segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Nuvens de tempestade


Uma notícia um tanto ou quanto estranha, e ao mesmo tempo preocupante. Um metereologista amador de Macau viu a sua conta de um fórum de internet cancelada e foi chamado à Polícia Judiciária por...prever o estado do tempo. Towin Mak faz da previsão metereológica o seu passatempo há 28 anos, mas foi só quando começou a "dizer quando chove" na internet (outra vez a maldita internet...) que começou a incomodar. As suas previsões eram sempre mais ou menos correctas, uma vez que eram obtidas na página electrónica do observatório meteorológico de Taiwan. Chamado à PJ, em Julho, foi-lhe dito que "não estava a fazer nada de ilegal" (!), mas que "não devia publicar as previsões na internet, pois podia alarmar o público" (!!!). Não sei se o sr. Towin Mak alguma vez previu algum dilúvio ou outro cataclismo, mas estou em crer que alguém que saiba usar a internet para consultar a sua página - que eu próprio desconhecia completamente que existia - não se deixa alarmar assim tão facilmente. Há quem provavelmente pense que sim senhor, o gajo não devia publicar nada pois "só os Serviços de Metereologia têm a informação oficial", mas e a tão apregoada liberdade de expressão? Onde está?

3 comentários:

Anónimo disse...

Isto em Macau está a ficar lindo, está... Não tarda nada a China continental, comparada com Macau, será considerada um exemplo de liberdade.

Anónimo disse...

Caro Leocardo,

A notícia saíu no SCMP de Domingo. Este desgraçado tem uma pancada qualquer por tufões e começou a interessar-se pelo tema e a investigar o mesmo.

O "problema" com a polícia ficou a dever-se ao facto de ele publicar no blogue que certos tufões justificavam o sinal 8 quando os SMG de Macau mantinham o 3. A explicação altamente perturbadora foi: a velocidade do vento registado nas 3 pontes era de 85 km/h quando se os critérios estabelecem que basta 65 km/h (ou algo do género) para içar o sinal 8. E aí está o problema: este desgraçado desmascarou a tendência para içar o sinal 8 apenas depois das 18:30 e baixar às 06:30. Uma palhaçada destes espertos da tanga que pululam em cargos de responsabilidade em Macau. O problema é que esta palhaçada pode um dia matar alguém.

Anónimo disse...

os servicos de meteologia nao acertam uma, aquilo e' uma vergonha, os tufoes sao perigosos e para colocarem o sinal 8 tem que ser depois das 18h para toda a gente ter que trabalhar e passa sempre a tufao 3 antes das 8h30.

Este desgracado como sabe e previa bem o melhor e' cala-lo, nao se va descobrir a careca