quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Putin, simplesmente Putin



Vladimir Putin, o déspota mais "pop" do mundo, ídolo de todos os russos-russos, odiado pelos russos-que-não-querem-ser-mais-russos e temido pelos russos-que-querem-ser russas causa ao resto do mundo um misto de estranheza e dúvida, e ficamos a torcer para que o presidente do maior país do mundo não seja realmente aquela bomba-relógio que o seu carácter imprevisível aliado ao "saudável desrespeito" pelos Estados Unidos tantas vezes sugere. Contudo na orgulhosa Rússia, Putin tem muitos fãs, mas talvez nenhum como Michal Antonov, que levou ontem a cabo uma exposição das centenas de fotografias que colecionou do seu "herói" durante os anos de presidência.



Assim temos fotografias onde o presidente russo aparece, desde a infância até hoje, desenhos, litografias, gravuras, quadros a óleo, tudo e mais alguma coisa. Claro que não faltam as referências ao heroísmo de Putin, ou ao "querido inimigo" Barack Obama - pelo menos evitaram representá-lo na forma de macaco, e só por isso já merecem um prémio pela originalidade. Mas isto tudo chega até ultrapassar a obsessão e a bater à porta do homo-erotismo, e já se sabe que presidente Putin não gosta mesmo nada dessas "misturas". Vamos lá ver então que é este Michal Antonov, que tem sonhos molhados com o seu presidente.



Ah bem, afinal é apenas maluquinho. Assim não faz mal, muito bem, grande patriota. Se por acaso ia estar em Moscovo pelo fim-de-semana e fazia planos de visitar a exposição, lamento informá-lo que esteve patente apenas durante o dia de ontem, que foi o 62º aniversário de Putin. Fica para a próxima.

Sem comentários: