anos desde que foi proclamada a independência da Guiné-Bissau. Tenho um carinho especial por este país, que considero um dos mais fascinantes produtos da nossa, digamos, globalização. O meu pai e dois dos meus tios estiveram lá nos anos 60, na guerra, e sempre me falaram da sua experiência pelo antigo reino de Gabu com o maior respeito e consideração. Não conheci pessoalmente nenhum guineense até vir para Macau. Em Portugal conhecia os jogadores da bola, o Bóbó, o Armando, e mais recentemente o Yannick Djaló, mas só aqui tive oportunidade de privar com esse povo fantástico. É verdade que, assim como em muitas outras nacionalidades, incluíndo a portuguesa, aqui só temos "a elite", que os "problemáticos" são praticamente todos "domésticos", mas mesmo assim é bom que tenhamos a possibilidade de contar com o contributo dos guineenses para a cultura do território. Pouco importa que as coisas não estejam sempre muito bem lá pela Guiné-Bissau, ou que apenas 14% da população fale português (que é a língua oficial), ou que o crioulo de lá seja quase imperceptível. O país tem uma gente fantástica, uma cultura mestiçada e única, uma culinária ímpar, e é pelo menos muito bem representada pela sua diáspora. Um grande abraço para os guineenses e para os outros amigos da Guiné-Bissau, e encontramo-nos no jantar amanhã.

16 comentários:

Anónimo disse...

Leocas: encontramo-nos e não encontra-mo-nos.
Melhores cumprimentos

Anónimo disse...

Um abraço para a Guiné-Bissau. E, caros guineenses, se jantarem mesmo amanhã com o Leocardo, façam alguma coisa pela humanidade e convençam-no a não falar mais de música.

Anónimo disse...

Gente fantástica que levou o país a um não estado, entreposto de trânsito de droga e a um permanente estado de guerra civil. Fantástico. Parabéns. A culpa deve ser de todos os outros

Anónimo disse...

não foi o povão, ó atrasado das 20:02

Anónimo disse...

Todos nós somos culpados pelo retrocesso de Guiné-Bissau, um povo tão humilde e fantástico, chegou a hora de pagar a culpa e pergunto quando tudo isso vai acabar, hoje é dia de reflexão para todos os Guineenses.
Abraços!!!

Anónimo disse...

Anónimo das 20:02, por essa ordem de ideias tu, português, também pertences a uma gente fantástica que elege incapazes para o governo, num país onde a maioria tem salários três vezes mais baixos do que muitos países europeus, onde grande parte dos licenciados está desempregada ou ganha menos do que a minha empregada doméstica e onde, ao mesmo tempo, meia dúzia de gente - administradores de empresas - ganha muito mais do que os administradores de outros países onde a maioria ganha o triplo. Tudo isto num país que sempre foi independente. A culpa também deve ser de todos os outros.

Anónimo disse...

Anónimo das 7:57 não elejo ninguém em Portugal, não sou português, não nasci em Portugal, nem vivo em Portugal. Portanto esse comentário fica reservado aos teus compagnons de route e demais atrasados mentais que emerdeceram Portugal. Vocês que se preocupem com Portugal.

Atrasado das 22:05, então os dirigentes da guiné-bissau não são com certeza guineenses mas sim extra-terrestres, tal como quem neles vota ou os acompanha nos mensais golpes de estado, matanças e tráfico de droga. Há 3 décadas que são independentes, que se desgovernam e se matam uns aos outros mas a culpa é sempre dos outros.

Enquanto não existir responsabilização, enquanto não tiverem que arcar com as consequências, enquanto se colocarem paninhos quentes, enquanto se perdoar a dívida isto irá acontecer.

Em Cabo Verde nada disto se passa e é um país apontado como um exemplo em África. Portanto, enquanto os guineenses não forem os primeiros a esforçar-se porque razão havemos nós de nos preocupar?

Anónimo disse...

Anónimo das 08:36, não compare Guiné-Bissau e Cabo verde, pois a culpa é sempre dos oportunistas, talvez voce é um deles. Os Portugueses que sempre lutaram pela instabilidade da Guiné. Por favor procure ler histórias, ler livros e artigos.

Anónimo disse...

Ainda gostava de saber a nacionalidade do anónimo das 08:36. Será apátrida? Era uma informação importante para tirar algumas conclusões...

Anónimo disse...

Gostavas? E não queres saber mais nada não? Não, não tenho nacionalidade chinesa se é isso que pretendes insinuar idiota. Mais um tiro ao lado. Manda outro.

Não comparo? Mas não comparo porquê? Dois países que ganharam a independência na mesma altura. Dois que não tinham recursos naturais como Angola ou Moçambique que "justificaram" as guerras civis. Um deixou de ser pedinte e meteu as mãos à obra e outro continua na merda do costume graças aos solidários idiotas.

Anónimo disse...

Eu não pretendo insinuar nada, ó filho duma grande vaca. É óbvio que és português, energúmeno.

Anónimo disse...

Ena "filho duma granda vaca" é um brilhante argumento nesta discussão mas de um estúpido não se esperava mais nada dadas as limitações. Não sou português, meu grande idiota.

Anónimo disse...

O gajo é chinamarquês. Como se sabe, a língua oficial da Chinamarca é o português.

Anónimo disse...

Como se sabe só falam português os portugueses. É exclusivo.

Anónimo disse...

Atrasado, negligente do dia 25/09/10- 21:10, psicopata,idiota, eu te chamo simplesmente de um decadente em pleno sec.XXI fazendo esse tipo de declaração. Estúpido, filho de Pais analfabetos não te culpo, miserável. Vocês são uma das grandes preocupações do mundo, atualmente, justificando e declarando coisas ilícitas. Filho da puta e já lhe disse e te aconselho ler livros, artigos e fazer pesquisas sobre o assunto, não sejas tão burro assim.

Anónimo disse...

"Como se sabe só falam português os portugueses. É exclusivo."

De escrever assim, sem erros, nem a maioria dos portugueses são capazes. Só pode mesmo ser chinamarquês, portanto. Há cada mentiroso...