domingo, 31 de maio de 2009

Dia Mundial sem Tabaco





Fumar representa um risco para a sua saúde. Muitas pessoas todos os dias em todo o mundo perdem a vida devido a doenças provocadas pelo consumo do tabaco. Fumar afecta diferentes partes do seu corpo: coração, pulmões e cérebro. Os químicos utilizados nos cigarros causam enfizema, bronquite, doenças cardíacas, enfartes do miocárdio, tromboses e vários tipos de cancro. Um em cada dois fumadores morre prematuramente. O carcinoma do pulmão é responsável por 22% das mortes totais por cancro. Uma em cada quatro pessoas que fumam têm cancro do pulmão. Mais de 90% das pessoas que têm cancro da boca e garganta fumam. Outros tipos de cancro incluíem fígado, estômago, bexiga e rins. Quarenta anos a fumar aumentam o risco de cancro da mama nas mulheres. Se uma pessoa fumar mais de um maço de cigarros por dia, as possibilidades de contraír cancro aumentam em 83%.

Aproveite o Dia Mundial sem Tabaco, que se assinala hoje, para reflectir sobre tudo isto. A maioria dos fumadores que são saudáveis não se importam muito com os números, mas não se esqueça que o tabaco provoca o envelhecimento da pele, a deterioração dos dentes, mau hálito, o catarro e prejudica o seu desempenho atlético, como a capacidade de correr, saltar e até o desempenho sexual. Isto para não falar dos efeitos mais que comprovados do fumo passivo na saúde de terceiros. Já sei que as desculpas não faltam, que as campanhas para se deixar de fumar são desumanas, que aumentar o preço do tabaco é "um insulto", que "interfere com a liberdade individual" e tudo mais. Mas se deixar de fumar agora, vai ver que se sente muito melhor. Palavra de um ex-fumador.

2 comentários:

Anónimo disse...

Lá vem a conversa dos efeitos na saúde do "fumador passivo". As imagens que aqui se apresentam são de fumadores passivos? Devem ser, devem...

Anónimo disse...

pra quem vem passando "aleatoriamente"... impactante.
não que seja alguma grande surpresa, mas... bem, "belas" imagens.