sábado, 24 de maio de 2008

Eurovisão em Moscovo


A Rússia venceu a 53ª edição do Festival da Eurovisão, com esta música perfeitamente vulgar, deste Dima Bilan, que já tinha conseguido o segundo lugar há dois anos. Mais uma votação carregadíssima de motivos políticos e geográficos, o que leva a repensar o sistema de televoto. A Ucrânia ficou em segundo lugar, e a Grécia em terceiro. A canção portuguesa, "Senhora das Águas" de Vânia Fernandes (uma das melhores interpretações da noite) ficou em 13º lugar com 69 pontos. Fica o encontro marcado no próximo ano, em Moscovo.

O mais irritante foi ouvir Isabel Angelino a falar das hipóteses que Portugal tinha de vencer e organizar o próximo festival, e a ficar toda contentinha cada vez que nos davam dois ou três pontos. Bem, qualquer coisa é melhor que o Eládio Clímaco...

3 comentários:

Nuno Lima Bastos disse...

Estive a ver um DVD (o excelente "L.A. Confidential") até tarde e cometi a asneira de ligar depois a TV e assistir à votação do festival. Realmente, já não há paciência para o descaramento dos critérios políticos e de boa vizinhança com que os votos são atribuídos. Mas antigamente, antes do televoto, também já era assim, tanto quanto me lembro. Por isso, não sei que solução poderá evitar a continuação desta "palhaçada".

Leocardo disse...

É verdade que no tempo do sistema de júri haviam alguns favorecimentos, mas não eram assim tão descarados, e no fim a verdade prevalecia. A adesão ao televoto foi uma medida populista para "salvar" as audiências e conquistar o mercado mais jovem, dando-lhes a ilusão que podiam participar e "escolher" o vencedor. Agora em alguns casos nem ouvem as músicas e votam no país do lado, ou pior ainda, os imigrantes dão provas de amor ao país de origem, daí os 12 pontos de Portugal à Ucrânia o da Holanda e Alemanha à Turquia. Mas ainda quero acreditar que a melhor música acaba por ganhar, só que este foi um ano bem fraquinho.

Cumprimentos.

Nuno Lima Bastos disse...

Sobre isto, recomendo vivamente a leitura da seguinte posta do excelente blogue de José Milhazes, «Da Rússia»:
http://darussia.blogspot.com/2008/05/festival-da-euroviso-o-ltimo-refgio-dos.html

Um abraço.