quinta-feira, 27 de março de 2008

Sexo e a cidade


A série americana da HBO, Sex and the City, é repetida todas as quartas-feiras no canal 1 da TDM. Apesar da série ter acabado em 2003, penso que é bom que a TDM a passe, ao contrário das suas contrapartes de Hong Kong, que acometidos de excesso de pudor, ignoraram a série que conta as aventuras da escritora Carrie Bradshaw, interpretada por Sarah Jessica Parker e as suas amigas.

O que se percebe menos bem é o título que o departamento de tratamento de programas da estação da Xavier Pereira deu à série. Intimidades? E que tal “Sexo e a cidade”. Sexo, sim, porque a série é sobretudo sobre as escapadelas sexuais de quatro amigas solteiras, e a cidade a quem os autores da série prestam homenagem, Nova Iorque. “Intimidades” porquê? Será uma referência à sexualidade das personagens que, de uma forma muito pouco realista, dormem com três ou quatro gajos por episódio? Talvez seja a palavra “sexo” que faz com que se arrepiem os cabelos da nuca.

Já no departamento das legendas há menos pudor. Vê-se com frequência a palavra “pila”, “tomates” e pérolas do tipo “quero ser fodida”, “fomos para a minha casa foder” ou “uma boa foda”. Já a palavra cunt, que designa o orgão sexual feminino, considerada uma das mais feias da língua inglesa, é traduzida em português para “rata”. É de facto pouco estético o tratamento que se dá à vagina em português. Os americanos chamam-lhe pussy (gatinha) ou beaver (castor), enquanto os brasileiros, por exemplo, se referem às impenetráveis (salvo seja) “boceta” ou “xereca”.

E por falar em brasileiros, a actriz Sónia Braga faz o papel de Maria na série, uma artista lésbica que se enamora por Samantha, a mais ninfomaníaca do grupo. Numa cena do episódio da última semana, as amigas discutem durante o brunch as maravilhas que a relação homossexual tem feito para a “boceta” de Samantha. E a palavra sai da boca das actrizes pelo menos duas vezes. Para nós que entendemos não faz mal. O que não se percebe é o porquê de “Intimidades”, e não Sexo e a Cidade. Mais difícil de entender se torna tendo em conta que a série passa sempre depois da meia-noite. Será para não ofender os anjinhos?

1 comentário:

Anónimo disse...

A série pode passar depois da meia noite, mas conheço anjinhos que adoram vê-la. Ou serão diabinhos?!?