sábado, 24 de maio de 2008

Doar dói


Tem-se multiplicado nos últimos dias em Macau as acções de solidariedade com as vítimas do terramoto de Sichuan. Um pouco por toda a parte se fazem peditórios, como aqui na imagem, junto às Ruínas de S. Paulo, uma acção organizada pela Fundação Cardíaca da Macau. A Associação das Senhoras Democráticas montou um pequeno bazar junto à sua sede, na Rua do Campo, onde vendem roupas e outros objectos, e os transeuntes podem tirar fotografias segurando a tocha olímpica.

Um cidadão ligou ontem para o programa matinal do canal chinês da Rádio Macau, queixando-se de que certo empresário ligado ao ramo da construção doou "apenas" um milhão de patacas, e de que devia ajudar mais. Ora é preciso não entrar em radicalismos fúteis, e cada um dá o que pode em consciência, mas enquanto em Hong Kong os empresários competem para ver quem dá mais (e mais é sempre bem vindo...), em Macau os casineiros ricaços sentam-se a discutir as comissões dos junkets e as outras regras que os vão fazer ainda mais ricos sem precisarem de andar à chapada. Tudo bem, cada um faz o que quer com o tempo e o dinheiro que tem, só que depois não me venham falar de "amor à Pátria" e outros docinhos de boca.

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Leocardo, perdoe-me a publicidade, aqui, mas gostaria de informar os seus leitores que, na proxima sexta-feira, 30, no Clube dos Amigos do Riquexó, haverá um concerto de beneficiencia em que os lucros serão doados a uma instituição de beneficiencia e apoio às vítimas do terramoto (Cruz Vermelha). Estarão presentes a banda de "Jazz" local que costumava animar os serões de Macau, e alguns grupos num registo "Blues, Jazz, Rock". Um serão, portanto, bem passado a apoiar uma iniciativa nobre.

Faço esta publicidade como simples cidadão a quem foi pedido a gentileza de passar a mensagem. Isto é tudo o que sei, e, provavelmente, informaçõies mais precisas sobre o programa apenas o pessoal responsavel poderá responder.

Coloco aqu esta infromação dado ser leitor assiduo deste excelente blog e, sabendo que é bastante frequentado, poderá ajudar a que esta iniciativa seja conhecida pela(s) comunidade(s).

Uma boa forma, portanto, para quem queira contribuir, e, ao mesmo tempo passar um serão com boa música, comes e bebes!

Leocardo disse...

Não precisa de ser perdoada a publicidade. Vamos lá então.