quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Ovelhas negras (e amarelas)


Imagem: Macau Taxi Driver Shame (Grupo do Facebook)

Agora falando a sério (yeah, right!), aparentemente não foi uma concessão mas sim uma concussão que o taxista deixou na cabecinha do fiscal da DSAT na segunda-feira, juntamente com a respectiva fractura...no maxilar. Tudo isto depois do fiscal ter inquirido o taxista sobre um alegado caso de recusa de transporte de passageiro e cobrança abusiva de tarifa. Como nunca, em tempo nenhum, jamais, um taxista em Macau cometeu tais actos, este profissional sentiu-se ferido na honra e travou-se de razões com o autor de tamanho ultraje. Na falta de florete ou de pistola, foi-lhe aos queixos.

"Mau, muito mau isto, podia ter morto o homem", disse Wong Wan, depois de ter recuperado o fôlego e gasto duas caixas de Kleenex a limpar o suor quando chegou ao hospital para visitar o fiscal combalido. O director vinha acompanhado de outros elementos da DSAT, a quem o fiscal perguntou "quem são vocês, e já agora quem sou eu?", enquanto a mioleira ainda lhe tentava fugir da cratera que o taxista lhe ia abrindo na cachola. Os homens responsáveis pela merda do trânsito que temos, juravam vingança, de olhos cerrados de raiva e punhos fechados, prometendo "limpar as ovelhas negras", e tornar Macau novamente uma "cidade internacional de turismo", conforme se escuta habitualmente naquela cassete que esses responsáveis engolem e de vez quando rebobinam, e voltam a tocar.

Dava jeito era que em vez de andarem por aí a limpar ovelhas, os fiscais da DSAT apanhassem antes os taxistas infractores. Já sei que o gado ovino tem esse problema, cheira muito a "bedum" e deixa sempre o cocó preso na lã, e depois como são "ovelhas negras" é mais difícil de limpar, e os turistas não gostam do cheiro. Só que a DSAT é responsável pelo trânsito, e não pelos animais de quinta, e devia era autuar os taxistas que se recusassem a apanhar clientes, ou cobrem tarifas 1700 vezes superiores ao normal, e caso estes reclamem ou façam caretas, é só partir-lhes o focinho, que parece que é uma linguagem que eles entendem bem.

É que já chega de palhaçada, com os táxis negros e amarelos a gozarem com toda a gente, desde o consumidor, que nunca chega a consumir, com os fiscais, com quem fazem judoca, e com o Wong Wan, porque é gorducho e parece um chorão. Vejam se lá se depois de terem ido lá ver o fiscal que vai andar agora a caldinhos durante uns bons tempos enquanto se tenta lembrar quem é e onde está, não se esquecem depois de ir lá apertar com os taxistas, valeu? Senão os turistas são obrigados a andar por Macau montados nas tais ovelhas, e nesse caso se calhar é melhor que as limpem, mesmo.

Sem comentários: