terça-feira, 27 de novembro de 2012

Nazismo? Quem lhes dera...


O escritor português José Luís Peixoto, que passou por Macau várias vezes, deu uma entrevista ao Jornal i onde diz que a Coreira do Norte "tem mais de nazismo do que de estalinismo". Isto a propósito do seu novo livro, "Dentro do segredo", inspirado na sua visita ao país mais isolado do mundo.

Percebo muito bem o que o José Luís Peixoto quis dizer, e não vou aqui armar-me em esquisito ou fazer segundas leituras, mas sinceramente, quem dera aos norte-coreanos que aquele país fosse um regime nazi. O nazismo foi um episódio negro da história, um erro que não se deve repetir, um regime diabólico, mas os nazis não deixavam o seu povo passar dificuldades nem morrer de fome.

Conseguiram mesmo implementar poíticas que hoje são consideradas positivas; baniram a vivisecção de animais, tinham espécies protegidas, foram pioneiros no combate ao tabagismo (o JLP diz na entrevista que os norte-coreanos "fumam muito, em todo o lado"), tinham um dos maiores sistemas de segurança social de toda a história, criaram uma invejável rede de auto-estradas e investiram na segurança rodoviária, inovaram no cinema e na moda, e contribuiram para muitos avanços na medicina. Os alemães não viviam no isolamente nem na ignorância durante o terceiro reich.

O que acontece na Coreia do Norte é algo de muito original, diferente do estalinismo propriamente dito. Estaline era um louco homicida, enquanto os Kim são apenas uns loucos negligentes e teimosos. Sinceramente a pobre população norte-coreana teria muito mais a ganhar se o regime que vigora no seu país fosse o nazi. Agora que deixei isto claro, recomendo a leitura da entrevista, e ficarei à espera do livro.

Sem comentários: