quinta-feira, 30 de julho de 2015

João Caetano - "É tempo de mudança"



João Caetano, músico nascido e criado em Macau para o universo da lusofonia lançou finalmente o seu primeiro single: "É tempo de mudança", e congratulo-me (tenho a imerecida honra, diria mesmo) de ter tido o próprio a enviar-me o "link" para o vídeo acabadinho de colocar no YouTube. O que dizer do tema em si? Pouco mais do que isto: brilhante. Quem me conhece sabe que ando normalmente a duas velocidades: ou digo mal (o meu exercício de catarse predilecto), ou não digo nada, dependendo da consideração que tenho pela pessoa. Aqui o João faz-me "meter a terceira", ou seja, reconhecer o mérito onde ele existe, e nem é necessário um grande esforço para se gostar logo deste seu trabalho de estreia, que tem à partida algo que abona em seu favor: é em português. Dito isto, surpreendeu-me o estilo, que talvez devido ao seu anterior trabalho com os Incognito esperava que fosse algo mais "jazzistico", mas niet! João Caetano rende homenagem a uma das duas maiores influências (a maior?), José Afonso, pegando na música de intervenção de raíz abrilista, fazendo-lhe um "upgrade" para a versão 2.0. A formação musical de João Caetano acrescenta à mensagem de teor marcadamente social e politico algo que é hoje uma condição "sine qua non" para se ser tido e achado nesta competitiva indústria que vive cada vez mais do "já, agora , imediatamente": o ritmo. Num tempo em que a memória é curta, tão curta que tantas vezes não nos deixa tempo para absorver a mensagem e deixar-nos dois minutos a reflectir sobre aquilo que acabámos de escutar, João Caetano propõe-nos um tema com letra sua, e música em co-autoria com Francisco Sales, que entra logo no ouvido após a segunda vez que se ouve (primeira para a maioria das pessoas, eu sou um bocado duro de ouvido), e dá para cantarolar e tudo, para impressionar as miúdas, e tal - é só atinar com a letra, algo que para mim é ainda um "work in progress".


Se tenho alguma coisa a apontar? Claro, nem podia ser de outra forma, pois caso contrário deixáva-mos de ter os "Grammies" e no seu lugar teríamos os "Joaos Caetano's". Só que aquilo que considero menos bem conseguido nem tem a ver com a música em si, mas mais com o vídeo. Não tirai conclusões precipitadas, o "clip" de José Ricardo Lopes com desenhos de Rómulo Santos e edição de João Silva está excelente, mas a meu ver falta algo de essencial: o próprio artista. Sendo este o seu trabalho de estreia, e com o devido "marketing" um êxito em potência, perde-se uma excelente oportunidade para o João Caetano se dar a conhecer ao grande público. Mas isto é de somenos importância, pois a canção é cinco estrelas, a mensagem é válida, actual e pertinente, e o João vocaliza-a com uma garra e uma paixão que me deixam perfeitamente rendido. E mais que todo este "parlapié", nada como escutar "É tempo de mudança", e garanto-vos que vale mesmo a pena. Sinto-me inchado de orgulho por o João ser 1) um artista "made in Macau" e 2) ter a suprema honra de o conhecer (já vos disse que não sou merecedor?).

Um grande abraço e parabéns, João!

PS: E o álbum, é para quando?


Sem comentários: