domingo, 12 de dezembro de 2010

Um herói? Sim, um herói


Ainda não falei aqui do Wikileaks, e para ser sincero é um assunto que não me diz muito, mas congratulo-me que haja quem exponha a hipocrisia dos líderes mundiais, em especial dos americanos. Foi o que fez Julian Assange, um australiano que meteu as mãos à obra e resolveu mexer com uma coisa que muita gente não se atreve a mexer hoje em dia: a verdade. Porque nisto da "justiça" já se sabe que nunca é sobre quem fez o quê, mas o que se pode "provar". Em suma: é uma merda.

Assange, que muito provavelmente será a personalidade do ano da revista TIME, foi detido por "abuso sexual", numa história sem pés nem cabeça. Quem no seu perfeito juízo revela documentos diplomáticos secretos de dia e molesta sexualmente suecas enquanto dormem e "sem preservativo" à noite? É óbvio que foi engendrada uma armadilha a Assange, e quem sabe se seria muito mais fácil dar-lhe um tiro na cabeça e dizer que "foi a máfia".

Assange está detido na prisão de Wandsworth, em Inglaterra, e não sairá antes de terça-feira. Nasceu um mártir, e o mais engraçado é que a populaça mais informada deixou de achar graça à palhaçada, e saíu à rua em várias cidades do mundo a exigir a libertação do jornalista. Quem já aproveitou a salganhada para fazer uma piadinha foi a China, que depois de se ter comportado pessimamente mal em relação ao Prémio Nobel da Paz e ficado mal vista aos olhos do mundo, e sugeriu que o Nobel fosse atribuído Julian Assange em vez do dissidente Liu Xiaobo.

Bem esteve o presidente brasileiro Lula da Silva, que expressou a sua solidariedade com o jornalista, e falou de um atentado à liberdade de expressão. E tem razão. Porque é que não temos o direito de saber que os diplomatas americanos são piores que umas peixeiras e olham para o resto do mundo de cima com aquela atitude superior e nojenta? Só veio provar o que toda a gente sabia. Menos bem este Luís Barreira, na sua coluna de opinião d'O Clarim. Ó meu amigo, o que é que eles sabem que nós não podemos saber?

35 comentários:

Anónimo disse...

o homem do ano és tu, leocardo!

Anónimo disse...

Ha' sempre segredos em tudo, e as vezes e' perigoso revelar os segredos dos outros, pode por em perigo a vida de pessoas em muitas circunstancias.

Anónimo disse...

Por exemplo, eu com os meus amigos digo que o Leocardo anda a mamar na pila do Carlos Castro. Obviamente que nao ando praí a dizer isso em público.

Anónimo disse...

hahahahahahah :P

Anónimo disse...

Abrir e ler os e-mails de outras pessoas não é diferente de abrir e ler as cartas que não nos são dirigidas. A divulgação de email contendo uma lista de locais que se forem atingidos tá tudo fodido contribui exactamente para a transparência do quê? só se for para facilitar a vida a quem lá queira colocar uma bomboca.

Anónimo disse...

?? quem é o Carlos Castro!?

Anónimo disse...

Isso de pôr em perigo não sei quem e blá blá blá é conversa da treta em que os anjinhos acreditam sempre. A verdade pura (e qualquer pessoa o sabe, desde que tenha um mínimo de inteligência) é que esses senhores que controlam o mundo ficaram muito melindrados por se terem desvendado verdades que os põem em causa. Estão habituados a fazer o que muito bem lhes apetece e os "Assanges" lixam-lhes o esquema. Enquanto não inventarem uma lei (e deve ser esse o próximo passo) que criminalize quem desvenda verdades incómodas, têm de recorrer a estas palhaçadas como prender um gajo que é apenas vagamente suspeito de uma treta qualquer que esses filhos da puta inventaram.

Parabéns ao Leocardo, que não vai em cantigas destas; parabéns ao Lula, que esteve ao seu grande nível de quase sempre; parabéns à China que, depois de ter estado mal em relação ao Nobel, não perdeu a oportunidade de mostrar que os outros, os auto-denominados democratas, não são nada melhores; e, claro, parabéns ao Assange, porque o mundo seria um lugar muito melhor se houvesse mais gente com os tomates dele. Os outros, os que acreditam nas tretas dos EUA e companhia, ou são burros ou são uma cambada de hipócritas.

Anónimo disse...

Só veio confirmar mais uma vez que o país mais HIPÓCRITA do mundo é o Estados Unidos da América,mas isso já toda a gente sabia.Portanto os americanos não tem moral nenhuma para criticar os outros países.

Anónimo disse...

A história das "violações" cheira-me a esturro,é pena que este gajo não seja gay.Se fosse gay não estaria preso inocentemente.Duas putas contratadas pelo Obama para tramar o gajo do wikileaks,isso não se faz.

Anónimo disse...

se vcs defenderem estas revelações, entao quer dizer que vcs tb consentem que as organizações fizessem o mesmo com as vossas contas bancárias, os vossos mails, os vossos telefonemas?? vcs gostam que as outras pessoas revelem pra a praça pública todas as coisas vossas?? se defenderem o wikileaks, entao não têm razão nem direito pra defenderem a vossa privacidade.... q tal deixarem de ser anónimos, em vez de tar aki a dizer q toda a gente é hipócrita, e dpx nao se revelarem-se?? eu mantenho-me o anonimanto pq defendo a privacidade de todos, incluindo a minha...

Anónimo disse...

Anónimo das 21h57 tenha juízo pá.Deves ser amigo dos hipócritas dos americanos.Quem não deve não teme.O wikileaks estão só revelar os podres dos hipócritas.

Anónimo disse...

o assange tem pinta de gay.

Anónimo disse...

Pinta de gay?Então o gajo viola 2 gajas e é gay???Estranho

Anónimo disse...

ele não "violou", porquanto são acusações...
inocente até prova em contrário, comrade, já não estamos em 1962, tá a perceber, seu fascista?

Leocardo disse...

O anónimo das 17:43 até sabe da pila do Carlos Castro. Eu não preciso de me preocupar em que revelem esse tipo de coisas, pois não percebo nada de pilas. Mas olhe, bom proveito e cuidado com os hackers.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Curioso como à pergunta sobre em que é beneficiada a humanidade com a revelação dos locais de interesse estratégico respondem estes senhores com "fascista" e outros impropérios. Devem achar que o mundo está bem melhor com Irão, Paquistão, Líbias, Venezuelas, Bolívias e outros sítios onde os direitos humanos são tão respeitados. Bom, toca a investigar quem colocou estes comentários anónimos e colocar os nomes dos ditos no wikileocardo

Anónimo disse...

Lá está o FDP (traducao livre para Filho da Puta) do Leocardo a atentar contra a liberdade de expressão e a ameacar-me com hackers. Idiota!. Quando ao Carlos Castro, é o roto do Jet-Set mais conhecido de Portugal. Sobre a pilinha dele, Leocardo não se faça de desentendido, vc sabe sim sobre a pila dele.

Anónimo disse...

"se vcs defenderem estas revelações, entao quer dizer que vcs tb consentem que as organizações fizessem o mesmo com as vossas contas bancárias, os vossos mails, os vossos telefonemas??"

Conclusão completamente errada. Eu não defendo que se revele coisas do foro privado destas pessoas. Mas o que foi revelado não é privado. É confidencial porque se trata do trabalho deles, a diplomacia. Eu no trabalho também sou vigiado e tenho de ter tento na língua. Quem são estes palermas para poderem dizer o que bem lhes apetece nas suas funções de políticos ou diplomatas sem que ninguém os possa denunciar? Percebem a diferença, palermas?

Deviam indignar-se é quando há políticos que até são forçados a pedir a demissão, como aconteceu recentemente com um num país nórdico, só porque se descobriu que andava a trocar mensagens com uma puta. Com isso é que ninguém tem nada a ver, isso é do foro privado, mas como a maioria não consegue ver as diferenças, misturam sempre alhos com bugalhos, acusando políticos que têm uma vida privada normal e que não a misturam com o seu cargo, mas defendendo outros idiotas incompetentes que deviam ter mais juizinho e guardar as "bocas" para jantares com amigos.

Anónimo disse...

Criticam dos Americanos, mas quando precisam deles........

Anónimo disse...

Anónimo das 07:11, uma lista com locais de interesse estratégico e que se forem atingidos colocam em causa o funcionamento das instituições constitui uma boca ou um piropo? A divulgação disto beneficia em quê a transparência e funcionamento dos governos?

Anónimo disse...

O anónimo das 19:37 ou é brutalmente ingénuo ou então pensa que vive num mundo tipo Disneylandia...

Nem vale a pena estar aqui a perder tempo a tentar explicar-lhe porque é que na diplomacia internacional e nas relações entre governos soberanos tem de haver confidencialidade em certos assuntos (por exemplo quando envolvem a segurança interna, o terrorismo, a criminalidade organizada, etc etc..).

Mas então deixe-me dar-lhe um simples exemplo para ver se entende. Imagine que você tem informações acerca do paradeiro duma alta patente da Al Quaida e aceita divulgar o que sabe à embaixada Norte Americana, na esperança de poder ajudar na luta contra o terrorismo, mas sob a condição de confidencialidade absoluta. E admita depois que passados uns meses, a sua identidade bem como todos os seus emails e diálogos com os americanos apareciam divulgados na internet para todo o mundo ler.

O que diria se tal acontecesse?

Pois o que aconteceu foi isso e muito mais, em milhões de páginas e documentos divulgados pela Wikipedia. Veio a público tudo por grosso, sem qualquer sentido de responsabilidade ou ponderação sobre as consequências.

Outra pergunta. Sabendo do risco de isto acontecer, quem é que no futuro estará disposto a arriscar a sua vida (e da sua familia) para alguma vez denunciar o que quer que seja?

Pense nisso.
E isto é apenas um exemplo das milhares de situações que uma divulgação destas pode por em causa.

Eu também sou a favor da transparência, mas não desta forma irresponsável e à bruta.

Anónimo disse...

O que chateou estes merdas foi o facto de terem sido apanhados com a boca no trombone, a chamar nomes feios aos supostos amigos e aliados. Inventam logo uma acusação qualquer contra o gajo que os chateou e convencem a santa ingenuidade dos carneirinhos de que isto põe em causa a segurança e não sei mais o quê, e eis o povinho palerma mas com a mania que é culto do lado dos verdadeiros criminosos, isto é, do lado dos políticos e diplomatas. É mesmo fácil dar a volta a esta carneirada.

Anónimo disse...

Mas quem é que precisa dos americanos???Só se forem dos filmes americanos que são do melhor porque de resto não fazem falta nenhuma.

Anónimo disse...

"relações entre governos soberanos tem de haver confidencialidade" Mas que confidencialidade???De serem corruptos?E o povo que os votou não tem direito a saber o que os seus governos fazem???Não tem direito a saberem se são corruptos ou não??Mas que merda é esta??Andam a esconder tudo,cambada de corruptos.Quem não deve não teme.Se não existisse o Wikileaks,ninguem sabia que há tantos países corruptos.

Anónimo disse...

Já diz o povo,se o governo é competente não interessa se é corrupto ou não.Vejam o exemplo do primeiro ministro italiano,o Berlusconni,toda a gente sabe que ele é corrupto mas mesmo assim todos votam nele.E por isso que ele é primero mimistro há tantos anos-.Porque será???Ora em Portugal é ao contrário,governo é incompetente e corrupto.

Anónimo disse...

o sr das 15:11 tá a pôr strawmans no ar... nada disso se passou.
o que diz é verdade, mas esse ex que deu não aconteceu.

Anónimo disse...

E como que voces sabem se é verdade ou mentira aquilo que está no wikileaks????Eu também posso ter 1 site e denunciar muita coisa,mas onde que estão as provas???Faz lembrar aquele treinador de futebol que dizia muitas vezes " Voces sabem de que tou a falar" Pois,mas provas onde estão???

Anónimo disse...

Pois tá claro que é verdade,se fosse falso,ui coitado do gajo do wikileaks,teria muitas penas de prisão por difamação.A não ser que o gajo seja doente mental e não sabe o que está fazendo.Aquilo das "violações" que levaram a deter o gajo só porque ele estava a incomodar muita gente,toda a gente sabe que foi combinado,as gajas foram pagas para inventarem que foram "violadas".São umas putas.

Anónimo disse...

Epá, o anónino das 16:20 tem dez anos?? ou será que é tão estúpido e ingénuo como o comentário que vomitou??

Será que não consegue entender que sim, que realmente há certos assuntos entre estados e governos que têm de ser 100% confidenciais?? E será assim tão dificil de compreender porquê??

Quer um exemplo?

Imagine que o Irão tem informações sobre o paradeiro do Bin Laden ou sobre um terrorista qualquer, e quer transmitir aos Estados Unidos. Acha que tal informação deve ser divulgada em público para todos saberem????

Pense antes de vomitar mais disparates outra vez.

Anónimo disse...

Bom, mas eu quero e ve-lo a revelar indiscricoes sobre o Mossad.
Nao lhe dou uma semana.

Anónimo disse...

Pois,a conversa dos corruptos é sempre confidencial,ningúem pode saber,tal como ningúem pode saber que Portugal serviu de tranporte dos presumiveis terroristas para o guantamo,apesar de todos saberem que é verdade,todos do governo de Portugal dizem que não se passou nada.Se querem enganar o povo saloio tudo bem mas a mim não me enganam porque não sou burro nem saloio.

Anónimo disse...

Só falta mesmo agora as escutas do caso da casa pia para saber quem é que o carlos cruz enrabou ehehhe.

Anónimo disse...

o Bin Laden está morto há anos de insuficiência renal.

Anónimo disse...

A prova de que o que o que está no Wikileaks é tudo verdadeiro, é que não perderam tempo em prender o Assange... por violação. Tribunais independentes do poder político? Pois, pois, contem-me histórias... Palermas!

Anónimo disse...

Claro que é verdadeiro,porque quem tem cu tem medo.