quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Eslováquia e Suíça qualificam-se, Ucrânia no play-off


A Eslováquia qualificou-se pela primeira vez para uma fase final do campeonato do mundo de futebol. Os eslovacos, separados da Rep. Checa em 1992, iam deitando tudo a perder no Sábado, quando foram derrotados pela Eslovénia em casa. Mas ontem os eslovacos carimbaram o passaporte para a África do Sul ao baterem a Polónia, em Chorzow, por uma bola a zero, num campo coberto de neve. Os eslovenos golearam São Marino em Saarravale por três bolas a zero, e vão disputar o play-off, onde podem encontrar a selecção portuguesa. Neste Grupo 3 a Rep. Checa não foi além do 3º lugar, e vai assistir ao mundial pela TV.

No Grupo 2 a Suíça empatou a zero em Basileia frente a Israel, resultado suficiente para garantir a qualificação directa. Os suíços qualificam-se para a fase final de um mundial pela nona vez na sua história, e pela segunda vez consecutiva. A Grécia bateu o Luxemburgo por 2-1, e vai jogar o play-off.

No Grupo 5 a Espanha fez o pleno: dez jogos, dez vitórias. Ontem a vítima foi a Bósnia-Herzegovina, que mesmo a jogar em casa não conseguiu resistir à "furia". Os espanhóis venceram por 5-2, com os dois golos dos bósnios a serem marcados nos últimos minutos. Mesmo assim a Bósnia qualificou-se para os play-off, e é um adversário desejável para a selecção portuguesa. A Turquia terminou de fora das contas da qualificação, e volta a falhar o mundial pela segunda vez consecutiva, depois de ter obtido um brilhante terceiro lugar em 2002 no Japão/Coreia.

Os ingleses vingaram-se da Croácia, que os afastou do Euro 20008. Os ingleses que terminaram isolados no topo do Grupo 6 perderam no Sábado na Ucrânia, permitindo a Shevchenko e companhia - que golearam ontem Andorra por seis bolas a zero - um lugar nos play-off. A Croácia venceu no Cazaquistão por 2-1 mas terminou em terceiro, um ponto atrás dos ucranianos.

Sem comentários: