quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Sob o signo do CR7


Sweden 2-3 Portugal (Extended Highlights) 19... 发布人 ourmatch
Portugal qualificou-se esta noite para o mundial de futebol do Brasil, ao bater a Suécia em Estocolmo por 3-2, depois de uma vitória por 1-0 no jogo da primeira mão. Pode-se dizer que foi limpinho, limpinho, mas mesmo assim a nossa selecção passou por momentos de aflição que podia ter evitado, tal é a sua superioridade em comparação com o onze sueco. O grupo está todo de parabéns, mas é impossível deixar de referir a exibição de Cristiano Ronaldo, que apontou um "hat-trick" e foi o grande carregador de piano da equipa, como já tinha acontecido no jogo da semana passada na Luz. Os que criticam a falta de empenho do CR7 quando joga pela selecção devem já ter feito e devida retracção.

Com uma magra vantagem de um golo, apesar de não ter sofrido golos em casa, Portugal entrou na Friends Arena em Solna com a consciência de que os suecos ainda acreditavam no apuramento. Mas apesar de caber aos nórdicos tomar a iniciativa, foram os portugueses que assumiram as despesas do jogo, e apesar do nulo no final dos primeiros 45 minutos, tiveram mais posse de bola, fizeram mais remates, beneficiaram de mais cantos, foram os mais perigosos. O 0-0 era lisonjeiro para os suecos, mas continuava a ser um resultado perigoso; era preciso marcar para evitar o prolongamento e a lotaria dos "penalties".

Na etapa complementar, tudo mudou de figura quando no minuto 54 C. Ronaldo recebeu um passe de João Moutinho, deixou a defesa adversária nas covas, e bateu Isaksson pela primeira vez. O avançado do Real Madrid abria o livro, e a Suécia precisava agora de marcar três golos. Mas faltava ainda mais de meia-hora, e do lado dos suecos estava um tal Ibrahimovic, que viria a pregar um grande susto a Portugal. Aos 68 o avançado de origem kosovar empata a partida, cabeceando na sequência de um pontapé de canto perante uma defesa lusa estática, e quatro minutos depois coloca os escandinavos em vantagem na marcação de um livre directo. Portugal tremeu, mas quem tem Ronaldo tem tudo, e aos 77 o madeirense volta a aparecer no lado direito da área sueca e empata a partida. A defesa dos altos e louros parecia não ter pernas para segurar o melhor jogador do mundo. No minuto seguinte Ronaldo acaba com todas as dúvidas, e depois de mais um passe de morte de Moutinho, contorna Isaksso e faz o terceiro. Portugal estava no mundial.

Depois de uma qualificação atribulada, Portugal apura-se para o sexto mundial da sua história, e o quarto consecutivo. A nossa selecção é uma das poucas que conseguiu qualificar-se para todos os torneios internacionais este século, e a última vez que "ficou a ver pela televisão" uma grande competição foi em 1998, por ocasião do mundial da França. Por muito que gostemos de pensar que esta nova conquista se deve ao esforço colectivo, é impossível não considerar Cristiano Ronaldo o grande herói do momento. Seria também acima de fársico se o jogador português não for eleito o melhor jogador do ano. Vamos ver até que ponto a FIFA se expõe ao ridículo.

Sem comentários: