sábado, 20 de fevereiro de 2010

Timor Contacto



Assistir ao programa “Timor-Leste Contacto” é uma experiência verdadeiramente única. Primeiro porque ao contrário dos outros programas da série de “Contactos” não assistimos à habitual parada dos portugueses que são “casos de sucesso” e vivem em Newark, Vancouver, S. Paulo ou Melbourne. Em Timor-Leste não existem assim tantos “casos de sucesso”.

Vemos muita mata, muitas pedras, muitas estradas de areia, muito artesanato, muita construção. Deve ser difícil conduzir em Timor-Leste sem ter pelo menos um jipe. Depois chegam-nos sempre notícias de que aconteceu isto ou aquilo de mau, as pessoas ainda sofrem, ainda é o país mais pobre da Ásia (!), se calhar antes estavam melhor, etc, etc, etc.

Eu sinceramente admiro os portugueses que trabalham em Timor-Leste, pois se há casos de trabalho “humanitário” como forma de alcançar protagonismo ou ir à aventura, este não é um deles. Enfim, em Timor-Leste ainda há muito que fazer, e um dia destes vi uma notícia que os timorenses não estão lá muito interessados em aprender português, e os métodos são considerados “desadequados” pelos professores portugueses em Timor-Leste.

A presença da Austrália é o que se faz sentir um pouco por toda a parte. São no fundo os australianos que ainda vão evitando que se morra de fome, em nome da proximidade geográfica e já agora do petróleo no mar de Timor. E depois os únicos dois vestígios de civilização são o Rentló “car hire” e a Pousada Baucau (existe mais algum hotel em condições em Timor?), o que diz muito do potencial deste país para se tornar num centro de negócios ou qualquer coisa que os valha.

E quem é aquela ave-rara que apresenta o programa? Não existe mais ninguém naquele país para apresentar um programa que depois é visto no mundo inteiro? E não me digam que estou a ser mauzinho, porque sinceramente qual é a reacção que vos provoca o Fernando Sávio?

Congratulo-me que exista um programa que fale de Timor-Leste, e que nos diga o que se passa por lá, mas só não podem esperar que eu encontre o resultado satisfatório. É assaz desagradável, aliás.

24 comentários:

El Comandante disse...

Mas alguma vez Timor quer ser um centro de negócios?
Tem isso sim um potencial fantástico para destino turístico, fruto de praias belíssimas e paisagens deslumbrantes
E sim existem mais hoteis em condições em Timor.

Anónimo disse...

Não chega é para empregar toda a gente nesse projecto turístico de Timor-Leste. E mesmo assim Timor está muito longe de ser o paraíso em qualquer coisa.

Anónimo disse...

"Timor está muito longe de ser o paraíso em qualquer coisa"? Isto só pode ter sido dito por alguém que nunca lá esteve. Mesmo depois de El Comandante ter explicado em que aspecto (embora o único) é que Timor é o verdadeiro paraíso. Há, na Ásia, conhecidos destinos turísticos sem a beleza natural de Timor. O que falta é infra-estruturas, o que faz com que, por exemplo, para ir à melhor praia do mundo (sim, do mundo) uma pessoa se tenha de sujeitar a uma interminável viagem de jeep desde Díli que dura horas.

O Fernando Sávio é o rosto do único programa de televisão que nos vai mostrando um pouco do que de bom acontece em Timor. Para mim, que já lá estive, basta-me. Prefiro ver 5 horas seguidas de "Timor Contacto" do que 5 minutos de aberrações como o "Dança Comigo" ou "O Preço Certo". Nem que estes programas tivessem o melhor apresentador do mundo.

Leocardo disse...

Eheh. Sem dúvida, Timor-leste tem um grande potencial turístico e não sei quê, mas o que o Contacto mostra é uma constante luta das pessoas que vivem e trabalham lá para fazer o país andar para a frente. Só depois é que se pode pensar no tal projecto turístico de que todos possam beneficiar.

Quanto ao apresentador, se gosta, tudo bem. Só que exerço o meu direito ao contraditório.

El Comandante: se existem mais hotéis em condições em Timor, era interessante que fossem publicitados, para que se soubessem quais. Por enquanto só conheço a famosa Pousada Baucau.

Cumprimentos e obrigado a todos.

Anónimo disse...

Há pelo menos dois bons hotéis em Díli: o Hotel Timor e o Hotel Esplanada.

Leocardo disse...

Muito bem anónimo das 15:53. Eu por acaso não sabia. Mas para saber, era preciso ir lá a Timor-Leste e procurar. O pior é se não encontrar.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Caro Leocardo, em primeiro lugar o seu nome é muito esquesito!

Vc Tem um gosto muito esquesito tb.

Timor sempre foi o melhor sitio d planeta.

As suas belezas naturais, as suas magnificas praias, as suas gentes e muito mais que já estão a melhorar.

Sempre que possivel acompanho todos os Contacto e especialmente do Timor que me atrai muito.
já varias vezes que o Timor Contacto mostrou varios sitios giros.

Enquanto o apresentador do Timor Contacto, secalhar é o melhor q eles têm, até pq ele fala português.

Graças a eles q produz o Contacto
e grande parabens para equipa que produz Timor Contacto...

Anónimo disse...

Poís é meu Caro leocardo.

apesar de tantas conflitos mas Timor é no seu todo...
obrigado

Leocardo disse...

Estou impressionado. Ficaria mais impressionado ainda se os conteúdos do progeama e questão fossem de maior interesse.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Eu já vi todos os "Contactos" que existem, mas não encontrei nenhum mais interessante do que o de Timor (excepção feita ao de Goa, que também é interessante). Se o Leocardo tiver alguma sugestão, se souber de algum "Contacto" mais interessante do que estes dois, por favor diga-me. Mas, por favor, informe-me só sobre "Contactos", que eu não gosto daquele lixo que tanto o atrai, como "Dança Comigo", "Canta Comigo" e "Faz-não-sei-que-mais Comigo".

Leocardo disse...

No me atrai especialmente, mas como são programas que a TDM passou em horário nobre (Sábado à noite) apraz-me comentar. Não posso?

Contactos melhores que o Timor Leste-Contacto? Bem, quase todos. Até o Macau-Contacto. Pelo menos vê-se alguma civilização, infra-estruturas acabadas e pessoas que conseguem realizar projectos.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Hotel Timor não é hotel é casa da chulice e exploração. É a Fundação Oriente no seu melhor a roubar e explorar Timor.

Anónimo disse...

Queria que o "Timor Contacto" mostrasse o que não existe? E como é que isso se faz? Pelo menos vão mostrando a realidade de Timor, seja ela boa ou má. Coisa que a maioria dos "Contacto" não faz, limitando-se a explorar até à exaustão casos sempre iguais de "portugueses de sucesso" (alguns que nem português sabem falar, mas que serão considerados portugueses até à centésima geração). Isso é que é interessante? E o que é que fica a saber da comunidade onde esses portugueses estão inseridos? Nada! Ah, e com apresentadores às vezes bem piores do que este timorense. Este apresentador timorense, há 7 anos, não falava uma palavra de português. Hoje, pelo menos, fala melhor do que muitos dos apresentadores portugueses de vários "Contacto" que tenho visto.

Anónimo disse...

Pode ser, anónimo das 11:43, não o contesto. Mas também é inegável que, num país onde há tão poucos hotéis de qualidade, o Hotel Timor é, sem dúvida, o melhor.

Anónimo disse...

em Timor os tugas nao fizeram um grupo de rancho ou a casa do benfica? deve ser por isso que o timor - contacto é bem melhor que os outros

Anónimo disse...

LOL :)

É isso mesmo, anónimo das 23:43!

O Leocardo é que fica triste com isso.

Anónimo disse...

http://timorlorosaenacao.blogspot.com/2010/02/timor-leste-contacto.html

JOSE VALVERDE disse...

Meu caro Leocardo, só agora cheguei a este seu post lastimável, mas espero vir a tempo ainda de lhe perguntar se o seu nome tem alguma coisa a ver com alguma ave rara da floresta Amazónica?
Julgo que sim, porque você deve ser daquelas pessoas que vive numa das modernas amazónias suburbanas, rodeado de Lady's Gaga's e bonecas Barbie, com LCD's e plasmas a mostrarem-lhe as grandes civilizações modernas, futeis e hipocritas.
Claro que se vê logo que você não é pessoa para poder ver programas como o Timor Leste Contacto... você vive noutro mundo... no mundo da hipocrisia e da futilidade, e quase que aposto que quando a televisão que vê lhe começa a mostrar as realidades do mundo real, você rapidamente muda de canal, para a MTV ou o Fashion TV que são coisas muitas mais suportáveis para essa sua cabecinha habituada ao 'luxo' e ao 'conforto' de uma pseudo burguesia doentia.
Meu caro! Vá-se catar!
Cresça e apareça!
Cumprimentos!

Anónimo disse...

Pois é, meu carro Leocardo....
Vá se catar!!!

Anónimo disse...

Pois é, tenho de concordar com o Nilay. Mas a mim, ao contrário dele, não me surpreende o post do Leocardo, que já há muito nos deu a saber que prefere o espectáculo do lixo televisivo. No fundo, é igual a uma imensa maioria, e por isso é que a RTPi é o que é. Os tugas querem é preços certos, portugais no coração e praças da alergia. Ah, e danças comigo.

Anónimo disse...

Oh Leocardo Mentecapto!!! Calou-se? Foi esmagado pelos cometários de que foi alvo! Vá lá! Não se acanhe! Dê-nos mais axas para a fogueira que o hão-de consumir! Por favor... presenteie-nos com a sua estupidez!

Anónimo disse...

Realmente! Nem percebo porque o Leocardo perde tempo e publicar coisas para esta camada de imbecis. Nao fazem nada de jeito e ainda criticam o trabalho dos outros. Fazer um blog da trabalho e quem nao gosta, nao veja! Corja de anormais!

Não Pago Direitos de Autor disse...

Realmente! Nem percebo porque a RTPi perde tempo a transmitir coisas para esta camada de imbecis. Nao fazem nada de jeito e ainda criticam o trabalho dos outros. Fazer um programa da trabalho e quem nao gosta, nao veja! Corja de anormais!

Anónimo disse...

Já estive em Timor. É um país muito bonito. A beleza natural é de facto fantástica mas o resto é quase tudo para esquecer.
Sente-se insegurança, não há condições minimas de vivência, a saúde é um miséria, a instrução idem, no povo as mulheres são simpáticas mas o homens na maioria são agressivos e machistas.
Dili não é uma cidade agradável.
Por acaso até gosto do Timor contacto, mostra o melhor de Timor, pode-se imaginar o que é o resto...
O Leocardo tem razão!