quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Mais um ta-pin-lou


Os temperos que se misturam na tigela de molho de soja, entre os quais se destacam o alho, os coentros, o picante de Sichuan, o molho de amendoim e os chilis. Convém não abusar muito destes últimos, ou o molho fica demasiado picante.


O caldo onde tudo acontece, onde são cozidas as inúmeras delícias que constituem o ta-pin-lou.




Esta é uma curiosidade interessante: uma massa de peixe que vem numa espécie de bisnaga de plástico, que se aperta para dentro do caldo e voilá, saem umas massas bastante gostosas.


Os fragrantes cogumelos, sempre uma presença neste autêntico filme de espadachins gastronómico.


Carne de carneiro (porque faz frio...) enrolada desta forma, que dá logo vontade de comer mesmo assim, crua.


O peixe, cortado como que numa espécie de sushi mais rústico. Não é muito da meu gosto, mas o resto da família adora e é presença indispensável nos ta-pin-lou, onde a variedade é sempre um factor a ter em conta.


Bolas de carne de vaca, peixe, porco e lulas. Estas devem ser sempre bem cozidas, de forma a evitar diarreias e outros desarranjos gástrico-intestinais. Falo com conhecimento de causa. Nada que uma lata de coca-cola não resolva, no entanto...


Gostei especialmente destes dumplings, de massinha fofa a fazer a caminha a um belo camarão. Um triunfo da culinária oriental.


Noé terá dito: "tragam-me um de cada animal!", mas o carneiro repetiu a presença nesta mesa de 12 pessoas, tal foi o sucesso da primeira encomenda. Este veio cortado de uma forma diferente.

Mais um ta-pin-lou, que é sempre agradável enquanto o frio dura. E para beber? Cházinho, para que se aprecie realmente o sabor desta refeição tão especial.

2 comentários:

ANTONIO CAMBETA disse...

Nesta altura do ano em Macau sabe bem comer um Ta-pin-lou, faz anos que os não como em Macau, prefiro dos Ta-pin-lous da cadeia de restaurantes MK, primeiro porque são muito melhores, segundo pelo preço.
Mas cada um come daquilo que gosta!...

Leocardo disse...

Ou do que gosta, ou neste caso, do que há. Abraço.