terça-feira, 25 de maio de 2010

Long Kei vai acabar



Vai acabar o Long Kei, um dos míticos restaurantes chineses do território. O espaço foi vendido por 270 milhões de dólares de Hong Kong, e os novos proprietários querem lá construir uma loja de recordações. O Long Kei foi o primeiro restuarante chinês onde comi em Macau, dois dias depois de ter chegado a Macau, e almoçava lá frequentemente na altura que namorava a minha mulher. O Long Kei fica localizado no Largo do Senado, na esquina com a Travessa do Barbeiro, um espaço comercial bastante valioso. Uma renda de uma loja no Largo do Senado chega às centenas de milhar de patacas mensais (!). Já não vou lá há uns bons 10 anos, e certamente que me vou despedir. Um dia destes.

11 comentários:

Anónimo disse...

O Long Kei.
Interessante. Foi também dos primeiros restaurantes que frequentei queando o dito era ponto assente entre a velha comunidade residente principalmente para ocasiões especiais, ou seja comemorar qualquer coisa. Era o Long Key, o Safari que acho que já não existe e o Belo, na Almeida Ribeiro um bocadinho mais à frente. Uma pena estar tudo a desaparecer. Mas novas coisas vão surgindo e novas tradições se radicam viva o dia de hoje e de amanhã porque o de ontem já desapareceu e náo vale a pena chorar sobre leite derramado. Macau também era bonito nas paisagens de Geroge Chinery, ou Smirnof, mas já nem o meu avô se lembra bem como era.
O Long Kei morreu viva o Long Kei dos "recuerdos" que há de vir.

pedro chunga disse...

o restaurante belo ficava na Rua dos mercadores , mas será melhor confirmar com o nosso joão botas que sabe tudo...

Anónimo disse...

A sério, vai acabar? Que cena. Que saudades que eu tenho desse restaurante. As coisas mudam, invariavelmente.

Anónimo disse...

Para mim é um dos melhores restaurantes chineses de Macau,a comida era muito boa,e o arroz chau chau,ui uma maravilha!!!

Anónimo disse...

O Restaurante Belo na Rua dos Mercadores? Por amor de Deus!!!!
Só disparates.
O João Botas sabe muito sobre Macau e jamais confirmaria esse disparate.
O Rest. Belo ficava na Av. Almeida Ribeiro mesmo ao lado do antigo escritório do Dr. Henrique Senna Fernandes.
E quanto ao Restaurante Long Kei...esse sim faz parte da história de Macau e nomeadamente do Largo do Senado. Mas o dinheiro fala mais alto na RAEM e o património de Macau que se lixe!

pedro chunga disse...

o restaurante ao lado do antigo escritório do Dr. Henrique Senna Fernandes chamava Safari...

Leocardo disse...

Chamava-se e acho que ainda se chama. É aquele enfiado num beco depois do Banco Weng Hang.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

270 milhoes de patacas,meu deus,com este dinheiro até eu vendia o meu restaurante e a minha casa e não trabalhava mais!!!

Anónimo disse...

Mas que santa burrice!!! O Restaurante Safari é outro!!!! Esse que ficava enfiado no beco.
O Restaurante Belo ficava à porta do escritório.
Não sabem e mandam postas de pescada

Anónimo disse...

270 milhões de patacas???não admira que o dono do long kei vendesse o restaurante.eu conheci o dono de uma tasca lá perto da escola portuguesa,era uma tasca que fazia o melhor Chu chong fan de Macau,era famoso,estava sempre cheio,o tipo ganhou tanto dinheiro a fazer chu chong fan que num belo dia vendeu a tasca e reformou-se e emigrou para o canadá para gozar a reforma.O lon lei para mim foi o melhor restaurante chines de Macau.ainda me lembro do ta pau,ia las as trazeiras do restaurante long kei e entregavam-me o arroz chau chau quentinho para levar para casa há muitos anos atrás,o melhor arroz chau chau que comi em macau.

Anónimo disse...

270 milhões tem de estar mal, ó doutor....
esses números....