segunda-feira, 30 de maio de 2011

Penas pesadas pela segurança alimentar na China


As autoridades destroem lotes de leite falsificado.

O Supremo Tribunal da RP China ordenou a juízes em todo o país a aplicar sentenças mais severas, incluíndo a pena de morte, a pessoas condenadas por violações das regras de segurança alimentar, enquanto o Governo tenta "limpar" a imagem da indústria depois de recentes escândalos. O Supremo diz que as penas de prisão aplicadas devem ser mais longas, e que a pena capital deve ser aplicada nos casos em que se dão vítimas mortais. A directiva foi anunciada na sexta-feira através do website do tribunal, e vai contra os esforços da legislatura chinesa em reduzir o uso da pena de morte.


Um polícia em Shenyang acomoda um lote de frangos deteriorados, durante uma campanha pública de segurança alimentar.

A China executa mais prisioneiros do que o resto dos países do mundo juntos, mas a sua liderança está empenhada numa nova campanha para combater a contaminação de produtos alimentares - desde leite em pó falsificado a óleo de cozinha em segunda mão - que têm deixado os consumidores insatisfeitos. Como parte desta estratégia, o governo tem encorajado uma maior publicidade nestes casos, o que não é muito comum num país onde os media e a internet são rigorosamente controlados. O Supremo acrescenta que os casos envolvendo segurança alimentar devem ser publicitados atempadamente e com julgamentos abertos quando se lida com os casos mais graves.


Carne de porco "Azul Tron".

A directiva apela ainda a castigos mais severos para oficiais que aceitem subornos e protejam pessoas que pratiquem crimes contra a segurança alimentar, e penas mais pesadas a empresários que produzam produtos alimentares que não cumpram os critérios de qualidade. Há três anos a China viu-se envolvida num escândalo de leite contaminado com melamina, mas nas recentes semanas outros escândalos têm sido do conhecimento do público. A lista inclui bacon feito com porcos doentes; massas feitas com milho, tinta e parafina; arroz contendo metais pesados (arroz dos Moonspell, ah ah); salsichas feitas com carne podre e fertilizante; e carne de porco descrita como "Azul Tron", que brilha no escuro por causa das bactérias. O que não lhes falta mesmo é imaginação.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ah grande Supremo da China! É assim mesmo, cagar para os lóbis ocidentais dos direitos desumanos e aplicar a pena de morte a quem a merece! É nisto que gosto da China.

Anónimo disse...

Pena de morte é pouco,primeiro os infractores deviam ser obrigados a comeram aquilo tudo podre e estragado,só depois condenados a morte.