segunda-feira, 17 de maio de 2010

Legendas


Lia a edição de hoje do Hoje Macau, e algo houve que me chamou a atenção: as legendas nas fotografias. Logo na segunda página, uma notícia sobre a baixa popularidade do sistema de vales de saúde, e lia-se na foto que a ilustrava "Estes sapatinhos comprei no Kiang Wu", mostrando uma senhora ocidental a segurar um par de sapatos. "Criancinhas sujeitas aos lobos maus", lia-se na página 3, a propósito de uma notícia sobre a recente onda de violência contra crianças na China, perpretada por cidadãos desesperados que sofrem de doença mental.

Na página 4, as legendas mais bem sucedidas: em cima uma notícia sobre Chan Meng Kam, deputado e presidente da Associação dos Cidadãos Unidos de Macau, e em baixo uma notícia sobre Chan Kam Meng, presidente da Associação de Federações de Operários de Macau. Por baixo da fotografia do primeiro lia-se "Je suis Chan Meng Kam, et pas Chan Kam Meng", enquanto por baixo da fotografia do segundo lia-se "Je suis Chan Kam Meng, et pas Chan Meng Kam". Brilhante. A fazer lembrar aquele trocadilho bem português do sr. José de Oliveira Matos (que na pintelheira tinha chatos), e do sr. José Matos de Oliveira (que tinha chatos na pintelheira).

Na página seguinte, a quinta, uma notícia sobre a guerra entre os anteneiros e a TV Cabo. Por baixo da imagem de um televisor, lia-se "Daqui lavo o meu ecrã", fazendo alusão ao facto da Direcção dos Serviços de Regulação das Telecomunicações (DSRT) não querer interferir na contenda. Ao lado uma notícia sobre os 70 mil cidadãos que foram excluídos pelo novo Regime de Poupança, e que vão ser convocados pelo Fundo de Segurança Social. Ao fundo de uma imagem recolhida junto das Ruínas de S. Paulo lia-se "Venham a mim os excluídos e os outros também".

Não sei de quem foi a ideia, mas foi simplesmente genial. É ao mesmo tempo artístico e kitsch, naif e realista, bastante camp, e acima de tudo hilariante. Socorri-me de edições anteriores do HM para ver se tinha perdido alguma pérola, mas parece que a ideia é completamente nova, de hoje. Não sei quem é o autor da ideia, mas rogo-lhe que continue. Mais uma vez, genial. Parabéns!

2 comentários:

Anónimo disse...

O Morais Jose deveria de convidar o director do Jornal de Toda a Merda para pousar na foto. Pena que esse pasquim ainda não existae...

Anónimo disse...

A ideia foi de certeza do Carlos Zé. Só pode.

AA