quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Corrupção no mundo


Macau voltou a descer no ranking do Índice de Percepção da Corrupção (CPI na sua sigla inglesa) pelo segundo ano consecutivo. Macau desceu para o 43º lugar, depois de ter descido seis lugares em 2007, de 28º para 34º. A tabela é lidera ex-aequo pela Dinamarca, Nova Zelândia e Suécia. Singapura continua a ser o país menos corrupto da Ásia Pacífico, com o 4º lugar no geral, enquanto a Finlândia desceu para quinto. Hong Kong voltou a subir neste índice, sendo agora o 12º país ou território menos corrupto do mundo.

Quanto ao mundo em português, Portugal está em 32º lugar, e Cabo Verde continua a fazer boa figura (47º lugar), e é mesmo a grande excepção entre os países do PALOP, muito à frente de S. Tomé e Príncipe (121º), Moçambique (126º), Angola (158º) ou a Guiné-Bissau (161º). O Brasil continua a perder o combate contra a corrupção, encontrando-se agora em 80º lugar.

Entre as grandes potências mundiais, os Estados Unidos estão a par do Japão no 18º lugar, mas atrás do Reino Unido. A China está em 72º lugar, e a Rússia num surpreendente 147º lugar, atrás de muitos países do terceiro mundo (Timor-Leste está em 145º lugar!). O Iraque, a Birmânia e a Somália são os países mais corruptos do mundo. Consulte aqui o CPI completo.

2 comentários:

Anónimo disse...

Aquele país ali no corno de África não é a Somália? O facto de estar a branco não significa que não têm dados? Então como é que na lista a Somália aparece em 180.º lugar? Pois, pois... não é que não acredite na possibilidade de a Somália ser o país mais corrupto, mas não acreditei muito noutras classificações, e era bom que a tal "Transparency" se decidisse sobre se, afinal, têm dados sobre a Somália ou não.

Leocardo disse...

Lamento não ter encontrado um gráfico mais recente. Aquele refere-se a 2006. Mas os dados a 2008. Cumprimentos.