sábado, 12 de julho de 2014

Quando o crime compensa


Não se pode dizer que o mundial de futebol do Brasil que termina amanhã no Maracanã tenha corrido bem para o Uruguai, em geral, e para Luis Suarez em particular. O avançado da "celeste" protagonizou aquele foi o episódio individual mais burlesco do torneio (o título colectivo vai para a defesa brasileira no jogo contra a Alemanha), ao morder o ombro do defesa italiano Giorgio Chiellini na terceira partida do Grupo D, que ditou o afastamento dos "azzurri" a favor dos sul-americanos. Pode-se dizer que Suarez teve azar, pois no minuto seguinte ao seu acto de canibalismo na forma tentada, o defesa Diego Godín marcaria o golo que levava o Uruguai para os oitavos-de-final em deterimento da Itália. Os jogadores sul-americanos, com os uruguaios à cabeça, são conhecidos pelo seu temperamento "explosivo" quando as coisas não correm de feição, e talvez a atitude do avançado se explique também pelo facto da partida se aproximar a passos largos do seu final, com o resultado a não servir às pretensões da sua equipa. Chiellini a terceira vítima da dentadura de Suárez, que vendo bem, é até bastante proeminente. Já durante o seu período no Ajax tinha ferrado os dentes em Ottman Bakkal, e há um ano, num incidente mais mediatizado, "provou" o sabor do defesa sérvio do Chelsea, Branislav Ivanovic, e que na altura lhe valeu uma suspensão de sete jogos pela FA inglesa. Uma vez ainda se desculpa, duas é já considerado esquisito, três é algo mais que larica.

No final Suarez faria a festa com os seus colegas, mas no rescaldo a FIFA não perdoou o "vampiro", e suspendeu o atleta com nove jogos em mundiais - uma sentença que praticamente significa que nunca mais o vamos ver em campeonatos do mundo - além de uma avultada multa, a perda de contratos publicitários, e talvez o pior de tudo, a sua ausência na partida contra a Colômbia, que apesar de ter vencido merecidamente, teve pela frente um adversário "orfão" da sua maior referência. Já se tinha notado a falta que Suarez tinha feito à sua selecção no jogo inaugural frente à Costa Rica, e a sua importância ficou demonstrada na partida seguinte frente à Inglaterra, onde assinou os dois golos da vitória do Uruguai. Por um lado o incidente teve um impacto negativo, quer na carreira, quer na imagem de Luis Suárez. Quer dizer, o que terá pensado a sua cara-metade, a adorável Sofia Balbi, depois do marido ter mordido pela terceira vez um adversário? Será que na intimidade alguma vez lhe perguntou: "ó Luis, porque é que gostas de morder gajos?". A belíssima Sofia tem razões para começar a ficar preocupada, e não me surpreende que da próxima vez que o jogador tiver a filha de ambos ao colo, com apenas dois anos, e lhe estiver às beijocas nas bochechinas, a esposa chegue perto dele e lhe peça o bebé de volta. Quer dizer, nunca se sabe, e o seguro morreu de velho.

Mas enquanto os uruguaios ficaram a remoer a derrota com a Colômbia, com muitos a apontar o dedo a Suárez (a uma distância segura, não vá ele arrancá-lo à dentada), o avançado era humilhado nas redes sociais, e chegaram a vir a terreno psiquiatras tentando explicar as razões da parafilia do uruguaio. Se ele ainda tem mãe (e deve ter), fez a senhora passar por uma vergonha no dia seguinte na padaria, com as velhotas a sugerirem-lhe que "levasse também umas fatias de Chielini para o filho". E é talvez por tudo isto e algo mais que a notícia de ontem, que dá conta da transferência de Suárez do Liverpool para os gigantes do Barcelona deixou o mundo de boca aberta. No dia seguinte à venda de Alexis Sanchez para o Arsenal, assaz criticada tanto por adeptos blaugrana como pela ex-glória do clube, o búlgaro Hristo Stoichkov (que aliás aproveitou para mostrar que está vivo), eis que os catalães contratam alguém que joga com os pés, a cabeça e os dentes! Ficaram a ganhar, mesmo com a saída do outro Sanchez, o Alexis. O chileno pode até comer a relva", mas na hora de devorar a defesa adversária, faz-se de esquisito. Com Suárez, que tem mais que apenas "fome de bola", a rectuagarda das equipas que o Barcelona enfrentará esta época vão começar a falhar no capítulo das marcações. Pelo menos vão ficar um bocado baralhados: "Será que devo ir lá marcar o gajo, arriscando-me a ficar sem um filete?".

E agora os valores: 75 milhões de libras, ou 94 milhões de euros, é quanto o Liverpool vai receber pela transferência do seu "canibal de estimação" para a Catalunha. Mas será que Suárez vale tudo isto? Bem, penso que os números da tabela em cima falam por si, e dentadas à parte, trata-se de um dos melhores executantes do futebol actual. E quanto ao seu comportamento errático, será sensato o Barcelona contratar nesta altura um jogador que se destacou neste mundial mais por ter mordido num adversário do que pelos dois golos com que ajudou o Uruguai a vencer a Inglaterra? Claro que eles pensaram nisso, e existe uma claúsula no contrato que estipula um castigo - provavelmente em forma de multa - caso o atleta reincida no seu comportamento primitivo. Mas para se for para ir ganhar mais que os dez milhões de libras que recebia em Inglaterra, certamente que a Sofia Balbi vai-lhe dar tudo o que ele precisa de morder lá em casa - "Queres o quê para o jantar, meu amor? As crianças? Tudo bem, a gente depois faz outras". Pode-se dizer que aqui o Verão acabou da melhor forma para este discípulo de Hannibal Lecter, e quem disse que o crime nunca compensa?


Sem comentários: