sábado, 22 de maio de 2010

Tráfico humano na Coreia do Norte


A crise do tráfico humano na Coreia do Norte intensifica-se, à medida que cada vez mais jovens do sexo feminino são vendidas como utilitários a fazendeiros ricos na China. Os compradores gastam em média cerca de 10 mil patacas por cabeça.

As refugiadas norte-coreanas são cada vez mais uma comodidade entre os homens chineses, especialmente do interior rural do país, uma vez que a política do filho único na China leva a que os casais optem por ter um rapaz, de modo a continuar o nome da família. Posto isto, o número de meninas na China tem vindo a diminuir drasticamente, o que leva os homens solteiros a procurar uma noiva nos países mais pobres da região - Vietname, Laos, Mongólia ou Coreia do Norte.

O Reverendo Chun Ki Won, de Seul, ajudou mais de 900 mulheres a fugir da Coreia do Norte para a China, mas diz que estas são obrigadas pelos seus "donos" a viver como animais. "A China é um nação responsável. Devia pensar em obter mais prestígio nas instâncias internacionais através do respeito pelos direitos humanos mais básicos", disse o reverendo à agência noticiosa AFP.

O processo tem início logo na fronteiras, onde os traficantes chineses subornam guardas norte-coreanos para deixar as mulheres passar. O preço varia entre os 500 e os mil yuan por mulher. Depois as mulheres são vendidas a fazendeiros - normalmente velhos ou incapacitados - ou acabam a despir-se para shows pornográficos na internet. Graças ao seu valor de mercado, é fácil para as mulheres norte-coreanas encontrar asilo no continente chinês. Actualmente 80% dos das dezenas de milhar de refugiados norte-coreanos na China são mulheres.

Caso o comprador não esteja satisfeito com a mulher, pode revendê-la, e algumas chegam a ser vendidas oito ou nove vezes. Numa conferência de imprensa em Washington em Abril do ano passado, mulheres norte-coreanas que conseguiram fugir dizem ter sido tratadas "como gado", tendo sido vendidas a um ou mais "maridos".

10 comentários:

Anónimo disse...

"commodity" = comodidade = leocardo macarrónico

Não sei de onde tirou este texto, mas deveria ter traduzido o termo para "bem de consumo" ou, melhor ainda e dentro do contexto, para "mercadoria".

Cumprimentos

Leocardo disse...

Usei "comodidade" para não estar a repetir "utilitário", que já tinha usado acima. Obrigado pela, ahem, "correcção", mas penso que é desnecessária, pois não acrescenta nada ao texto.

Cumprimentos.

Leocardo disse...

Ah a propósito, "não sabe de onde tirei este texto". Pois não; é completamente da minha autoria. Tirando os factos, é claro, pois não invento nada :)

Outra vez, cumprimentos.

Anónimo disse...

"A China é uma nação responsável. Devia pensar em obter mais prestígio nas instâncias internacionais através do respeito pelos direitos humanos mais básicos",

Esta tem piada mesmo. Mais facil pedir a um porco para voar do que pedir a China para respeitar o que quer que tenha a ver com isso dos "direitos humanos mais básicos" hehe

Anónimo disse...

Parece que são bem feias as norte coreanas mas isso é normal,elas na Coreia do Norte não tem acesso a nada,passam fome,não tem dinheiro.Nao tem nada

Anónimo disse...

Feias quando lá estão. A miséria torna as pessoas feias. Se saírem, arranjadinhas devem ser tão bonitas quanto as sul-coreanas.

Leocardo disse...

Para mim, as norte-coreanas são mais bonitas que as sul-coreanas. E nem precisam das operações plásticas e das toneladas de maquilhagem.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Uns acham as sul-coreanas mais bonitas, outros as norte-coreanas... Será que eu é que estou errado ao dizer que umas e outras são iguais em termos de beleza? Ou a divisão política da Coreia desencadeou automaticamente uma divisão étnica que as tornou diferentes?

Anónimo disse...

Deve ser ares do NORTE que fazem mais bonitas,carago!!!Em Portugal é mesma coisas,as gajas do norte são em geral mais bonitas que as de Sul.

Anónimo disse...

Mas isso é porque as do sul são mouras. Se bem que eu também gosto muito de mouras, desde que não usem burca.