quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Porto nos oitavos, Sporting de raiva



O Porto qualificou-se ontem para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões ao vencer no sempre difícil Estádio de San Mamés Barria, casa do Athetic Bilbao, por duas bolas a zero. Os dragões deram-se ao luxo de desperdiçar uma grande penalidade, por Jackson Martínez aos 42 minutos, mas o colombiano redimia-se aos 55, ao assinar o golo inaugural do encontro, para o argelino Yacine Brahimi fazer o segundo aos 72. O Porto lidera o Grupo H com 10 pontos, contra 8 do Shaktar Donetsk, 3 do BATE Borisov e 1 do Bilbao. O Shaktar voltou a golear o BATE, desta vez em casa por 5-0, depois da vitória por 7-0 na Bielorrússia. O brasileiro Luiz Adriano marcou oito (!) golos nos dois jogos, e juntando o golo apontado ao FC Porto no empate a duas bolas entre as duas equipas em Donetsk, é o melhor marcador da prova, com um total de nove remates certeiros.



O Sporting venceu em Alvalade os alemães do Schalke 04 por 4-2, depois de uma derrota na Alemanha por 3-4, num jogo marcado pela arbitragem polémica de um árbitro russo, o que provocou um debate sobre os patrocínios da liga milionária. Os leões entraram com o pé esquerdo, com o goleador Islam Slimani a marcar um autogolo aos17 minutos, mas o central francês Mohammadou Sarr faria o empata nove minutos depois. Já no segundo tempo o brasileiro Jefferson dava vantagem a Sporting aos 52 minutos, ampliada por Nani aos 72. Os alemães ainda ameaçaram quando Dennis Aogo reduziu aos 88, mas em cima dos 90 Slimani redimia-se do erro inicial ao fazer o resultado final. Na outra partida do Grupo G o Chelsea empatou a uma bola no reduto do Maribor, mas continua na liderança com oito pontos, contra 5 do Schalke, 4 do Sporting e 3 do Maribor.



No Grupo F o Barcelona venceu em Amesterdão o Ajax por 2-0, e Lionel Messi aproveitou para fazer história ao mesmo tempo que os catalães se qualificavam para a fase seguinte. O argentino bisou, alcançando os 71 golos na Champions, igualando o português C. Ronaldo e o espanhol Raúl. Apurado também está o Paris SG, que venceu no Parque dos Príncipes os cipriotas do APOEL, mas apenas pela margem mínima. Edison Cavani marcou no munuto inicial, mas o que prometia ser uma goleada ficou apenas por isso mesmo, uma promessa. O PSG lidera com 10 pontos, seguido do Barcelona com 9, Ajax com 2 e APOEL com um ponto.



Finalmente no Grupo E, o Manchester City voltou a comprometer a passagem à fase seguinte, ao perder em casaa com os russos do CSKA Moscovo por 1-2. A equipa de Manuel Pellegrini continua sem traduzir para a Europa o sucesso a nível interno, e caíram para o último lugar do grupo com 2 pontos, contra 4 dos russos e dos italianos do Roma. Os romanos foram a Munique perder "apenas" por 2-0, e digo "apenas" porque no jogo da primeira mão em Itália os alemães foram impiedosos, goleando copiosamente o adversário por sete golos sem resposta. O Bayern de Josep Guardiola já garantiu a qualificação, somando 12 pontos - mais do que toda a concorrência junta.

Sem comentários: