sábado, 26 de julho de 2014

A vida é um bem precioso: altere os seus "settings"


Este é o vídeo de uma campanha da Cruz Vermelha da Polónia, alertando para os perigos do Facebook. Quer dizer, quando comecei a ver este filme de um minuto e meio pensei que fosse mesmo isso, mas na verdade alerta para "os perigos", ponto final, e não entendo onde é que o Facebook se enquadra nessa lógica. Quer dizer, posso não ser a maior autoridade no assunto, mas é óbvio que contactar pessoalmente com uma pessoa estranha é diferente do que contactar uma pessoa estranha no Facebook ou noutra rede social qualquer. Se convivemos com alguém que acabámos de conhecer ou conhecemos mal, devemos exercer as mesmas cautelas independentemente do local onde nos encontramos, ou da forma como nos conhecemos. Há quem alerte para o facto das redes sociais serem "ideais" para o "engate", ou "um perigo", dependendo da perspectiva, dada a quantidade de predadores sexuais e gente maluca com as piores intenções que por ali grassam, mas sem ter a intenção de me estar aqui a gabar, também se fazem "engates" noutros sítio, e frente-a-frente com as pessoas. Só a crescente desumanização provocada pela dependência da rede explica que hajam cada vez menos pessoas que não conseguem conhecer outras no seu dia-a-dia, no contacto com outros seres humanos.

Apesar de tudo, prefiro dar crédito a quem se apresenta como sendo bem intencionado, e que aparente ser quem diz que é, e se quiser passar da amizade virtual a um contacto pessoal tudo bem, mas certamente que não é recomendável que o primeiro encontro se dê num local ermo e escuro, ou na casa dessa pessoa - se o convite for endereçado nestes termos, é já por si suspeito. E não, de facto o Facebook não é a vida real, e isto é uma das primeiras noções que se adquirem quando se senta em frente a um PC e do outro lado estão pessoas igualmente do outro lado de um PC, ou "Smartphone", ou "tablet", e qualquer dia com um "chip" implantado nas têmporas. Não sei se as pessoas da Polónia são tão estúpidas que não entendam isto, mas se é esse o caso, permitam-me uma recomendação: se alguém contar uma piada engraçada no "chat", evitem fazer um "high-five", pois é possível que venham a entrar em despesa com a aquisição de um monitor novo. E por falar em piadas, esta conversa toda levou-me a inventar uma. Com o devido desconto por não ser humorista e sem me querer armar em engraçadinho, aqui vai:

- Então, Artur, que cara é essa?
- Olá Jaime. Olha...tive um problema bicudo, pá.
- A sério? Conta lá, meu. Desabafa que te faz bem.
- Olha, é que recebi um e-mail a dizer que ganhei 50 milhões de libras num sorteio. E engraçado, não me lembro de ter concorrido a nenhum.
- A sério??? Bestial, pá! Parabéns! E não pagas um copo nem nada?
- Não brinques...pediram-me os contactos, o número da conta bancária, e eu mandei. Depois disseram que precisavam de um montante para processar a transferência, e eu mandei também.
- É natural. E depois?
- Bem, a seguir mandaram-me outro e-mail dizendo que precisavam de mais dinheiro para outra taxa, aquelas que são normais para acelerar os processos naqueles países sub-desenvolvidos, 'tás a ver? Da África e isso...
- Ah pois, percebe-se. E tu?
- Bom, como já tinha mandado dinheiro pela primeira vez, mandei outra vez, mas o problema é que pssaram-se dias, nunca mais respondiam, e quando lhes perguntei o que se passava percebi que a conta de e-mail tinha sido desactivada! Fui enganado!
- Bolas! Quer dizer que isso dos 50 milhões de libras que eles alegaram que tu ganhaste num sorteio onde nem sequer participaste ou tinhas conhecimento da sua existência era mentira?
- Sim...
- E quanto perdeste nisto tudo?
- Duas mil libras.
- Já não se pode confiar em ninguém pá...este mundo está perdido. Mas mudando de assunto, como vão as coisas com aquela tipa super-giraça que conheceste no Facebook?
- A Ana? Olha, no outro dia era mandou-me uma mensagem a perguntar se queria sair com ela.
- Não me digas, e foste?
- És maluco, meu? Não sabes que isso é perigoso? Sei lá se a tipa mistura-me qualquer coisa na bebida e amanhã acordo na praia com menos um rim?
- Tens razão. Com essas coisas todo o cuidado é pouco.
- Podes crer, e é por isso que ainda cá estou, e outros mais incautos foram de vela.
- Uh uh. Que estúpidos...

Sem comentários: