segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Lèse majesté


O escritor australiano Harry Nicolaides foi condenado a seis anos de prisão por ter "insultado" a família real tailandesa, uma condenação rara entre estrangeiros, resultado de uma campanha para banir a crítica da monarquia na Tailândia na imprensa e na internet. O Tribunal criminal de Bangkok condenou o escritor a seis anos de prisão efectiva, mas reduziu a pena para quatro após Nicolaides se ter confessado culpado. O escritor é acusado de ter insultado o rei Bhumibol Adulyadej e o príncipe-herdeiro na sua obra de ficção de 2005 "Verisimilitude", que vendeu apenas sete cópias. Os "repórteres sem fronteiras" criticaram severamente a detenção de Nicolaides em Agosto último, e consideram o caso "um exemplo grotesco de censura". Depois de escutar a sentença, o escritor desbafou em lágrimas "Tudo isto parece um pesadelo".

1 comentário:

ANTONIO CAMBETA disse...

Quem entra em casa alheia deve respeitar seus proprietários, assim rezam as regras de boa educação, este senhor, já não é o primeiro a ser acusado por crime de ofensa à família real.

Eu direi apenas, que em assuntos alheios a nós devemos olhar somente para dentro de nossas casas, e deixar em paz as pessoas que o receberam de braços abertos, e nunca interferir nos assuntos tão sensíveis como estes.

As regras do jogo são para cumprir e respeitar quem não gostar fique em casa.