segunda-feira, 11 de maio de 2009

Fumar mais caro


Fumar vai sair mais caro em Macau. O imposto sobre o tabaco vai subir para o triplo. Os deputados querem mais, e dizem que as alterações são ligeiras. A excepção foi Fong Chi Keong diz que "fuma há 40 anos", e que "toda a gente tem vícios, não é só comer e dormir". Acrescentou que há quem goste de jogar nos casinos...beber um copo de vinho...ou de noite "conversar com o cigarro"! A lei foi aprovada na generalidade.

Já se sabe o que penso disto. Por mim cada cigarro devia custar 50 patacas, para cada vez que um fumador puxasse de uma nota de mil para comprar um maço, pensasse duas vezes. A verdade é que Macau continua a ser um dos poucos paraísos para os fumadores na Ásia Oriental (com a China continental e o Vietname), mas uma lei mais rigorosa ia elevar o território aos patamares dos países e regiões mais desenvolvidos. O que não era má ideia...

3 comentários:

Anónimo disse...

Para qualquer idiota de agora ser desenvolvido é fazer cruzadas contra o tabaco. Razão tem Fong Chi Keong: todos morrem, e muitos dos que não fumam até morrem mais cedo do que outros que fumam, embora quase ninguém se aperceba disso.

ANTONIO CAMBETA disse...

Estou em parte de acordo com o articulista, só fuma quem quer, as leis anti-tabagismo em Macau não funcionam na sua totalidade, porém o aumento dos cigarros em Macau não se justifica em nada, pois quem quiser fumar a preço mais baixo é só deslocar-se ao lado da fronteira.
Sei que o meu estimado amigo leocardo não gosta lá muito da Tailândia, mas esse belo país, neste sentido do anti-tabagismo dá cartas ao mundo. Não só é proibido fumar em todos os recintos fechados, bem como em muitas áreas dos jardins e nas entradas dos grandes centro comerciais.
Aqui em Macau os deputados aprovaram o aumento do tabaco, tudo bem, mas as firmas representativas, ou sejam os fornecedores, não aguardaram que a Lei fosse publicada em B.O. e já cobram a mais as 3 patacas.
O New YaoHan só hoje aumentou o preço dos cigarros, porém o representante da British American Tobacco Hong-Kong, a firma HING CHEONG HONG TOBACCO COMPANY LIMITED, emitiu um impresso que entregou a todas as lojas, com a lista dos novos preços dos cigarros e isto no dia 12, ou seja após um dia após ter sido aprovado na Assembleia Legislativa.
Bem para uns será fumo Branco metendo nos bolsos, ilegalmente uns milhões, para outros será a continução de poluirem o seu próprio corpo.
Eu sou fumador já fez 50 anos, mas respeitos as Leis.

Antitético Paradoxo disse...

O António Cambeta tem este dom de conseguir ser sempre a favor e contra tudo ao mesmo tempo.