sábado, 30 de janeiro de 2010

Volta à China


JIANGSU - Um homem de Wuxi roubou uma bicicleta, e durante o roubo foi atropelado por um carro. Devido aos ferimentos ficou internado no hospital um mês e pagou 30 mil yuan. Entretanto processou o condutor do automóvel em 150 mil yuan, e perdeu. Vai agora recorrer para o Tribunal Intermédio Popular de Wuxi.

JILIN - Uma menina de nove anos deu à luz um rapaz de cinco quilos de peso em Changchun na última quarta-feira. A família alertou as autoridades, que estão a investigar as razões da gravidez da jovem.

GUANGDONG - Um internauta de Shenzhen foi condenado a seis meses de prisão pelo Tribunal Popular de Futian depois de introduzir 60 vídeos pornográfico na internet entre Maio e Julho do ano passado. O internauta não o fez por lucro, e disponibilizou os vídeos a outros 140 internautas através de uma firewall protegida com password.

HENAN - Um homem de 86 anos foi libertado da prisão em Outubro último depois de 43 anos a cumprir várias penas. Sun Lai, ex-soldado do kuomitang, foi condenado cinco vezes. A última das sentenças foi de 17 anos, em 1996, depois de ter violado uma menor. Sun chorou quando ouviu a notícia da sua libertação, recusou-se a sair da prisão e diz que não tem abrigo e não sabe nada da sociedade de hoje em dia.

GUIZHOU - Mais de 250 mil pessoas esto sem água depois da maior seca que atingiu a região nos últimos 50 anos. As autoridades mobilizaram 61 mil pessoas e 1140 camiões cisterna para combater o problema, de acordo com o Gabinete de Controlo de Cheias e Secas da província.

SICHUAN - Um novo complexo residencial em Chengdu só aceita residentes estrangeiros com aparência ocidental. O novo complexo habitacional vai ter uma igreja, escolas internacionais e um hospital de medicina ocidental. O empreiteiro, que tem sido acusado de discriminação, não aceita chineses nascidos nos Estados Unidos, chineses com passaportes estrangeiros, chineses de Hong Kong e Macau e nem sequer japoneses ou coreanos.

SICHUAN - Mais de 600 casais no distrito de Wuhou em Chengdu casaram no último dia 9/09/09, mas entretanto já 100 se separaram. O nº 9 é pronunciado da mesma forma que "para sempre" em mandarim, e a data era considerado "sortuda" para os casamentos pelos chineses. Na cidade casaram um total de 5200 casais, 4% do total de casamentos de 2009 (!), e a taxa de separações entre eles é também elevada.

Sem comentários: