quinta-feira, 24 de abril de 2008

Como fazer um blogue de sucesso


Este é um post antigo, de Outubro de 2006, do blogue Arcebispo de Cantuária, que ensina eficazmente "como fazer um blogue de sucesso". Achei engraçado e resolvi partilhar, com a devida vénia.

Nos dias que correm, este poderia (e se calhar deveria) ser o titulo de um pequeno livro muito engraçado que haveria à venda nas estações dos C.T.T. e no Continente, mas infelizmente agora não tenho tempo porque estou ali a ver se chove para apanhar a roupa.

Por isso, fica aqui, tão à borla como as chamadas ao fim de semana entre as 3 e as 5 da manhã para familiares com mais de 93 anos da PT, o guia para fazer um belogue de sucesso.

1 – O Titulo

Tem que ser pomposo, surreal, idiota mesmo, que não queira dizer absolutamente nada e não dê a minima ideia do tema blogado. Mas tem que soar bem, tipo:

A Ratazana de Eça de Queirós
http://aratazanadeecadequeroz.blogspot.com

O Meu Telefone Não Toca
http://omeutelefonenaotoca.blogspot.com

A Doninha Amorosa
http://doninhaamorosa.blogs.sapo.pt

Eu e a Minha Bisavó
http://eueaminhabisavo.blog.pt

etc.

2 – O Sub-Titulo

Espécie de lema, máxima, do belogue ou filosofia de vida do beloguista. Tal como o titulo, deve ser totalmente absurdo, sem qualquer relação ao titulo e, acima de tudo, incompreensivel.

Fica bem colocar uma citação, desde que seja de autor de quem nunca ninguém tenha ouvido falar excepto o beloguista, caso em que a citação pode perfeitamente ser inventada. Esta forma dá um ar erudito ao belogue desde que mantenha a condição de não significafr absolutamente nada nem ser possuidor de qualque relevância.

Exemplos:

We have no more beginnings. {George Steiner}
http://origemdasespecies.blogspot.com/

...M'ESPANTO ÀS VEZES , OUTRAS M'AVERGONHO ...(Sá de Miranda)
http://abrupto.blogspot.com/

3 – Os Links

É fácil: é ir ao topes dos belogues mais visitados, copiar os links destes e por no nosso. Convém ter muitos para parecer que realmente nos interessamos pelo que os outros escrevem e até lemos 523 belogues por dia, só para ser cultos, embora isso na realidade demore uma semana (só para ler, se for para perceber... guarde para Agosto)

4 – Os Postes

Aquilo que se escreve ou copia e posteriormente de publica, ou posta, é a parte menos importante do belogue. Pode nunca se chegar a dizer seja o que for, desde que se ponha lá qualquer coisa todos os dias (postar só de vez em quando está reservado ao estatuto de “mito”, ver http://gatofedorento.blogspot.com/), citando muita gente, fazendo muitas referências (de preferência incluir abundantes menções a jornais e revistas estrangeiros), tudo cheio de links, que podem ser apenas palavras em Bold porque ninguém vai verificar.

Algo neste estilo:

16.10.2006

Do Uganda leio no imprescindivel Daily Monitor do meu amigo Mamadou Dhera curioso artigo sobre corrupção. A mercer a nossa atenção.

De vez em quando, tentar colocar piadinhas:

15.10.2006

O Governo entregou o Orçamento de Estado numa PEN com um erro, falta-lhe um A. É que o Orçamento de Estado dá PENA!

Ou mesmo optar pelo estilo absolutamente minimalista:

Ortega.Sandinistas.(Via O Insurgente e Tomar Partido)
© FJV 10/17/2006

E pronto! 4 simples passos e aí temos um belogue pronto para o sucesso. Ah! esqueci-me de um requisito essencial: conhecer alguém famoso ou mesmo um jornalista que fale sobre o seu belogue. Depois, este começará a ser por sua vez adicionado às listas do outros belogues de sucesso, estilo HerbaLife. Dizem que alimenta o ego, mas eu não caio nessas tangas.

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa ideia e obrigado...