segunda-feira, 28 de abril de 2008

A birra de Coutinho


O deputado José Pereira Coutinho fez birra, bateu com o pé, vai embora e não brinca mais. O presidente da ATFPM e representante para a Asia do Conselho das Comunidades Portuguesas está irado por não lhe ter sido extendida uma passadeira vermelha para transportar a tocha olímpica no próximo Sábado. Segundo Coutinho "não lhe foi feito qualquer convite", enquanto Manuel Silvério, vice-presidente do Comité Olímpico de Macau, garante que todos os deputados da AL foram convidados.

Coutinho está tão agastado com o desinteresse que afiança que vai sair de Macau, em sinal de protesto. Silvério assegura que a lista das personalidades que vão desfilar com a tocha foi entregue no Comité Olímpico em Pequim, que tem a última palavra, mas garante que nenhum dos candidatos - que são 120 - mereceu a reprovação dos responsáveis da capital chinesa.

Sinceramente não vejo o porquê da ira de Coutinho, e para mais quando se justifica que queira transportar a tocha “em nome da comunidade portuguesa”. I beg your pardon? Quem fez dele o representante da Comunidade Portuguesa? O mero facto de ter sido eleito para o tal Conselho das Comunidades? Se o quisesse fazer em nome dos funcionários públicos, através da ATFPM, tudo bem. Mas da “comunidade portuguesa”, bem, se quer dizer os portadores de passaporte português que votaram no dia 19, penso que esses se revêm noutras associações.

Admiro alguns aspectos do trabalho do deputado Pereira Coutinho, que tem sido nos últimos anos "a voz" dos funcionários públicos na AL, se bem que sem quaisquer efeitos visíveis ou conquistas significativas. Mas quando o sr. deputado fala em nome da comunidade portuguesa, talvez esteja a ser um tanto ou quanto generalista. Um pouco de humildade ficava-lhe bem, e já agora os FP ficam sem alguém que leve a tocha em nome deles. Será que pensou nisso?

9 comentários:

Anónimo disse...

Mas por que é que os funcionários públicos têm que estar representados no transporte da tocha?

Leocardo disse...

O que eu queria dizer é que fazia mais sentido o Pereira Coutinho falar em nome dos FP do que da comunidade portuguesa. Eles é que são o seu eleitorado por excelência.

Anónimo disse...

Se o Silvério diz que todos os deputados foram convidados, e o Pereira Coutinho garante que não recebeu o convite, algo não bate certo nesta história, não lhe parece Leocardo?

joãoeduardoseverino disse...

Caro Leocardo

Um dia fui padrinho de casamento do senhor Coutinho, quando ele era um simples funcionário dos Serviços de Economia.

Um dia o senhor Coutinho transformou-se em pessoa importante.

Um dia pedi ao senhor Coutinho que me ajudasse relativamente à posição pública que seria necessário tomar em minha defesa.

Um dia o senhor Coutinho virou-me as costas.

Um dia direi ao senhor Coutinho o que penso dele.

Abraço

Leocardo disse...

De facto alguém está a mentir, e não sei quem. Mas mesmo assim a atitude de Coutinho é reprovável, virando as costas ao evento, afirmando até que se vai ausentar de Macau. Cabeça quente?

Leocardo disse...

Obrigado pelo seu comentário, João. Fica registado.

Anónimo disse...

João Severino tens razão em relação ao comportamento do Coutinho, mas infelizmente em Macau há montes e montes de gente como ele e tu sabes isso
problemas de humidade e hulmidade ?

Anónimo disse...

cada serviço terá já um representante ,não precisa de ninguém da associação...

Anónimo disse...

Porque é que o Coutinho incomoda tanto?