quarta-feira, 31 de outubro de 2012

万圣夜 (ou apenas Halloween)


Hoje é dia 31 de Outubro, vésperas do Dia de Todo os Santos, e noite de Halloween, ou em português, "Noite das Bruxas". Este é o nosso equivalente àquele dia de Agosto em que no calendário chinês se abrem as portas do Inferno e os fantasmas andam por aí à solta. Ers giro se isto fosse mesmo verdade, e podiamos ir beber uns copos com os nossos antepassados, e eles sempre nos podiam ir prepraranso para o inevitável. Cruzes canhoto, que eu não sou supersticioso, mas como dizem nuestros hermanos, não acredito em bruxas, pero que las hay, hay.

Neste dia em Portugal juntava-me aos amigos e iamos jogar ao prego, que para quem não sabe consistia em ir tocar às campainhas das casas dos outros e fugir. Ou seja, iamos chatear as pessoas. A única diferença em relação aos outros dias em que brincávamos ao prego era que faziamos barulhos fantasmagóricos quando alguém respondia no inter-comunicador (sim, já exisitiam), e riamos imenso. Quando éramos mais velhos saltávamos o muro do cemitério e iamos beber umas jolas e fumar em cima das campas. Coisas que davam direito a um grande raspanete caso os pais soubesem. Era divertido, em retrospectiva. Infelizmente não existe em Portugal a tradição americana do "trick or treating", quando os jovens visitam os vizinhos mascadarados de monstros e recolhem guloseimas - ou partem-lhes os vidros com uma pedra.

Em Macau o Halloween é celebrado, sobretudo pela gente mais jovem. Pasme-se, que os chineses são maluquinhos pelo Halloween. Desconhecem por completo o significado da data, mas é "giro" andar por aí vestido de morto-vivo e ir a festas (gastar dinheiro, enfim...) e apanhar umas bebedeiras. Pode-se dizer que o Halloween foi aqui bem comercializado, um pouco como aconteceu com o Oktoberfest. Não passa pela cabeça de ninguém que os chineses festejem o fim das colheitas (!) à boa maneira bávara. Imaginem que em tsingtao, na China, se celebravam as colheitas com uma festa da cerveja. Os decotes iam ser uma desilusão. Pelo menos no Halloween as moças parecem muito mais sexy - o preto fica-lhes sempre bem.

É contudo curioso que os chineses não aceitem tão bem o Carnaval, uma festa muito mais castiça e caliente que esta chanchada anglo-saxónica do Halloween. O melhor de tudo isto é que na sexta-feira é feriado, e temos um fim-de-semana de três dias. Vem mesmo a calhar, pois estou morto de tanto trabalhar estes dias, que nem tenho tido tempo para actualizar aqui a tasca. Ah mas hoje vou andar outra vez por aí, regressado dos mortos. Afinal, é Halloween. E já agora um feliz Dia das Bruxas, para quem gosta.

Sem comentários: