quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Natal Ortodoxo


Hoje festeja-se o Natal na Igreja Ortodoxa (do grego orthos, que significa "correcta" ou "acertada" doxa, que significa "doutrina, ou "sabedoria) que se separou da Católica durante o cisma de 1054. A Igreja Ortodoxa Oriental celebra o Natal de acordo com o calendário Juliano, ao contrário dos restantes cristãos que seguem o calendário Gregoriano. Portanto hoje é Natal na Rússia, Ucrânia, Egipto, Geórgia, Sérvia e Macedónia. Um amigo meu, russo, foi ontem a Hong Kong assistir à missa. Penso que existirão bem mais de uma centena de ortodoxos no território, pelo que não seria má ideia que os crentes não tivessem que se deslocar ao território vizinho para celebrar a sua missa de Natal. Afinal não é Macau uma "cidade exemplar" no que toca à liberdade de culto? É só uma ideia...

3 comentários:

Unknown disse...

Sinceramente nunca vi nenhuma igreja ortodoxa em Macau, logo o normal é não haver missas ortodoxas. Apesar de tudo, os ortodoxos continuam a ser a comunidade cristã mais reduzida do mundo.

Leocardo disse...

O FireHead só pode estar a brincar. Os ortodoxos são a segunda maior comunhão cristã do mundo, com 300 milhões de seguidores. Mas pronto, estava a brincar, não é?

Cumprimentos

Unknown disse...

Não, não estava nem estou a brincar. A Igreja ortodoxa, que na verdade são várias igrejas (mas composta por duas grandes igrejas: a russa e a grega), tem menos crentes que o protestantismo (quase 600 milhões de protestantes no mundo), que por sua vez é a soma de todas as igrejas protestantes.

Saudações.