sexta-feira, 29 de agosto de 2014

A hora da Europa


Benfica, Sporting e FC Porto marcaram ontem no sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões, realizado no Mónaco. E é exactamente o AS Monaco, que regressa às competições este ano depois de uma travessia de deserto que os levou a duas épocas na Ligue 2, um dos adversários do Benfica no Grupo C. Além dos monegascos, os encarnados vão ter pela frente os russos do Zenit e os alemães do Bayer Leverkusen - um grupo dificílimo para os campeões nacionais, que recorde-se, eram cabeças de série no sorteio. Uma das curiosidades reside no facto de três das quatro equipas do grupo serem orientadas por treinadores portugueses; além de Jorge Jesus do Benfica, André Villas-Boas treina o Zenit, e Leonardo Jardim é desde esta temporada o técnico principal do Mónaco.

Também cabeças-de-série, o FC Porto ficou no Grupo H, onde tem teoricamente o grupo mais acessível das três equipas lusas. Os dragões, este ano treinados pelo espanhol Julen Lopetegui, vão ter pela frente os bascos do Athletic Bilbao, os ucranianos do Shaktar Donetsk e os bielorrussos do BATE Borisov. Os bascos do Athletic são um adversário duro de roer, especialmente jogando em casa, mas o novo técnico portista, também ele basco, deve conhecê-lo bem. A restante oposição de países do leste europeu, e se o BATE Borisov pode parecer aqui o elo mais fraco, o Shaktar é já um cliente habitual da "Champions", mas a situação conturbada na Ucrânia pode jogar a favor da equipa portuguesa.

Finalmente o Sporting, que se encontrava no terceiro pote, ficou no Grupo G, onde certamente teria oposição de respeito, mas podia ter sido pior: Chelsea, Schalke 04 e Maribor serão os adversários dos le­ões. A maior dor de cabeça será o Chelsea de José Mourinho, candidato natural à vitória no grupo, e na própria competição, enquanto os eslovenos do Maribor serão o adversário mais acessível , apesar de terem causado alguma supresa ao vencer o Celtic no "play-off". Os alemães do Schalke serão à partida o maior obstáculo à conquista de pelo menos o 2º lugar para o Sporting.


Na Liga Europa vão estar duas equipas portuguesas, o Estoril e o Rio Ave, com o Nacional a falhar a qualificação, ao perder na Madeira por 2-3 contra os bielorrussos do Dinamo Minsk, depois de outra derrota na primeira mão por 0-2. O Rio Ave estreou-se em grande nas competições europeias, e atinge a fase de grupos sempre à custa de equipas suecas. Depois do IFK Goteborg, foi agora a vez do Elfsborg, e os vila-condenses precisaram de sofrer. Após derrota por 1-2 na primeira mão, a equipa de Pedro Martins conseguiria o mínimo para passar: 1-0, mas com o golo a chegar apenas nos descontos por Esmael. Festa rija na cidade piscatória dos arredores do Porto, que vai encontrar os ucranianos do Dinamo Kiev, os romenos do Steaua Bucareste e os dinamarqueses do Aalborg no Grupo J. Quanto ao Estoril, qualificado automaticamente graças ao 4º lugar na Liga ZON Sagres na época passada, ficou no Grupo E, onde vai ter pela frente os holandeses do PSV Eindhoven, os gregos do Panathinaikos e os russos do Dinamo Moscovo.

Sem comentários: