terça-feira, 27 de novembro de 2012

Tenham frio, tenham muito frio


Macau tem sido assolado desde um último fim-de-semana por uma frente fria, que fez com que as temperaturas baixassem até aos 13/14º C. Isto levou a população do território a tirar dos armários os casacões, os cachecóis, as botas, as meias grossas, as luvas, os barretes e os gorros. Imagino até a festa que será quando chega uma pontinha de frio. É altura de mostrar as aquisições da moda Outono/Inverno. O frio tem sido acompanhado por uma chuva miudinha, que foi mais intensa durante o último Sábado de madrugada, e o guarda-chuva passou a ser um utilitário obrigatório - mesmo que chova muito pouco, ou não chova de todo. Hoje levei o guarda-chuva de manhã, e nem precisei de o abrir.

Ouvi alguém comentar "parece que o Inverno chegou mais cedo este ano", qual ermitão cuja dor no calo do dedo grande do pé esquerdo anuncia a mudança das estações. Meu Deus, calafetem portas a janelas, artilhem os pneus dos carros com correntes, pichem os telhados, preparem as pás para retirar a neve dos acessos às portas. Não façam muito barulho por causa das avalanchas e encham as despensas de víveres, não vá um nevão mais forte encerrar os mercados e outros postos de abastecimento. Preparem-se para o pior, e não se esqueçam que falta menos de um mês para o fim do mundo previsto pelos Maias. Aproveitem os últimos dias para irem ao ta-pin-lou, comerem um guisado de carneiro ou provar o macaense Tacho, todos ideiais para o frio glaciar que se aproxinma.

Em Macau a chuva é dirimente da actividade social. Quando saí à tarde para almoçar alguém me disse: "Vais sair para almoçar? Mas está frio e chuva lá fora!". O que seria da civilização britânica e germânica, das mais avançadas do mundo, se uma simples chuva e o frio fossem uma razão para não sair de casa? Para eles o estranho é estar calor. Aí é que ficam mesmo desorientados. A produtividade desce nos países nórdicos à medida que as temperaturas sobem. Muito tinha esta gente a aprender com eles. Nunca ouviram falar em "trabalhar para aquecer"? Em vez disso é o pânico - "ó meu Deus, está tanto frio, vou morrer".

A verdade é que o tempo vai continuar assim, frio e chato até sexta-feira, e no próximo Sábado e Domingo vamos ter sol e temperaturas máximas de 23 graus. Mesmo o Natal costuma ser ameno, e o frio a sério chegará em Janeiro e Fevereiro, com os termómetros a baixar até aos sete graus, e quem sabe menos. Talvez nessa altura estes cidadãos tão cuidadosos vistam roupas de esquimó, e vão viver em iglos. Por enquanto isto é uma "corrente de ar", que uma simples camisola mais grossa resolve sem problemas. Por esta lógica neste fim-de-semana, quando as temperaturas subirem e o astro-rei imperar glorioso no céu límpido, vão voltar às ruas as t-shirts, os calções e as sandálias. A moda impera e esta não é parva, não senhor.

Sem comentários: