segunda-feira, 15 de abril de 2013

VRC: primeiro estranha-se, depois entranha-se


Vitório do Rosário Cardoso, filho de Macau, personagem controversa, forcado amador e produto do encontro das culturas lustiana e chinesa, é indicado para representante do Fórum de Macau. Vitório, doravante referenciado pela sigla VRC, tem um passado virtual pouco consensual, sendo criticado por alguns pela defesa de posições politicamente incorrectas. Católico devoto, partidário da direita conservadora e nacionalista orgulhoso, VRC foi considerado por alguns quadrantes como um saudosista, ou até um neo-fascista. Mas quem é Vitório do Rosário Cardoso afinal?

Resposta: não sei muito bem. O meu primeiro contacto com VRC remonta ao início do blogue "Leocardo em Macau", onde chegámos a partilhar pontos de vista divergentes. Passei pelo seu blogue "Portas do Cerco", entretanto extinto (e infelizmente, digo agora), e confesso que senti algum desconforto por algumas posições tomadas pelo seu autor. Na realidade fui acometido de algum preconceito, pois sou alérgico a pontos de vista próximos do extremismo; e VRC "cheirava" a extrema-direita.

Passado algum tempo tive a honra (e o prazer) de ter VRC a comentar de forma concomitante no meu antigo blogue, expressando opiniões extensas e fundamentadas sobre os temas mais fracturantes, dando a cara em defesa dos seus pontos de vista, ao contrário de alguns dos seus críticos, que o atacavam tantas vezes de forma anónima. Além de bom desportista, VRC revelou paciência esgrimindo argumentos com os tais anónimos, defendendo com unhas e dentes as suas convicções. Passei a admirá-lo a partir deste ponto.

Apesar das suas tomasdas de posição polémicas e a sua simpatia pelas ideologias ultrapassadas, VRC é sobretudo um diplomata, um indivíduo metódico, intelectual, e que nunca representaria qualquer perigo para os valores da liberdade e para a diversidade de opinião. É insensato pensar que o facto de VRC considerar o 25/04/1974 "um dia negro" na História de Portugal tenha importância no julgamento do seu carácter e competência. Quem dera a muitos que pensam da mesma forma ter a retórica de VRC para justificar o seu descontentamento. E conhecondo-o como o conheço, não represnta perigo de espécie alguma. Cabe agora aos corredores da burocracia decider a favor ou contra VRC para representante do Fórum Macau. Eu voto a favor, mesmo como ex-nemesis.

1 comentário:

Bloom disse...

Grande Vitório! LOL