quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Carlos Pinto Coelho (1944-2010)


O jornalista Carlos Pinto Coelho morreu hoje [ontem], dia 15 de Dezembro, aos 66 anos, na sequência de uma intervenção cirúrgica à aorta, confirmou à agência Lusa o diretor da RTP2, estação à qual esteve ligado durante décadas.

Carlos Pinto Coelho nasceu em 1944 e iniciou a actividade de jornalista em Moçambique. Foi comendador da ordem de D. Afonso Henriques e foi várias vezes premiado ao longo da sua carreira. Jornalista, director de programas e de informação na RTP, fez desta profissão uma paixão.

Mas nem só de televisão se fez o seu percurso, tendo passado igualmente por rádios como a ‘TSF', ‘Rádio Comercial' e ‘Antena 1'.

Deu aulas de jornalismo na Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Tomar e assumiu outros cargos como membro do Conselho de Administração da Europa TV, além de representar a RTP na União das Rádios e Televisões Nacionais de África ou na Organização das Televisões Iberoamericanas.

Publicou também obras literárias como ‘A Meu Ver' (1992), ‘De Tanto Olhar' (2002) e ‘Assim Acontece - 30 Entrevistas Sobre Tudo... E o Resto' (2007).

Informado por familiares de Carlos Pinto Coelho, Jorge Wemans confirmou a morte do jornalista, internado de urgência. O director da RTP2 "saudou a enorme generosidade" de Carlos Pinto Coelho com a cultura e os autores, enaltecendo "o seu papel na divulgação da atividade cultural".

In Região Sul

Sem comentários: