quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Esta cidade não é para velhos


Um artigo na edição de hoje do Ponto Final fala de uma publicação da International Living que coloca Macau como “uma cidade má para se viver a reforma”, com um custo de vida elevado, lazer e cultura ou infra-estruturas deficitárias, e recebendo apenas uma boa nota no que toca à segurança, e nesse caso bem podemos dizer que “do mal o menos”.

Eu sempre disse que esta cidade “não é para velhos”, e no que me diz respeito, se amanhã tivesse que me reformar, não ia querer viver em Macau. Não porque viver em Macau não seja bom, é uma excelente cidade para se trabalhar, onde dá para ir a pé a quase qualquer sítio, mas é uma cidade terrível para se relaxar. Eu próprio tiro uma ou duas dúzias de idosos do caminho nos meus afazeres diários, e se há coisa que eu não quero é um marmanjão a fazer-me o mesmo no futuro.

Também não quero voltar para Portugal, porque só para ir morrer, não vale mesmo nada a pena. O ideal era assim um sítio na Tailândia, Filipinas ou Vietname onde meia dúzia de patacas compram uma casa no campo. Mas tenho esperança que Macau possa melhorar e ser uma boa alternativa de vida ao cidadão desocupado. Basta simplesmente que se pense em parar de fazer dinheiro e começar a pensar em gastá-lo em coisas boas, em coisas giras, em coisas que a população possa usufruír.

Não basta ter buffets baratos nos novos hotéis ou restaurantes disto e daquilo para nos encher a barriguinha porque não somos porquinhos. Precisamos de pão mas também de mais e melhor circo. E ainda a respeito desse relatório, as liberdades e garantias passam apenas à rasquinha, com 50 pontos em 100 possíveis. Ui, ui que aí é mais complicado. Isso são coisas que nem toda a "qualidade de vida" do mundo consegue comprar.

14 comentários:

Anónimo disse...

Esta noticia tem mais de um mes(apesar de ter saido hoje nesse jornal)...o Leocardo nao anda atento (tal como o PF)!!!
Deve ser do frio...

Leocardo disse...

Confesso que realmente não ando atento a todos os relatórios que saem de todas as organizações ou agências sobre tudo e mais alguma coisa. Peço desculpa e prometo melhorar.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Leocardo,
Estava a falar de noticias em jornais do territorio...nao em relatorios.
Desculpas aceites!

Anónimo disse...

So nao percebo e porque a caritas quer mais abrigos quando o nr dos sem abrigos em Macau e reduzido e pessoas como esse senhor se recusam a entrar nos abrigos? Alias o unico sem abrigo que existe pertence ao IAS e so abre em tempo de muito frio,devia era estar aberto todos os dias e os assistentes sociais do IAS e da caritas na rua a motiva-los para irem para o abrigo....a caritas a ter um novo abrigo iria fazer imensas perguntas antes de dar apoio! Tipo: consome drogas? Se sim, nao podemos ajudar; tem que fazer testes de sangue, se tiver o HIV nao pode entrar, etc, etc, etc

Anónimo disse...

Tailândia?! Por esta é que eu não esperava! Mudou de ideias ou é apenas mais uma das suas contradições?

Anónimo disse...

Portugal então é muito bom para o velhos,aqui as reformas são muito boas,os velhotes recebem muito $$$ e vivem muito bem.

Anónimo disse...

Ainda se os velhotes em Portugal pudessem ter filhos, o governo ainda lhes depositava 200 euros na conta que ficavam disponíveis 18 anos depois. Assim, sim, já dava para viver. É, realmente Portugal é melhor para os velhos...

Anónimo disse...

Mon ami mon ami, qui mal y pense soit honni - quase que apeteceria dizer.

AA

Unknown disse...

Também ando a pensar em ir para a Tailândia quando me reformar, país onde eu já estive e sei que o nível de vida é baixíssimo. Mesmo com a reforma cá de Portugal qualquer um faz uma vida de rico por lá...
Mas, pensando bem, Portugal até que é muito bom para viver tanto como trabalhador activo como reformado, e como português que sou, até me vejo a morrer aqui (e, se fosse possível, ser sepultado em Macau, que é a minha terra - basta ter dinheiro para isso...).
Essa maneira de pensar faz-me lembrar os pretos ou os chineses: saem da terra deles e não tencionam mais lá voltar.

Anónimo disse...

E qual é o problema de os chineses ou os africanos não quererem mais para lá voltar? E qual é o problema de um português pensar também assim? Eu assinei algum contrato antes de nascer que me vinculasse ao país, mesmo que este me maltratasse e me roubasse à descarada? Patriotismo bacoco não, obrigado (por falar nisso, também há muitos patriotas bacocos entre os chineses e os africanos. Sabia, FireHead?).

Anónimo disse...

Pois, e é melhor, neste caso, falar de africanos e não de pretos, já que há muitos pretos que não nasceram em África e, portanto, não é África a terra deles, FireHead.

Unknown disse...

Caro Anónimo, por acaso alguém disse que há algum problema? Não, pois não? Eu sou de Macau e não estou lá, nem tenciono para lá voltar...
E sim, de facto há pretos que não são africanos. Muito bem visto. Assim como há brancos africanos. A culpa é de quem?
Patriotismo bacoco? Sou nacionalista, mas isso não implica que eu goste de tudo o que é nacional...

Anónimo disse...

Ainda há muita gente ignorante que não sabe qual a diferença entre 1 preto e 1 africano.Ora nem todos pretos nasceram em Africa,aqui em Portugal tem muitos Pretos que nasceram em Portugal,são portugueses,não são africanos.

Anónimo disse...

Um branco Africano famoso,Carlos Queiróz.