terça-feira, 27 de outubro de 2009

Um olhar sobre os Tintins


Hoje o Bairro do Oriente leva-o até aos "Tintins", uma zona de Macau compreendida entre a Rua dos Mercadores, nas traseiras do Mercado de S. Domingos, e a Rua Cinco de Outubro. Sem ter bem a certeza, suspeito que esta zona foi baptizada de "tintins" pelos portugueses devido aos sao mai lou, um tipo de vendedor ambulante que colectava de porta em porta objectos que as pessoas não queiram, e revendia-os. Para chamar a atenção usava uma espécie de gongo que fazia um estridente barulho de "tin-tin-tin". Se estou errado, agradeço que me esclareçam.


Uma das muitas lojas de ferro velho que se pode encontrar na zona dos "tintins", esta na Rua dos Ervanários.


Também na Rua dos Ervanários, uma pequena loja ambulante que serve pequenos-almoços. Massas, pão e caldos numa manhã de Feriado, para o transeunte que começa o dia.


Um outro tipo de comércio ambulante: um sapateiro. Como estes existem muito poucos hoje em dia nas ruas de Macau.


O ferreiro Hap Lei. "Ferreiro" aqui lê-se tong tit, que significa literalmente "ferreiro de cobre", o que significa portanto que o senhor trabalha principalmente com aquele tipo de metal.


Sim, adivinhram, é uma loja de espelhos. Espelhos de todos os tipos, sendo muito requisitados aqueles que se penduram em cima das portas das lojas, para afastar os maus espíritos.


Esta é uma clínica de medicina chinesa. O senhor Cheng Wai Keong intitula-se de tit ta, que literalmente significa "ferreiro da porrada" (!), que é o equivalente ao nosso endireita. O tit ta trata lesões osséas menos graves, como entorses, e é muito requisitado pelos chineses.


Uma clássica loja de quinquilharia, onde se vende todo o tipo de bonecada. Na Rua da Tercena.


Aposto que esta já não viam há muito tempo, e provavelmente os mais novos nem sabem do que se trata: uma latoaria. Em chinês diz-se pak tit, ou "ferro branco". Como o nome indica, aqui trabalha-se com latão.


Não é bem Victor Emanuel, mas fica perto: é o António Manuel, este alfaiate. E o nome em chinês diz que se especializa em "fatos estrangeiros". Para o kwai lou mais exigente.



Encontrei este Pátio da Eterna Felicidade, e a julgar pela aparência das casas, muitos dos seus residentes já a encontraram...


A loja Chao Io Kei vende côcos. Isso mesmo. Côcos adultos, e portanto cheios de leite. Aconselho o leitor com o estômago mais sensível a beber com moderação, uma vez que estes côcos com um aspecto tão pitoresco podem ser indigestos.


Já na Rua Cinco de Outubro. Não consegui resistir a fotografar mais uma vez o exterior do Pagode do Bazar, localizado no largo com o mesmo nome. Deslumbrante, é o mínimo que se pode dizer.


A casa de chá Tai Lon Fong oferece chá, bolinhos, refeições ligeiras e ópera chinesa! Normalmente fins-de-semana e feriados à tarde, mas o programa das festas costuma estar publicado à porta do estabelecimento.


Nesta loja de antiguidades, além das habituais bugigangas, encontrei ese projector dos antigos, curiosamente muito parecido com um que o meu avô tinha. Uma raridade.


E para o coleccionador mais sofisticado, uma loja da especialidade com um aspecto muito mais profissional.

Espero que tenham gostado da viagem, e se ainda não visitaram os "tintins", não percam a oportunidade. Lá podem encontrar ainda selos, moedas, jornais antigos, e todos os tipos de porcarias.

6 comentários:

Ludovico disse...

Louvo este gesto simpático e sereno do Leocardo em saudação à velhinha Macau, que caminha noutros becos e para outras saídas...

António Manuel Fontes Cambeta disse...

O meu Estimado Amigo leocardo, não está enganado quando diz SAO MAI LOU, que traduzido literalnente quer dizer "(Apanhar Lou, comprar MAI homem LOU) Homem que recolhe e compras coisas velhas.
A Alfaiataria do meu velho Amigo António Manuel, que ainda é vivo,graças a Deus, e foi o meu primeiro alfaiate em Macau, fica situada na Rua Nossa Senhora do Amparo, o seu letreiro diz, U SENG que é o nome da alfaiataria, IONG FOK traduzido literalmente quer dizer ROUPA PARA ESTRANGEIROS.
Toda essa Rua e a rua paralela era e é cinhecida pelo zona dos Tins Tins, somemente nessa zona, embora, posteriormente tivessem aberto algumas lojas de antiguidades da na Rua 5 de Outubro e travessas adjacentes.
Em chinês essa zona é chamada de LAN KUAI LAU.
Já agora faço um repto ao meu estimado amigo Leocardo, que pelo que vejo, já está bem aclimatado a Macau e está seguindo um rumo de historiador cá da urbe com muita pinta.
Veja se decobre, se faz favor onde ficava em macau a Ponte Negra e a colonia balnerar dos Serviços de Marinha.
Um abraço amigo e continue com estas suas belas reportagens, pois no levam a tempo idos e alguns deles ainda teimam e estar por lá.

António Manuel Fontes Cambeta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
António Manuel Fontes Cambeta disse...

Rectificação.
SAO = APANHAR - RECOLHER.

Paulo39 disse...

Interessante. Gosto destes posts.
Por acaso, da última vez que estive em Macau fiz um tranquilo passeio por essa zona. É sempre fascinante entrar por essas ruas dentro e espreitar cada estabelecimento onde se encontram muitas relíquias.

Anónimo disse...

ao ler esse post foi um regresso ao passado, recordações da minha bela cidade!
MACAENSE 100% a viver em Portugal desde 1999!
Grande e forte abraço!