sábado, 23 de agosto de 2014

Sr. Chui: mande um postal, pelo menos!



Quinta-feira, 20 de Agosto, acto de campanha de rua do candidato Chui Sai On no Bairro do Iao Hon, na zona norte da cidade. Acompanhado do seu mandatário Vong Hin Fai, pelo deputado Chan Meng Kam e pelo porta-voz do Conselho do Executivo Leong Heng Teng, além de alguns acessores e muitos seguranças, Chui Sai On é recebido por populares, e uma criança segura um cartaz onde se lê "Apoiamos a reeleição de Chui Sai On para Chefe do Executivo". A idílica imagem é subitamente interrompida por um jovem que tenta chegar perto de Chui - é Sulu Sou Ka Hou, presidente da Associação Novo Macau, que é imediatamente impedido pelos seguranças. Isto foi o que se passou a seguir.

Sulu Sou: Reforma política, será que vamos ter reforma política em 2015? Nós mandámos-lhe uma petição e não obtivemos nenhuma resposta! Sr. Chui, já que você é o candidato...

(Interrompido pelo pessoal de campanha de Chui Sai On)

Sulu Sou: Sr. Chui, você vai-se candidatar, por isso...

(Aparece Vong Hin Fai, que impede que Sulu se aproxime de Chui Sai On)

Sulu Sou: Sr. deputado Vong, importa-se de me deixar passar? É com o candidato que eu quero falar.

Vong Hin Fai: Tudo o que tiveres para dizer ao sr. Chui, podes dizer-me a mim, eu sou o mandatário dele.

Sulu Sou: Eu sei, sr. deputado Vong, eu sei, mas é com o sr. Chui que eu quero falar.

Chan Meng Kam (aproximando-se dos dois, acompanhado de Chui Sai On): Pronto, diz lá, mas fala devagar.

Chui Sai On: Devagar, com calma...mandaste-me uma carta, é isso?

Sulu Sou: Sim, foi no final de Julho, e pedi-lhe para me responder até meados de Agosto. E não lhe pedi que me respondesse apenas a mim, mas ao Novo Macau. Até agora ainda não recebemos resposta. Temos esperança que possa vir com um calendário para a reforma política. Não estamos a pedir o sufrágio universal imediato, só algumas reformas. Não queremos queimar etapas.

Chui Sai On: Está bem, está bem...

Sulu Sou: Espero que entenda que existem muitos problemas na sociedade, e que dê atenção a esses problemas.

Chui Sai On (afastando-se e apertando a mão a Sulu): Ok, ok, vou responder. Obrigado.

Sulu Sou: E da próxima vez que sair à rua, não precisa de trazer tantos guarda-costas consigo!

Sem comentários: