segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Quo vadis, querido líder


A Coreia do Norte é um país que faz parte do meu imaginário. Só quem lá foi e viu o que lhe foi permitido ver (e não foi assim tão pouco) sabe do que estou a falar. O país mais isolado do mundo, que criou o Juche, a teoria da auto-suficiência empolada por Kim Il-Sung, o presidente eterno. Em Portugal ainda existe um Centro de estudos do Juche, provavelmente frequentado pelo deputado do PCP, Bernardino Soares, que uma vez disse da Coreia do Norte, "Tenho dúvidas que não seja uma democracia".

A realidade é terrível. Um povo a morrer de fome, que endeusa os seus líderes, acredita que vive no paraíso (uma espécie de Cuba mais radical) e está tecnicamente em guerra com a Coreia do Sul e com os Estados Unidos. Divididos pelo paralelo 38, os coreanos viram-se separados por uma guerra - a primeira da Guerra Fria - que levou ao trágico da alienação de famílias inteiras. Os que ficaram no sul passaram por anos de privação que no fim resultaram numa democracia plena que os tornou numa economia efectiva e ainda hoje a 13ª maior do mundo.

No norte, depois de anos de pouca informação, soube-se da morte de Kim Il-Sung em 1994, e da sucessão que levou o seu filho Kim Jong-Il ao poder. Kim Jong-Il, um alcoolatra obeso, adepto da prostituição e com medo de voar. É famosa a sua viagem através do Transiberiano a caminho de Moscovo onde foi prestada homenagem ao seu pai, e do séquito de prostitutas russas que o acompanharam durante a viagem de vários dias.

Com enormes complexos (o de inferioridade que o levaram a usar sapatos de tacão alto), é o único cidadão do país com acesso à internet. Durante uma visita da secretária de estado norte-americana Madeleine Albright o "querido líder" terá deixado o seu e-mail, para que se mantivessem em contacto. Entretanto o povo, fustigado por catástrofes naturais e a ajuda internacional que ficava retida nas alfândegas controladas pelo regime, morria de fome. Um dos programas de televisão mais populares na Coreia do Norte ensinava a população como cozinhar cascas de árvore.

Para as famílias norte-coreanas ter um filho rapaz é uma benção. A pouca comida é fornecida na sua maioria ao rapaz, para que cresça saudável e tenha a honra de integrar o exército norte-coreano, que conta com mais de um milhão de militares e três milhões de para-militares, com um despesa anual de 6 mil milhões de dólares, o que era suficiente para salvar o país da pobreza e da fome.

Apesar de ter nascido num campo de concentração russo durante a II Guerra, o povo norte-coreano acredita que Kim Jong-Il nasceu no topo de uma montanha sagrada, e é imortal. A sua ausência das comemorações do 60º aniversário da República Democrática Popular levantaram especulações sobre o seu estado de saúde. Aparentemente Kim terá sofrido um derrame cerebral e terá corrido perigo de vida. Na Coreia do Norte está "tudo bem".

Não surpreende que o mundo tenha os olhos postos na Coreia do Norte. Alguns mais optimistas acreditam na auto-desagregação do regime com o desaparecimento de Kim Jong-Il. Outros mais cautelosos, como a Coreia do Sul e o Japão, seus vizinhos, não esquecem o aparato nuclear e temem alterações bruscas no país mais imprevisível do mundo. Nunca se sabe se vai haver um general maluco que jogue pelo tudo ou nada...

25 comentários:

Anónimo disse...

O Leocardo esqueceu-se convenientemente, como de costume, de acrescentar que o grande financiador do regime norte coreano é a China.
Que se a China de Mao não interviesse na guerra da Coreia, a Coreia estaria hoje unficada e todos os coreanos beneficiariam do nivel de vida proporcionado pela 13ª economia do mundo e da sua democracia.
E se o regime norte coreano sobrevive até agora isto deve-se ao apoio de décadas dado pela China, que ainda hoje continua.

Leocardo disse...

Zzzzzzzzzz...

Anónimo disse...

durma bem.

e nao tenha pesadelos com o chen shui bian.
ou com o dalai lama.

Leocardo disse...

O que o anónimo quer dizer é que a causa da grande fome dos anos 90 que minou o regime - que era assumidamente estalinista - por dentro, foi a queda do bloco de leste, e o fim da União Soviética. Basta olhar um pouco para a história sem qualquer tipo de preconceito para perceber que o paralelo 38 foi a primeira divisão da guerra fria, "os Estados Unidos ficaram com o sul, os sovietes com o norte". O governo socialista de Kim Il Sung era beaseado no de Moscovo, e completamente apoiado por este. os governos eram já separados desde 1948, o qe originou a guerra de 1950-53. O papel da China, que tem sido maioritariamente mediador, só se deu no final dos anos 90. É verdade que Mao e Sung eram grandes amigos, mas daí a considerar o regime norte-coreano maoista...
Mas pronto, a culpa de tudo é da China.

Anónimo disse...

O Leocardo esquece-se sempre da sua China, mas nunca se esquece de Cuba. Esta de dizer que a Coreia do Norte é uma espécie de Cuba, só que mais radical, é engraçada. E porque não dizer que a Coreia do Norte é uma espécie de China mais radical? Veja lá com olhos de ver o que se passa e verá que há muito mais fome na China do que em Cuba. Mais fome, mais falta de assistência médica, mais falta de assistência em cenários de catástrofe, mais escravidão, etc, etc, etc.

Leocardo disse...

Mais população que no resto do mundo... Imagine o que seria Portugal com 50 milhões de habitantes? E não, o facto do senhor ter ido a Cuba cheio de euros não invalida que na ilha haja fome. Se é mais que na China? Duvido muito. Os dinossauros estão todos bem, ouvi dizer.

Anónimo disse...

Razão tem o Castelo Branco e o Ruinix, que não permitem comentários. Cada um...

Leocardo disse...

O Ruinix permite comentários.

Anónimo disse...

Os dinossauros chineses, pelo contrário, se calhar estão em vias de extinção, não? Você é que vai à China com os bolsos cheios de patacas e só vê o que quer ver.

Anónimo disse...

se nao hovesse fome, o regime já seria bom e o kim jong il um bom rapaz, nao é?

os americanos chegaram a ocupar toda a peninsula coreana durante a guerra.
e se a china nao interviesse assim continuaria.
nao se esqueça das centenas de milhar de soldados chineses mortos nessa guerra, entre os quais um dos filhos do mao.

os russos nunca tiveram tropas na coreia, excepto durante um curto periodo após a retirada da administraçao colonial japonesa.
o regime norte coreano sempre foi muito mais apoiado por pequim do que por moscovo, especialmente depois do "cisma" do mundo comunista.

leia mais e lamba menos, é o que eu lhe aconselho.

Anónimo disse...

Gostei do apontamento do anónimo das 11:26 e eu próprio confesso que pensei exactamente a mesma coisa quando estava a ler o post do Leocardo.

Eu costumo acompanhar as noticias sobre este país tão sombrio e isolado e também interesso-me bastante pelo assunto. Estive lá há dois anos e foi uma experiencia inesquecivel.

Mas não consigo conceber que alguém faça uma análise (mesmo que muito breve) sobre a situação daquele povo miserável e degraçado durante décadas por dois monstros chamados Kim Il-Sung e Kim Jong-Il, e nem sequer dedique uma palavra para mencionar quem os tem realmente financiado e protegido durante todo este tempo.

O Leocardo poderá chamar a isto apenas um pequeno pormenor que escapou (convenientemente como de costume), mas quer queira quer não, esta é a principal razão pela qual aquele regime continua no poder e provavelmente continuará por muitos mais anos.

Anónimo disse...

Olha o Leocardo acordou.

Deve ter tido os tais pesadelos.

Vá lá, volte a dormir.

Se quiser eu chamo o Hu Jintao para lhe dar um beijinho de boas noites

Leocardo disse...

Pois é. O pormenor da participação da China maoista na Guerra da Coreia. Não sei quem falou aqui da guerra da Coreia, mas 140 mil soldados chineses mortos retiram toda a importância de quatro décadas de apoio soviete, em tudo: armamento, logística, comida, tudo. A Coreia do Norte, o último país estalinista da Terra. Estalinista quer dizer chinês. Vivendo e aprendendo.

Ao último anónimo: não discuto as suas preferências sexuais, mas não deixo que homens me dêm beijinhos de boas-noites. Em todo o caso, divirta-se.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

chamar estalinista de facto define tudo. é só uma questao de nomes.

assim como o actual regime que vigora no nepal é maoista puro, como toda a gente sabe.
assim como a coreia do norte se chama republica popular e democratica da coreia, o que faz dela uma democracia.

e quanto ao beijinho, se não quer o hu jintao, eu chamo a ministra wu.
mas se a viuva do mao estivesse viva, era ela que eu chamaria.
mas para seu azar, ela já morreu.

Anónimo disse...

Toda a gente sabe que o regime norte Coreano teria os dias contados no momento em que deixasse de ter o apoio político e económico da RPC. Isto com ou sem a Rússia, seria absolutamente irrelevante.

Alguém tem duvidas que é a China quem realmente sustenta e prolonga esta situação, pela simples razão de que um colapso do regime além de destabilizar seriamente a região, traria ondas de choque que fariam tremer o ténue equilibrio dos outros regimes totalitários na Ásia, incluindo o seu próprio?

Mas nada disto interessa ao Leocardo, aliás acho que nem vale a pena discutir consigo.

A forma como você faz as suas análises do mundo, pegando apenas no que lhe interessa e ignorando completamente o inconveniente, sem qualquer preocupação por imparcialidade ou honestidade intelectual é triste.

Por que não se dedica apenas a comentar o dia a dia de Macau, a comunidade macaense, as trapalhadas da TDM, os menus dos restaurantes locais, os rituais dos chineses... sei lá, tudo isto que é o que realmente faz as pessoas visitarem o seu blog?

Pronto, vá lá.... dispare lá mais um daqueles comentários-resposta do tipo "se não gosta vá-se embora e não volte mais, cumprimentos" de que tanto gosta.

Mas sabe, é que eu gosto mesmo de ler os seus textos. Os tais que referi dois parágrafos acima.

Anónimo disse...

Leocardo, o Ruinix só permite os comentários de quem pensa como ele. Todos os outros são rejeitados no processo de aprovação prévia. É ir ao blogue, ver os comentários que lá estão e tentar enviar um a criticá-lo. Mas aconselho os interessados a tomarem primeiro um comprimido para o enjoo, porque aquilo enjoa mesmo. Ele é pior que o Bernardino Soares.

Anónimo disse...

Fogo, 16 comentários num mesmo dia.
Quando se trata de "politica ou politiquices" todos têm uma opinião a emitir.
O que quero dizer, é bom ouvir tantas opiniões, mas sejamos tolerantes e evitemos as palavras fortes.
O Leocardo ainda é o anfitrião.
Mas ó Leocardo tens de acertar o fuso horário, que isso já passa muito do dia 16.

Anónimo disse...

Quem gosta deste maluco e considera a Coreia do Norte uma democracia é o Ruinix. O rapaz não bate bem da bola.

Anónimo disse...

Isto é um blog, nao um jornal.

Leocardo, força.

Leocardo disse...

Disse pouco e disse tudo. Eu é que não vou perder mais tempo com reafirmações ou esclarecimentos a esse respeito. Obrigado e um abraço.

Anónimo disse...

estes anonimos cheiram a vitinho...

Anónimo disse...

O blog do lambe cu

Anónimo disse...

viva o vitinho!

Anónimo disse...

mesmo deixando publicar comentarios, nao quer dizer que o blog e aberto ou aceita as ideias dos outros...basta ver os blogs do vitinho, que apresar que constar la a palavras comentarios, a censura do administrador e tao grande que , so aqueles que lhe ilogiam sao publicados e o resto...

Anónimo disse...

concordo com o anonimo de 20h09, que adianta deixar um psuado- espaco aberto para criticas, mas afinal tudo que constitui crticas sao censuradas?