As eleições legislativas são já no dia 5 de Junho, e à margem dos problemas económicos que urgem ser resolvidos, está este PAN - Partido pelos Animais e Natureza. O PAN foi fundado em 2009 e é apoiado por figuras internacionais como o Dalai Lama ou Maneka Gandhi, bem como por figuras nacionais como Ana Bacalhau, Rui Reininho, Júlio Pomar, Ágata, Sandra Cóias ou os Blasted Mechanism (e ainda Marluce, ex-mulher de Carlos Cus. Brrr...).
Um partido completamente "hippie", que deixa bem claro no seu
manifesto que é pelos animais e pelas plantinhas. O seu presidente é Paulo Borges, escritor, filósofo e professor universitário que foi ontem ao Jornal 2 explicar o que é o PAN. A principal medida do PAN no seu
Programa Eleitoral é "Defender os direitos dos animais". Pimba, assim sem mais nem menos. E como? Assim:
I. Reconhecimento legal e constitucional da senciência dos animais, que devem deixar de ser considerados juridicamente como “coisas”.
II. Criminalização do seu abandono e maus-tratos.
III. Proibição de serem utilizados em qualquer tipo de entretenimento que lhes provoque sofrimento físico ou psicológico.
IV. Reconversão dos Centros de Recolha Oficiais (canis/gatis municipais) em centros de Bem-Estar Animal e esterilização obrigatória de todos os animais errantes.Ora bem, se os gatos e os cães votassem, tinhamos aqui o vencedor. Pela "proibição de qualquer tipo de entretenimentos que lhes provoque sofrimento físico ou psicológico" o PAN refere-se aos circos, às touradas, aos zoos (sim, porque não?), aos macacos carteiristas e os chimpanzés de realejo. O programa segue com "Reforma do Estado", "Moralização da Vida Pública", Magistratura e mais não sei o quê, mas então chegamos ao ponto nº 5: "Promover o abandono da industrialização de carne de animais". E como? "Incentivando a promoção do vegetarianismo como dieta mais saudável, mais ética e menos poluente". Ah bem, está tudo explicado. Estes gajos tão tolerantes com os animais afinal querem obrigar toda a gente a ser vegetariana ou vegan. Simplesmente inacreditável. Nem a "solução final" para o problema dos judeus do Partido Nazi é tão directa e objectiva.
Na
versão integral do Programa Eleitoral podemos ler em detalhe a patranha do PAN:
"Promoção de um regime alimentar mais variado, natural, saudável, ético e sustentável, nomeadamente através da alimentação biológica e do vegetarianismo, desmistificando mitos e preconceitos e divulgando as suas vantagens".Realização e desenvolvimento de campanhas nacionais para promoção da adopção
de um “Dia sem Carne” semanal, impulsionando, assim, a redução do consumo de
carnes e derivados de origem animal.Adopção de menus vegetarianos e biológicos em cantinas de escolas, faculdades e
empresas, entre outras entidades públicas e privadas, nomeadamente hotéis e restaurantes.Tenho curiosidade em saber se as personalidades que dão o seu apoio ao PAN concordam com este programa, ou se vão mesmo votar neste partido (o mais provável é que nem votem em nenhum; quem apoia um partido hippie não se interessa por política). Fiquei com isto tudo a conhecer um pouco melhor o PAN, e fiquei a saber que afinal o tal Partido Ecologista Os Verdes (PEV) que concorre aliado com o Partido Comunista na tal de CDU, não em o exclusivo da protecção dos animais e da natureza. O PAN, que se diz "Um partido inteiro (?) pelo bem estar de tudo e de todos" está aí para ficar. Vamos lá a votar, animais.
16 comentários:
Mas os partidos fascistas não estão proibidos por lei? É que um partido que me obrigue a um determinado tipo de alimentação, digam o que disserem, é um partido fascista. Há coisas que a democracia tem dificuldades em entender...
Anónimo das 19:06 o que lhe fez pensar em "fascismo" ou "obrigar a um determinado tipo de alimentação"?! Quer goste ou não qualquer medida/política promove inevitavelmente algo, e a mim parece-me muito positivo e vantajoso (para pessoas e animais) a "promoção de um regime alimentar mais variado, natural, saudável, ético e sustentável".
Bem sei que cabeças velhas são difíceis de mudar e mais não digo...
PANeleiros
Essa da determinação do que se como, que indumentária vestir e do pensamento único é mais para a banda da esquerdalhada comuna.
Por falar em palhaços os vossos homens da luta somam e seguem. A ver se descem à terra.
E cabeças novas, pelos vistos, só têm merda lá dentro. Defendem a democracia mas gostam de impor mais coisas aos outros do que a maioria das ditaduras alguma vez fizeram. Para estes "neo-hippies", democracia é poder votar, e pronto. Se é assim, venha de lá a ditadura de novo, que desde que não me meta em política, vivo mais à vontade do que em pseudo-democracias modernas.
E estas boas intenções não poderiam ser incluídas no programa eleitoral de outro partido?
Era necessário crirar um partido político com este "programa"??
Um Partido que luta pelos direitos dos Animais , mas para eles animais só são os cães e gatos ?!!!!!! Grandes cromos , não têm mais nada para fazer
Uau! Um ouriense! Bem haja, meu conterrâneo :)
Um quê???
Ouriense. Natural ou residente de Ourém, Portugal. Fátima fica no concelho de Ourém. Conhece Fátima?
Cumprimentos.
A Fátima conheço. É minha amiga.
Quem ama os animais ama o proximo,ele nao fala só dos animaizinhos fala tambem dos animaizoes do Governo que ganham balurdios e sacrificio nada; cambada de anormais é por isso que o país está como está,quem sabe fazer melhor? Os comedores, que andam lá só a mamar ?!! Governar nao é tao dificil como parece,e ler uma entrevista até ao fim,quando é que vao saber fazer isso hem?!!
Que país de ignorantes que nós temos! Existem partidos para tudo e mais alguma coisa, não pode existir um que defenda os animais e a Natureza?
Quem comentou sem saber o que dizer, que dê uma vista de olhos nos objectivos do partido e verá que não defendem só os animaizinhos. Mas, claro, as pessoas adoram comentar sem saber o que dizem. Eles não querem obrigar as pessoas a serem vegetarianas, querem promover.
Alguém está à espera que este partido ganhe alguma coisa? Ainda não perceberam que a grande ambição deles é conseguirem um deputado na Assembleia para ver se conseguem mudar alguma coisa? Ou também não sabem como funcionam as eleições?
A Lei que defende os animais existe há dezenas de anos sem ser alterada, o que é uma vergonha num país que se diz desenvolvido.
Tenham tento naquilo que dizem! Além de que são pessoas que estão a trabalhar num partido em que acreditam, a suportar os seus próprios custos, sem qualquer ajuda do Estado. E, além disso, que trabalham nele nos seus tempos livres, não ganham milhares de euros como todos os outros.
Tenham consciência naquilo que dizem!
Insistem na mentira, na estupidez e no ridículo levado ao limite...
E ainda se acham donos da razão...
Inacreditável e triste muito triste mesmo...
Nem vontade dá de responder sequer...
É por isto que continuo a dizer que cada páis só tem os governantes que merecem...
Com mentalidades e forma de estar na vida de muita boa gente é que vamos sendo o que somos... Um país arcaico, retrógrado, miserável e falido em todos os seus aspectos... Desde monetáriamente, aos valores morais e éticos.
Haja um pingo de vergonha pelo menos, só um pingo!!!
Mais de um ano passado eu pergunto onde estão os chicos espertos e iluminados deste país que nunca mais comentaram nem gozaram com o PAN!?? Onde estão os comentários sobre os mais de 60.000 votos obtidos nas legislativas e regionais madeirenses!?? Por onde andais iluminados!?? Na Madeira um deputado do PAN! No continente o Luis Fazenda ainda hoje deve sonhar com o pAN pois teve de esperar pela meia noite e pela comtagem até ao último voto para saber se entrava ou não na assembleia!?? Ninguém comenta!?? E o telejornal da RTP1 que abriu praticamente a falar do PAN e na possibilidade forete do PAULO BORGES poder ser eleito em Lisboa!?? Respeitem a democracia!!! Cambada de cobardolas!!! Fui.
Enviar um comentário