domingo, 23 de maio de 2010

Um artista português


É praticamente impossível dissociar a vitória do Inter na Liga dos Campeões do trabalho do técnico português José Mourinho. O homem que os ingleses tão apropriadamente baptizaram de "the special one" chegou a Itália no início da época de 2008/2009 e ganhou tudo o que havia para ganhar: dois campeonatos, supertaça, taça e Liga dos Campeões. Manuel José - que não nutre simpatia por Mourinho - tem razão quando diz que o ainda técnico do Inter tem uma espécia de "toque de Midas".


O jornalista italiano Roberto Gotta chama-lhe "um triunfo táctico de Mourinho". Gotta recordou a segunda mão das meias-finais em Nou Camp, e mais uma vez o Inter deu a iniciativa de jogo ao seu adversário, "mas conseguiu fazer um jogo melhor que o de Barcelona".


Richard Jolly chamou ao Inter de Mourinho "uma máquina bem oleada", e destacou a "lição táctica" que o aluno Mourinho deu ao professor Van Gaal. O técnico português foi adjunto do actual treinador do Bayern em Barcelona entre 1997 e 2000, numa altura em que os catalães conquistaram dois campeonatos de Espanha, uma Taça do Rei e uma Supertaça Europeia.


O jornal desportivo espanhol A Marca faz capa com o treinador português, e confirma a saída de Mourinho do Inter: "este foi o meu último jogo pelo Inter; estou farto de Itália". O diário desportivo afiança que Mourinho já terá um acordo verbal com o Real Madrid, e que Florentino Perez lhe pagará 10 milhões de euros pelas próximas três épocas. A Marca anuncia ainda que Mourinho levará consigo o lateral brasileiro Maicon, sendo essa uma das suas primeiras exigências.


A Gazzeta dello Sport dá grande destaque à vitória do Inter com um GRANDE INTER: È TRIPLETTA na capa, referindo-se aos três troféus conquistados pelos milaneses esta temporada. Sobre Mourinho, o jornal desportivo italiano cita o treinador português: "Obrigado ao Inter, mas segunda-feira falo com o Real Madrid". Não podia ser mais claro. Os novos campeões europeus foram recebidos em Milão por 50 mil tiffosi em delírio, mas Mourinho não foi visto na festa.


O tablóide inglês The Sun também não tem dúvidas, e faz capa com um "Bernabow - Mourinho quits Inter for Real". O The Sun destaca a forma inteligente como o Inter bateu o Bayern na final de ontem, e cita Mourinho a pensar num futuro mais distante: "Quero ganhar a Champions com um terceiro clube, e depois volto para Inglaterra". Os ingleses não conseguem esquecer o seu "special one".


A imprensa desportiva portuguesa enche o peito de orgulho com o treinador português. O Jogo chama-lhe "o maior". A Bola cita Mourinho: «Todo o afecto que tenho recebido faz com que esteja a sentir uma grande tristeza. O trabalho aqui está feito. É mais provável que parta do que permaneça. Quero ser o único treinador a vencer a Liga dos Campeões em três clubes diferentes». Par o Record, "José Mourinho conquista a Liga dos Campeões". Ah sim, e parece que o Inter também ganhou qualquer coisinha...

4 comentários:

Anónimo disse...

O gajo é um génio!

Anónimo disse...

O maior português pós-25 de Abril. Por isso é que arranca tantos ódios dos próprios portugueses, que no geral são pequeninos, mesquinhos.

Anónimo disse...

Mourinho a primeiro ministro JÁ!!!

Anónimo disse...

Até os ingleses do Chelsea já pediam isso. E faz sentido: com os primeiros-ministros miseráveis que grande parte da Europa tem tido, não haveria mal nenhum em experimentar.