quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Fora de controlo


1) Uma criança de 16 meses está internada em Macau com pedras nos rins. Segundo os pais, a criança tem sido alimentada com leite em pó da marca Nestlé Gold, fabricada no norte da China, uma das que se suspeita estar contaminada com melamina. A Nestlé já emitiu um comunicado esclarecendo que a quantidade de melamina nos seus produtos lácteos "é mínima", e que não pode ser prejudicial à saúde. Entretanto continua a corrida de pais a hospitais e centros de saúde em Macau, Hong Kong e China continental, querendo garantir que os seus filhos estão de boa saúde. A importação de leite produzido na China foi já proibido em 12 países, e a OMS diz que a situação está "fora de controlo".

2) O tufão Hagupit deixou um rasto de destruição no território. As zonas baixas foram as mais fustigadas com inundações, devido às marés provocadas pela tempestade. O estado da cidade esta manhã era caótico, com lixo espalhado por toda a parte. Muitos comerciantes queixam-se de perdas que em alguns casos chegam aos milhões de patacas, e culpam o Governo por não conseguir prevenir a catástrofe. O director dos serviços de metereologia e geofísica, Fong Soi Kun, prevê que a situação se volte a repetir, devido às características topográficas de Macau. Este mesmo responsável avisou ainda que se está a formar uma nova massa no Pacífico sul que pode originar uma nova tempestade tropical nos próximos dias.

3) Macau está de luto com o desaparecimento de dois filhos da terra. Na segunda-feira faleceu António Paiva, vice-director dos Serviço e Inspecção e Coordenação de Jogos, e ontem foi José Martins Achiam, figura ímpar da divulgação do karate-do no território. Um pensamento: quando deixamos de crescer, começamos a envelhecer.

5 comentários:

Anónimo disse...

Toponimicas não...
topográficas, certamente.

Leocardo disse...

Tem razão, toponímicas refere-se aos nomes das ruas. Mea culpa. Obrigado pela atenção e abraço!

Anónimo disse...

Ai, ai, Leocardo.
Não só das ruas.

A toponímia estuda os nomes de países, cidades, vilas, aldeias, rios, lagos, montes, relevos...


(outro anónimo...)

Anónimo disse...

Pronto, é a toponomástica que se refere aos nomes das ruas! Há gajos mesmo chatos...

Anónimo disse...

Gajos ou gajas...