sexta-feira, 17 de junho de 2011

Ai a educaçãozinha


1) "Os funcionários do Consulado de Portugal estão a tratar com uma atitude prepotente e mesquinha os cidadãos portugueses de ascendência chinesa que ali se dirigem para renovar os seus passaportes", acusa a deputada Ho Sio Kam, presidente da Associação de Educação Chinesa de Macau. É é mesmo a educação, neste caso a má educação dos funcionários consulares, que acusa de serem prepotentes e arrogantes. Não deve ser mentira, se calhar, eu pelo menos não tenho razão de queixa. A sra. deputada tem razão quando diz que “Desde a transferência de Macau, houve grandes melhorias nos funcionários do Governo". Do Governo de Macau, entenda-se. O Consulado Geral de Macau, e surprise, surprise senhora deputada, não tem nada a ver com o Governo de Macau. Se isto serve para o melhor, serve também para o pior, pois claro. O que acontece é que muitos cidadãos de Macau dirigem-se aos serviços públicos predispostos a tratar os FP abaixo de cão, e os funcionários, como têm medo de perder o emprego, submetem-se. Só que no Consulado Geral de Portugal mandam as leis de Portugal, e portanto é como se estivessem em Portugal, e têm de piar fininho. Claro que isto é mau, as pessoas precisam de ser bem atendidas, é o dever deles, etc, etc, etc. Mas e daí, alternativas? Ah e que tal renunciarem à nacionalidade portuguesa e aí podem tratar dos documentos todos inter pares? Ah pois isso não, não dá jeito nenhum.

2) Fiquei chocado com a não-notícia da última página do Macau Hoje, que ainda por cima levanta uma polémica escusada. Não conheço a senhora agredida em questão, mas parece-me ser uma espécie de figurão do jet-set macaense. A história propriamente dita está um bocado mal contada, se me permitem, e aquela (impublicável) fotografia não dá nada a entender uma "série selvática de socos", por exemplo. Não fosse a (repito, impublicável) fotografia, dava a entender que tinha havido boca rebentada e nariz e dentes partidos, o que não parece o caso. Mas pronto, não quero julgar, foi uma agressão que nunca devia ter acontecido contra uma senhora (e num elevador, não há câmara?) e pronto, quero que isso fique bem assente. Agora quanto a algum tipo de situações descritas no texto e às trocas de galhardetes do tipo "volta para a tua terra" e afins, não posso concordar. O último parágrafo é deveras lamentável: "O Hoje Macau sabe que casos como este, sempre com insultos aos “estrangeiros”, têm vindo a acontecer um pouco por toda a cidade, fazendo temer quem não é de etnia chinesa pela sua segurança neste território". Se o Hoje Macau me quiser ouvir, eu só tenho a dizer bem de todos os sítios onde vivi em Macau. Nunca fui mal tratado pelos vizinhos por ser diferente. Recebo um tratamento diferente, é verdade, mas "diferente" não quer sempre dizer "mau". Gostava de tentar perceber qual é essa mania de andar a pedir aos chineses que sejam "educados" de acordo com os nossos padrões. Querem o quê, que eles vos tirem o chapéu na rua ou chamem-vos de sôtor e sôtora? É muita soberba tentar impôr a vontade da ínfima minoria sobre a esmagadora maioria. Mas como já disse, nunca tive problemas de nenhum tipo com os vizinhos chineses. Se calhar é porque não penso que sou melhor que ninguém. E tenho dito.

36 comentários:

Anónimo disse...

Não há problema terem ascendência chinesa, deviam era ter de provar que são portugueses de facto e que merecem a nacionalidade que têm. Para começar, um bom teste de português para avaliar o seu grau de conhecimento da língua. Depois podia ser sobre a cultura e por aí fora. Se retêm a nacionalidade só porque lhes dá jeito (como por exemplo para viajar) e no entanto não falam nem se sentem minimamente portugueses, compete ao Estado português retirar-lhes a nacionalidade mesmo contra a vontade dos esquerdistas.

Anónimo disse...

Eu também nunca tive problemas com os vizinhos ou com quem tenho cruzado. Existem uns mais macambúzios, outros mais cordatos e outros mais extrovertidos. Chineses, portugueses e bifes. Acho também que a história está mal contada. A menos que se trate de um psicopata é estranho que alguém desate aos palavrões só por lhe ser chamada a atenção de ter tocada na senhora ao carregar no botão do andar e que desate aos socos por causa de um empurrão (merecido segundo o MH). Acho estranho, não estou a dizer que não aconteceu. O que acho que aconteceu e isso não precisa de câmara ou testemunhas é a parte do porteiro. Devia estar a dormir e nem deu por nada. Ou ficou a ver e a dizer "Ai ah"

Anónimo disse...

oh!!! é portanto os chineses andam a vingar, 1ª vitima Gina Rangel

Anónimo disse...

O Carrrlos Morrais José devia de ter vergonha em publicar uma nao-noticia da forma como foi escrita, tendenciosa e preconceituosa. Se soubesse o calibre da senhora, talvez percebesse a furia do agressor, que, mesmo assim, não ter qualquer tipo de desculpa na accao de ter esmurrado a dita senhora.

Anónimo disse...

Para o anónimo das 17:26:quem nasceu em Macau antes de 1999 tem nacionalidade portuguesa e não tem que provar nada se sabem portugues ou não mesmo sendo chines.Tal como o Eusébio e Coluna e muitos pretos que nasceram antes de 1973 não tiveram que saber portugues para ter nacionalidade portuguesa porque eram de colonias de Portugal

Anónimo disse...

O Consulado de Portugal pelo menos é justo: discrimina toda a gente. Eu sou de etnia portuguesa e também já lá fui discriminado quando fui renovar o passaporte. Deram uma informação importante às pessoas que estavam à espera, mas só em chinês. Portanto, eu fui o único que não percebi e fiquei para trás. Se calhar também devia ir contar o meu caso à senhora deputada.

Anónimo disse...

Se discrimina toda a gente então deram uma informação importante às pessoas que estavam à espera???Estranho

Anónimo disse...

Discrimina toda a gente mas não é ao mesmo tempo. No caso que aparece no jornal há discriminação da etnia chinesa e no meu caso houve discriminação da etnia portuguesa. Se assim ainda não der para entender, a seguir faço um desenho.

Anónimo disse...

Se calhar é porque tens "yeun Soi".Traduzindo: cara feia.Se fosses uma portuguesa bonita com bom corpo aposto que não tinhas sido discriminado

Anónimo disse...

Chan hai yeong soi, co ham ka chan.

1. Nenhuma autoridade da RAEM ou da República Popular da China tem que ver com o que se passa portões do São Rafael adentro. Caso contrário tem o nome de INGERÊNCIA NOS ASSUNTOS INTERNOS DE UM ESTADO SOBERANO, LIVRE E INDEPENDENTE, como é o caso de Portugal;

2. Se estamos nesta de deputados a criticar o funcionamento de Missões Diplomáticas, que tal os prováveis líderes da oposição em Portugal, como Francisco Assis ou Tó Zé Seguro a começarem a criticar a forma como a Embaixada da China maltrada os seus próprios cidadãos chineses...........Um nonsense total. É típico de gente burra, ignorante e má rés, a na ralé política.

Anónimo disse...

"a ralé política"

Anónimo disse...

Os chineses são uns racistas : http://hojemacau.com.mo/?p=15725

http://hojemacau.com.mo/?p=15728

PEDRO CHUNGA disse...

um chinês só tem nacionalidade chinesa se nasceu em macau antes de 1981 (se um dos ascendestes não forem) altura em que a lei da nacionalidade foi alterada...

Anónimo disse...

Não haja dúvida que aprendemos muito com os comentários anteriores !!! Enfim, que tristeza!

Anónimo disse...

Interessantes pontos de vista! Concordo.


1) o caso da snra deputada é um caso de diz que disse. Se os portugueses de etnia chinesa se acham mal tratados, então façam a reclamação em sitio próprio: o livro de reclamações do consulado. Aquela tirada mostra bem a elevada qualidade política que há cá por estas bandas.


2) não conheço o caso da D. Rangel e sua agressão para além do que foi publicado no Hoje Macau. Contudo esta não é a primeira vez que um chinês esmurra a cara de um português, o que torna difícil perceber o comentário do escriba do Hoje Macau sobre os "estrangeiros". Julgo que até na história de Macau houve um governador tuga que acabou muito mal na mão da populaça china.



AA

Anónimo disse...

Ó das 11:16, e podes-me explicar o que é que se pode aprender com o teu não-comentário?

Anónimo disse...

"É muita soberba tentar impôr a vontade da ínfima minoria sobre a esmagadora maioria."

Agora disseste tudo, Leocardo. Aqui em Portugal é assim também. Mania que as pessoas têm de votar nos esquerdistas que se preocupam mais em defender os outros. Já os nacionalistas procuram defender primeiros os seus, mas esses, coitados, é que são os mauzões, os fascistas, os racistas filhos da mãe. E é assim que as nações vão aos poucos morrendo.

Anónimo disse...

Os chineses são racistas tal como os portugueses.

Anónimo disse...

Um chinoca a meter-se num assunto que diz respeito aos tugas, era só o que faltava!

Anónimo disse...

Se há coisa em que todos são iguais é no racismo. Sejam brancos, pretos, amarelos ou vermelhos, há racistas e há quem não o seja. Devemos escolher os nossos amigos pelo que pensam e não pela cor que ostentam...

Anónimo disse...

Será que o racismo é mesmo igual em todos? Então porque quem usa a carta do racismo quando se sentem discriminados são todos menos os brancos? Ainda por cima no Ocidente, onde o branco é a maioria?
O raio que parta mas é. O nacionalismo é a solução. Fim da União Europeia e recuperação das nações!

Anónimo disse...

Eu não sou racista,tanto como gajas boas brancas,pretas,amarelas.

Anónimo disse...

E levas porrada de pretos e ciganos.

Anónimo disse...

Não levo não.Tu é que levas.

Anónimo disse...

Eu sou como o das 22:40, não ligo a raças. Quando muito serei sexista porque só gosto de mulheres.

Anónimo disse...

Pelo amor de Deus! Os portugueses são dos povos mais racistas e xenofobos na face da Terra, tanto deram que agora levam

Anónimo disse...

Os portugueses são dos povos mais racistas? Percebes tanto de história como eu de bordados...

Anónimo disse...

Portugueses são racistas, ok isto é um facto mas mais racistas que os alemães,franceses,ingleses,americanos não são de certeza.Se houvesse um campeonato mundial para ver quem é mais racista,Portugal ficava lá para 5º,6º,7ºlugar.Alemanha seria campeão mundial de racismo.

Anónimo disse...

Chineses são os campeões do racismo, principalmente a variante etnica HAN.

Anónimo disse...

Há gajos que aqui comentam, como o das 21:42, que são uns analfabrutos do pior. Nas contas deles do racismo só entram europeus. Não sabes o que se passa nos outros continentes, anormal?

Anónimo disse...

Volto a repetir,não sou racista,eu fodo com qualquer gaja boa de qualquer nacionalidade.Comida a mesma coisa.Os racistas que são gajos esquisitos e com manias.

Anónimo disse...

não concordo totalmente com o Leocardo, porque também fui discriminado e maltratado no Consulado... apesar de o Consulado ser território português e estar sob a dependência do Estado português, os seus funcionários não têm o direito de discriminar e maltratar a malta que vai lá... esta atitude de não-serviço só mancha o bom nome de Portugal... eles têm o dever de servir as pessoas, ainda por cima pessoas com nacionalidade portuguesa... apesar de mt chineses com nacionalidade portuguesa não saberem falar português, isto não quer dizer que eles não têm o direito de ter nacionalidade portuguesa... existem mt chinesas que tiveram nacionalidade portuguesa porque casaram com portugueses... será que elas não têm o direito de ter a nacionalidade portuguesa? só por não saberem nada de cultura e língua portuguesas? e sabem porque é que elas e tantos outros chineses de Macau não sabem? pq o Governo português de Macau nunca incentivou o ensino da língua portuguesa em todas as escolas de Macau... a culpa é dos portugueses que administraram mal Macau... e será que estas chinesas, mt delas já velhinhas, têm que subjugar-se à má-educação dos funcionários consulares, que julgam que são os reis do consulado?? a minha avó, de nacionalidade portuguesa e viúva de um português, quase que chorou em público por ser maltratada pelos funcionários consulares, que berravam por todos os lados, ralhavam e humilhavam toda a gente, ainda por cima dpx de ter esperado horas seguidas... e aqueles chineses que esperam desde das 6 da manhã à porta do consulado para tratar de documentos?? claro, são chineses, por isso não têm direito à nacionalidade portuguesa e têm direito de serem maltratados, dizem alguns... mas, consta que os filhos ou o conjuge de uma pessoa que tem a nacionalidade portuguesa pode ter a nacionalidade portuguesa... por isso, estão no seu direito de ter... ou as leis de Portugal não se aplicam a eles? mas ter a nacionalidade portuguesa e seguir as leis de Portugal é sinónimo de ser maltratado pela burocracia? não acho que seja assim... apesar disso, acho que a deputada Ho Sio Kam, em vez de protestar na AL junto ao Governo da RAEM (que nada pode fazer para melhorar os serviços do Consulado), devia é liderar um protesto à porta do consulado, se ela está mesmo tão preocupada com os chineses de nacionalidade portuguesa...

Anónimo disse...

Eu gostava é de ver voces a trabalharem no consulado de macau e ver o que voces fariam quando estão sempre a ser massacrados por gente mal educada que vão lá fazer mil e tal perguntas e quando não tem aquilo que querem começam a insultar o funcionário de cabeça aos pés.

Anónimo disse...

Oh anónimo quem é funcionário público tem que ter muita paciencia e ser bem educado para todas as pessoas mesmo quando são insultados.Não esqueças que quem paga o salários dos funcionários públicos são os contribuintes e se eu for lá e mandar a merda um funcionário ele só tem que sorrir e continuar a ser bem educado comigo.Quem não tem paciencia e boa educação para atender então muda de profissão,não deve ser funcionário público.

Anónimo disse...

Se eu fosse funcionário público e tivesse que te atender, eras o primeiro a ser mandado para o caralho, ó das 22:56.

Anónimo disse...

A deputada tem razão. Já vi muito portugueses de Macau serem maaltratados no consulado. Até reclamei! Se voltar a ver tal conduta faço queixa por esrito ao MNE.