domingo, 20 de junho de 2010

A queda dos impérios



Wayne Rooney e Nicolas Anelka, dois dos jogadores mais conhecidos das selecções inglesa e francesa, respectivamente, estão no centro de mais uma polémica. No final do encontro frente à Argélia, que os ingleses empataram a zero, o avançado do Manchester United não gostou do coro de assobios dos adeptos da velha Albion, e balbuciou qualquer coisa como "É tão bom quando os nossos adeptos nos assobiam. É assim que nos apoiam". E depois murmurou um palavrão. Se calhar queria que lhe batessem palmas. Rooney já pediu desculpa, mas tudo isto não passa de mais uma palhaçada dos nossos amigos ingleses. Um empate frente à Argélia é um resultado perfeitamente normal, ainda mais nesta fase do mundial onde as equipas teoricamente mais fracas tudo fazem para não perder e assim conseguir pelo menos um ponto que as faça sobreviver até à ronda decisiva da fase de grupos. Só a arrogância britânica os pode levar a pensar que vinham para África e levavam tudo e todos à frente. Neste aspecto os ingleses são o Brasil da Europa, só que com resultados muito menos brilhantes. A Inglaterra não chega a uma meia-final desde 1990, não se qualificou em 1994, e falhou a qualificação para o último europeu. Têm uma equipa no máximo média, sem guarda-redes de nível mundial, com uma defesa sofrível, um meio-campo apenas aceitável, e um ataque onde pontifica apenas Rooney, que veio de uma lesão. Queriam o quê?

Já no caso de Anelka, parece que terá insultado o treinador Raymond Domenech no intervalo do jogo contra o México, que os gauleses viriam a perder por duas bolas a zero. O avançado do Chelsea, conhecido pelo seu feitio irrascível, terá dito qualquer coisa como "vai levar no cu, filho de puta", só que em francês. No fundo disse aquilo que muitos adeptos franceses gostavam de ter a oportunidade de dizer a Domenech. Nunca fui um grande adepto do futebol francês, e mesmo as vitórias no mundial de 98 e no Euro 2000 foram, a meu ver, incidentais. A França da década de 80, que venceu o Euro 84 e ficou em terceiro no mundial de 1986, capitaneada por Platini e onde brilhavam ainda Tigana, Giresse, Rocheteaux e Luis Fernandez era muito melhor equipa que esta, e mesmo mais interessante que a de 98 e 2000. Não tendes ilusões, amigos franceses. Não teria sido muito melhor se a Irlanda se tivesse qualificado?

5 comentários:

Anónimo disse...

Caro Leocardo,

Pequena correcção, falta aí um pormenor delicioso.. Segundo L'Equipe o que foi dito foi "Va te faire enculer, SALE fils de pute". Ora isto acrescenta um pouco mais de pimenta à coisa pois a tradução à letra seria "Vai levar no cú, PORCO filho da puta". Fabuloso. Mais ou menos como nos insultos em cantonense, em que em pouco mais de 5 expressões se insulta tudo e todos na família do visado. Uma grande selecção.

Leocardo disse...

Fica aqui a correcção. Obrigado ao anónimo.

Anónimo disse...

Não sei se a Irlanda lá estar seria melhor ou não. Agora que era mais justo, isso era.

Anónimo disse...

o Sr Leocardo diz tudo bem menos a parte em que diz que as vitórias em 98 e 00 da França foram acidentais...

talvez o sr leocardo tenha de recordar os planteis da França nesses torneios?

Anónimo disse...

as vitorias da frança em 98 e 00 acidentais???Quando se tem 1 jogador do outro mundo como foi o ZIDANE,as vitorias não podem ser acidentais.