segunda-feira, 17 de maio de 2010

Olá, zona norte!


O Bairro do Oriente leva-o hoje à zona norte da cidade de Macau, mais exactamente aos bairros do Iao Hon, T'oi San e Areia Preta. Locais muito sui generis, que se confundem e facilmente se distinguem do centro da cidade, rico, próspero e desenvolvido. Ora reparem lá porquê.


Um Centro de Reabilitação de Cegos, localizado perto do Canídromo. Suponho que os cegos saem dali a ver de novo. Reabilitados, portanto...



A limpeza é levada muito a sério nesta parte da cidade. No cartaz de baixo podemos ler "uma cidade limpa eleva a qualidade de vida". Sem dúvida, mas mais fácil dito que feito.


Um tal de "clube das quatro pessoas", e como podemos constatar da imagem, três delas preparam-se para entrar.



Estas são umas "habitações económicas", chamemos-lhes assim, localizadas na Rua do Conselheiro Borja. Como podemos observar, o interior destas habitações é muito familiar, muito mundano, muito terra-a-terra.



Este é o Mercado Municipal Tamagnini Barbosa, por fora e por dentro. Num hora de maior acalmia, suponho.



Esta é uma tal de Rua da Missão de Fátima. Muito pitoresca.


Este Hotel Victoria é um verdadeiro colírio para os olhos, em termos de arquitectura. Contudo, é um lugar mais ou menos "assombrado", e talvez por isso pouca gente tenha ouvido falar dele. Conta-se que nos anos 70, um cozinheiro zangou-se com o proprietário deum restaurante ali próximo, matou-o mais toda a família, assou-os e serviu-os como "char siu" (carne de porco assada com mel e outras especiarias). Uma história de canibalismo que merecia ser contada.


Este é o célebre Jardim Triangular, de onde normalmente saem as manifestações do 1º de Maio. De noite este local é frequentado habitualmente por toxicodependentes, mas à luz do dia por idosos, que podem simplesmente relaxar...


Ouvir música e ópera chinesa...


Fazer exercício...


Ou simplesmente jogar xadrez chinês.


Um barbeiro de rua muito fotogénico tira uma merecida sesta.


Uma Escola de Fujian, onde os filhos dos emigrantes daquela província estudam. Provavelmente cortesia da tal Associação dos Cidadãos Unidos de Macau, liderada pelo tal Chan Meng Kam, também ele de Fujian.



Por incrível que pareça, ainda há pessoas que vivem em Macau nestas condições, na Rua do General Castelo Branco. Mesmo assim têm mais sorte que...


...este cidadão. Aparentemente ele "vive aqui", na e aquela é a sua "mobília".

Uma senhora leva uma carcaça de um motociclo. Sucateira? Mecânica? Colecionadora? Ninguém sabe...


Para terminar, deixo-vos com um vídeo recolhido algures na Rua do Conselheiro Borja. Um idoso com evidentes problemas mentais, que se habilita a ir parar num terreno qualquer na China daqui a uns anos. Isto é, se lá chegar.

Espero que tenham gostado da visita.

6 comentários:

Anónimo disse...

Aquilo do cha siu bau (pork Buns)humanos,saiu num filme de 1993
http://en.wikipedia.org/wiki/The_Untold_Story
vi o filme e foi brutal.Muita gente comeu carne humana nos pork buns em macau sem saber nos anos 80 naquele famoso restaurante,não sei se ainda existe ou não.

Anónimo disse...

O trailer do filme dos pork buns humanos em macau : http://www.youtube.com/watch?v=mqs5IeyID-s
ha mais videos do filme no youtube

Leocardo disse...

Ora aí está. Obrigado.

Anónimo disse...

epa fotos do caracas do telemovel, pah
ainda ninguem te convidou para fazeres uma espectacular exposicao com estas fotos?

Anónimo disse...

"Take a walk on the wild side"

Anónimo disse...

Devia haver também em Macau um Rui Unas que escrevesse a música "Zona Norte State of Mind" (se bem que em Macau nem a Zona Norte é tão tenebrosa como a Margem Sul).