quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Resumo dos últimos dias do CAN


Os jogos da CAN 2010 têm passado a um ritmo frenético na TDM de Macau. Confesso que é a primeira vez que vejo mais que 1 ou 2 jogos duma CAN, e devo dizer que estou bastante bem impressionado com a qualidade de algumas das equipas.

Para já a Costa do Marfim, adversário de Portugal, que foi a primeira equipa a ser apurada para os quartos-de-final. Drogba e companhia, adversários de Portugal no próximo mundial, até tiveram uma entrada em falso, com um empate a zero frente ao Burkina Faso, mas obtiveram uma vitória convincente frente ao Gana, outro dos qualificados para o África do Sul 2010.

Os ganeses qualificaram-se graças a uma vitória por 1-0 frente ao Burkina Faso, orientado pelo português Paulo Duarte, num grupo que ficou marcado pela desistência do Togo, depois de um ataque terrorista no enclave de Cabinda.

Dos não qualificados, merecem destaque o Egipto e a Zâmbia. Os faraós são a única equipa apenas com vitórias, e defendem o título de 2008 e 2006. Se os egípcios vencerem o "tri", serão a primeira a fazê-lo num campeonato continental de selecções em todo o mundo. O Egipto apresentou um futebol muito atractivo e eficiente contra a Nigéria, e venceu tranquilamente Moçambique, apesar de uma primeira parte menos conseguida.

A Zâmbia tem jogado um futebol muito atractivo, muito "Africano", e apesar do empate frente à Tunísia a um golo e a derrota frente aos Camarões por três bolas a uma, ainda se podem qualificar para os quartos, caso vençam amanhã o Gabão, naquele que é o grupo mais equilibrado da prova.

Já a equipa da casa, a Angola de Manuel José, tem aproveitado o factor casa para disfarçar alguma inexperiência, e venceu o Grupo A com mais um ponto que Argélia e Mali, e mais dois que o Malawi.

O Mali, apesar de ter conseguido marcar sete golos contra apenas um dos argelinos, perderam o segundo lugar a favor destes últimos, por culpa do único golo dos argelinos ter sido marcado exactamente numa vitória sobre o Mali por 1-0.

A Argélia tem sido uma tremenda desilusão. Os magrebinos, que se qualificaram para um mundial 24 anos depois, têm mostrado um futebol muito defensivo e meio atabalhoado.

Nos quartos estão já alinhados os jogos Angola-Gana e Costa do Marfim-Argélia. Hoje Moçambique pode fazer história, caso leve de vencida a selecção da Nigéria, e o Egipto não dê uma "borla" ao Benim. Os "mambas" nunca venceram um jogo em fases finais do CAN.

1 comentário:

Anónimo disse...

Os Mambas nunca venceram e, infelizmente, não acredito que seja desta.